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Criou página com '= Teste de Percepção = O Teste de Percepção é utilizado para determinar se um personagem (jogador ou criatura) detecta a presença de algo ou alguém nas redondezas — principalmente antes de um combate. Este teste ocorre sempre que um novo encontro é sorteado ou sempre que há chance de emboscada. Ele determina quem percebe quem primeiro, e isso pode alterar completamente a dinâmica do combate (como permitir fuga, emboscada, ou ataque surpresa). == Tipos de T...'
 
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'''Cenários de Exemplo:'''
'''Cenários de Exemplo:'''
* Cenário 1: Emboscada de um monstro
* '''Cenário 1:''' Emboscada de um monstro
** Um lobo selvagem se aproxima sorrateiramente.
** Um lobo selvagem se aproxima sorrateiramente.
** Ele faz um teste de Furtividade vs. Percepção do jogador.
** Ele faz um teste de Furtividade vs. Percepção do jogador.
** Se o lobo vencer, ele surpreende o jogador.
** Se o lobo vencer, ele surpreende o jogador.
* Cenário 2: Jogador tentando espiar um acampamento inimigo
* '''Cenário 2:''' Jogador tentando espiar um acampamento inimigo
** O jogador se aproxima furtivamente de um grupo de bandidos.
** O jogador se aproxima furtivamente de um grupo de bandidos.
** Teste de Furtividade (jogador) vs. Percepção (inimigos).
** Teste de Furtividade (jogador) vs. Percepção (inimigos).
** Se os inimigos vencerem, notam sua aproximação.
** Se os inimigos vencerem, notam sua aproximação.
* Cenário 3: Ladrão tentando roubar sem ser notado
* '''Cenário 3:''' Ladrão tentando roubar sem ser notado
** Um ladrão tenta pegar algo do inventário de um NPC.
** Um ladrão tenta pegar algo do inventário de um NPC.
** Furtividade (ladrão) vs. Percepção (NPC).
** Furtividade (ladrão) vs. Percepção (NPC).
* Cenário 4: Criatura camuflada observando o grupo
* '''Cenário 4:''' Criatura camuflada observando o grupo
** Uma criatura está espreitando na mata.
** Uma criatura está espreitando na mata.
** O jogador faz um teste de Percepção ativa vs. Furtividade da criatura.
** O jogador faz um teste de Percepção ativa vs. Furtividade da criatura.


=== Teste de Dificuldade por Ambiente ===
=== Teste de Dificuldade por Ambiente ===

Edição das 12h54min de 25 de março de 2025

Teste de Percepção

O Teste de Percepção é utilizado para determinar se um personagem (jogador ou criatura) detecta a presença de algo ou alguém nas redondezas — principalmente antes de um combate.

Este teste ocorre sempre que um novo encontro é sorteado ou sempre que há chance de emboscada. Ele determina quem percebe quem primeiro, e isso pode alterar completamente a dinâmica do combate (como permitir fuga, emboscada, ou ataque surpresa).

Tipos de Teste de Percepção

Existem dois contextos principais para o teste de percepção:

Teste: Percepção vs. Furtividade

Quando o alvo está se movendo furtivamente ou tentando evitar ser detectado, é realizado um teste de Percepção vs. Furtividade.

Rolagem de quem está procurando: Resultado=PER+1d20

Rolagem de quem está furtivo: Contra=FUR+1d20


Quem obtiver o maior resultado percebe o outro primeiro.


Cenários de Exemplo:

  • Cenário 1: Emboscada de um monstro
    • Um lobo selvagem se aproxima sorrateiramente.
    • Ele faz um teste de Furtividade vs. Percepção do jogador.
    • Se o lobo vencer, ele surpreende o jogador.
  • Cenário 2: Jogador tentando espiar um acampamento inimigo
    • O jogador se aproxima furtivamente de um grupo de bandidos.
    • Teste de Furtividade (jogador) vs. Percepção (inimigos).
    • Se os inimigos vencerem, notam sua aproximação.
  • Cenário 3: Ladrão tentando roubar sem ser notado
    • Um ladrão tenta pegar algo do inventário de um NPC.
    • Furtividade (ladrão) vs. Percepção (NPC).
  • Cenário 4: Criatura camuflada observando o grupo
    • Uma criatura está espreitando na mata.
    • O jogador faz um teste de Percepção ativa vs. Furtividade da criatura.

Teste de Dificuldade por Ambiente

Se o elemento (criatura, evento, item, etc.) está parada, emboscada ou oculta por ambiente (como floresta densa, neblina, ou noite), o jogador rola contra uma dificuldade fixa:

Rolagem de quem está tentando perceber: Resultado=PER+1d20


Ponto de Dificuldade de Ser Percebido do Ambiente: (Geralmente fixo na ficha do elemento): Contra=Dificuldade Fixa da Área


Essa dificuldade depende do ambiente e condições de visibilidade, por exemplo:

Ambiente Dificuldade Base
Floresta clara, dia 12
Floresta comum 14
Floresta densa 16
Noite +4
Neblina leve +2
Nevoeiro espesso +6


A dificuldade final é a soma da base da área com penalizadores por visibilidade.


Exemplos de Testes de Percepção

Exemplo 1 – Floresta comum, criatura ativa (hostil)

  • Jogador: Percepção = 3
  • Criatura (Lobo das Sombras): Furtividade = 5
  • Ambiente: floresta comum, de dia
Jogador: 3 + 1d20 → rolou 12 → total 15
Criatura: 5 + 1d20 → rolou 8 → total 13

Resultado: Jogador percebe o Lobo antes. Pode se preparar, fugir ou atacar.

Exemplo 2 – Floresta densa à noite, criatura parada

  • Jogador: Percepção = 3
  • Dificuldade: 16 (floresta densa) + 4 (noite) = 20
Jogador: 3 + 1d20 → rolou 17 → total 20

Resultado: Jogador percebe a criatura imóvel. Ganha vantagem narrativa ou inicia o combate com bônus.


Exemplo 3 – Criatura emboscando

  • Jogador: Percepção = 4
  • Criatura (Aranha da Névoa): Furtividade = 8 + 2 (habilidade Camuflagem Natural)
  • Ambiente: floresta comum
Jogador: 4 + 1d20 → rolou 10 → total 14
Criatura: 10 + 1d20 → rolou 11 → total 21

Resultado: A criatura percebe o jogador primeiro. Pode iniciar combate com rodada surpresa ou ataque com vantagem.


Resultado do Teste

Quem vence o teste percebe o outro primeiro. Os efeitos podem ser:

  • Rodada surpresa de ataque
  • Iniciativa com vantagem
  • Benefícios narrativos (como fuga, preparação ou esconderijo)


Em áreas muito perigosas ou escuras, a chance de ser emboscado aumenta consideravelmente. Habilidades, magias e equipamentos podem modificar esses testes.