Fichas de Criação: mudanças entre as edições
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Edição atual tal como às 15h54min de 11 de abril de 2025
Ficha de Lugar
As fichas de lugares mudam de acordo com o tipo do lugar. A seguir os modelos e descrição de como elas devem ser criadas.
Ficha de Mundo
Ao criar a ficha de um Mundo é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome do Mundo. Não crie um tópico com o nome do mundo — a própria página já representa o Mundo.
- Descrição Geral:
- Breve descrição sobre o mundo como um todo — seu tom, temas centrais, tipo de realidade (mágica, científica, mista).
- Pode incluir a natureza de sua criação, equilíbrio entre luz e trevas, ou seu papel dentro de uma cosmologia maior.
- Regras Fundamentais:
- Definir se o mundo possui leis físicas e mágicas próprias.
- Quantidade de sóis e luas, comportamento do tempo, existência de magia natural ou arcana, fluxo de energias, etc.
- Planos Existenciais e Conexões:
- Relação com outros planos (espirituais, infernais, elementais, sonhos).
- Portais, fendas, ou locais de transição entre planos.
- Forças Primordiais ou Entidades Maiores:
- Presença de deuses, entidades cósmicas, criaturas originárias ou forças que moldam o equilíbrio do mundo.
- História e Curiosidades:
- Eventos de escala mundial, guerras ancestrais, ciclos de destruição e renascimento, pactos globais, etc.
- Parâmetros da Engine:
- Fator Monetário: Defina sempre o valor 1.
- Ciclos Cósmicos e Temporais:
- Minutos por Hora: Defina quantos minutos compõem uma hora no mundo.
- Horas por Dia: Defina quantas horas existem por dia.
- Dias por Ano: Defina 'uantos dias existem em um ano completo.
- Fases do Dia: Defina o horário das fases do dia.
- Estações do Ano: Defina o número de dias e a duração de cada estação do ano em dias. O total de dias de cada estação deve coincidir com o número de dias por ano.
- Ciclos Lunares: Se houver lua, definir comportamento de ciclos lunares, incluindo duração, fases e efeitos associados. Se não houver, deixar em branco.
- Outros eventos: Se existir, descrever eventos astronômicos recorrentes, influência das luas e marés, e impactos narrativos. Se não houver, deixar em branco.
- Notas Narrativas:
- Direcionamentos para mestres e IA sobre como utilizar o mundo como estrutura-base de campanhas, incluindo possibilidades de expansão, mundos paralelos, e conexões com histórias alternativas.
Ficha de Continente
Ao criar a ficha de um Continente é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome do Continente. Não crie um tópico com o nome do Continente — a própria página já representa o Continente.
- Descrição Geral:
- Breve descrição narrativa do Continente, sua importância geopolítica ou mágica no mundo e papel nas histórias do jogo.
- Pode conter elementos sobrenaturais, lendas ou atmosferas únicas.
- Características Geográficas:
- Tipos de relevo predominantes, presença de oceanos, desertos, cordilheiras, ilhas, rios místicos, etc.
- Informações sobre acessibilidade e isolamento de certas regiões.
- Povos e Culturas:
- Resumo das civilizações, povos nativos, etnias dominantes ou migratórias.
- Idiomas, tradições e conflitos culturais.
- Ameaças Naturais ou Sobrenaturais:
- Perigos específicos que afetam o Continente: maldições, monstros colossais, zonas instáveis, tempestades arcanas, etc.
- Biomas Predominantes:
- Listar os principais biomas que formam o Continente (selvas tropicais, desertos de sal, tundras mágicas etc.).
- Clima Global:
- Descrever se há estações, extremos climáticos, interferência mágica no clima, etc.
- Conexões com Outros Continentes:
- Caminhos, portais, zonas de transição, oceanos navegáveis ou rupturas planares.
- Caso o Continente seja isolado ou esquecido, isso deve ser destacado aqui.
- Notas Narrativas:
- Direcionamentos para mestres e IA sobre como usar esse Continente em campanhas amplas, exploração intercontinental ou construção de mundos.
- Parâmetros da Engine:
- Fator Monetário: Defina sempre o valor 1.
Ficha de Domínio
Ao criar a ficha de um Domínio é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome do Domínio. Não crie um tópico com o nome do domínio — a própria página já representa o Domínio.
- Descrição Geral:
- Visão ampla sobre a identidade cultural, política e histórica do domínio.
- Contexto narrativo sobre sua influência no mundo, ideologias predominantes, modo de vida, e sua importância geopolítica.
- Tipo de Governo:
- Forma de governo predominante: monarquia, conselho, império, teocracia, confederação tribal, etc.
- Nome da liderança, cargos relevantes e formas de sucessão (hereditária, eleita, mística, etc.).
- Composição Territorial:
- Quantidade aproximada de regiões e localidades sob seu controle.
- Características territoriais marcantes (montanhas sagradas, rios divisores, muralhas ancestrais etc.).
- Sociedade e Cultura:
- Costumes, tradições, idioma(s), arquitetura, calendário próprio (se houver), religião predominante.
- Relações entre classes sociais, presença de castas, e estrutura urbana-rural.
- Relações Políticas:
- Relação com outros domínios (alianças, rivalidades, neutralidade).
- Cidades ou regiões disputadas, tratados de paz ou zonas militares.
- Economia e Recursos Estratégicos:
- Principais produtos, fontes de riqueza (magia, minério, agricultura, comércio etc.).
- Itens de valor especial que possam motivar conflitos ou atração de aventureiros.
- Riscos e Conflitos Internos:
- Facções rebeldes, corrupção, disputas sucessórias, tensões culturais ou regionais.
- História e Eventos Marcantes:
- Fundação, guerras importantes, mudanças de poder, momentos sobrenaturais ou mágicos.
- Personagens históricos notáveis ligados ao domínio.
- Notas Narrativas:
- Direcionamento para uso em quests de larga escala, eventos políticos, heranças disputadas, diplomacia e guerras.
- Referência útil para IA sobre tom e estilo narrativo das interações com o domínio.
- Parâmetros da Engine:
- Fator Monetário: Defina sempre o valor 1.
Ficha de Região
Ao criar a ficha de um Região é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome da Região. Não crie um tópico com o nome da Região — a própria página já representa a Região.
- Descrição Geral: Breve descrição da região e suas características marcantes.
- Bioma:
- Tipo de bioma predominante (ex: floresta, tundra, deserto, pântano, montanha, etc.).
- Composição de fauna e flora características.
- Clima:
- Presença de estações, variações térmicas, umidade, neblinas, ventos, incidência de chuvas e temperatura média.
- Influência do clima na ambientação e na vida da região.
- Recursos Naturais e Ambientais:
- Elementos únicos da região (plantas raras, minerais, fontes mágicas, criaturas específicas).
- Riscos e Ameaças: Criaturas selvagens, clima hostil, zonas corrompidas, conflitos ativos etc.
- História e Curiosidades:
- Eventos históricos importantes, lendas locais, ruínas esquecidas.
- Notas Narrativas: Direcionamento para uso em quests, ambientação da IA, e construção de histórias.
- Parâmetros da Engine:
- Fator Monetário: Defina sempre o valor 1.
Ficha de Localidade
A ficha de localidade deve incluir a imagem da localidade com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):
[[Arquivo:NomeDaCidade.png|thumb|right|300px|Nome da Cidade]]
Ao criar a ficha de um Localidade é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome da Localidade. Não crie um tópico com o nome da Localidade — a própria página já representa o Localidade.
- Tipo: Cidade, vila, fortaleza, templo, torre, ruína, caverna, etc.
- Localização no Mapa: Coordenadas (Ex: [10;15]), conforme descrito no página Mapa e Movimentação da documentação do projeto.
- Descrição: Texto descritivo e imersivo sobre a localidade, incluindo:
- Aspectos físicos (arquitetura, terreno, clima)
- Estrutura social (governo, castas, organização)
- Destaques históricos ou mágicos
- Divisão de zonas principais, se houver (ex: anéis, setores, alas)
- Notas de Ambientação - Informações úteis para IA e narrativa (ritmo da cidade, eventos recorrentes, etc.)
- Acesso e Rotas: Descrição das rotas principais de chegada e saída. Incluir:
- Portos, estradas, trilhas, etc.
- Condições dessas rotas (seguras, patrulhadas, bloqueadas, perigosas, sazonais etc.)
- Clima: - Instruções para preenchimento:
- Indicar se há ciclo de dia/noite.
- Indicar se existem estações do ano ou se o clima é fixo.
- Temperaturas médias (em °C) no verão/inverno ou dia/noite.
- Presença ou ausência de: chuvas, neblinas, ventos fortes, umidade elevada, seca, etc.
- Outros efeitos atmosféricos relevantes (auroras, poeira mágica, geadas, tempestades sazonais).
- Índice de Risco - R ( Risco de Hostilidade do Ambiente): Valor de 0 a 100, que representa a probabilidade base de ocorrência de eventos hostis enquanto o jogador dorme nessa localidade. Conforme descrito na página Recuperação da documentação do projeto.
- Parâmetros da Engine:
- Fator Monetário: Defina sempre o valor 1.
Ficha de Criatura
Toda Criatura criada deve ter as seguintes características:
- Nome: Nome da criatura. Pode ser inventado ou descritivo, mas deve ser exclusivo no jogo.
- Categoria: Categoria-base da criatura (ex: Fera Selvagem, Aberração, Morto-Vivo, etc.). Define os atributos e comportamento padrão.
- Aparência: Descrição física da criatura: forma, cor, movimentos, som, textura, olhos, etc. Deve ser vívida, para uso em narrativa e ambientação.
- Comportamento e Estilo de Combate: Define se é agressiva, defensiva, caçadora, territorial, solitária, etc. Deve indicar como age em combate ou quando ameaçada. Pode conter táticas (ex: embosca, recua com pouco HP, ataca pontos vitais).
- História ou Origem (opcional): Explica a natureza da criatura. Pode ser natural, mágica, corrompida, criada, ancestral, etc. Deve ser incluído se houver relevância narrativa ou se a criatura fizer parte de um mistério ou quest.
- Habilidades Especiais: Efeitos únicos da criatura em batalha. Exemplos: causar envenenamento, hipnose, grito paralisante, regeneração, voo temporário, etc. Cada habilidade deve ter nome, efeito e se possui tempo de recarga.
- Resistências e Fraquezas: Indicar se possui resistência (total ou parcial) a tipos de dano (físico, mágico, fogo, veneno, etc.) ou se é vulnerável a algum efeito. Pode conter imunidades ou sensibilidades.
- Loot: Itens que podem ser obtidos ao derrotar a criatura. Podem ter raridade, chance de drop e função no jogo (ex: crafting, quests, venda, alquimia, etc.). Devem ser narrativos e compatíveis com a criatura.
- Modificadores de Atributo: Tabela com modificadores individuais por atributo principal. Os valores devem ser somados à progressão da categoria com base no nível da criatura.
Exemplo de tabela:
| Força | +2 |
| Destreza | +1 |
| Constituição | 0 |
| Intelecto | -1 |
| Percepção | +1 |
| Carisma | -2 |
| Vontade | 0 |
Ficha de Arma
Toda arma criada deve ter as seguintes características:
- Nome: Nome único da arma. Pode ser genérico (Espada Longa) ou personalizado (Lâmina de Varnok).
- Tipo de Arma: Categoria principal, como Espada Curta, Machado, Arco Longo, Adaga, etc. De acordo com os tipos de armas definidos do jogo em Armas).
- Classe de Dano: Tipo de dano que causa: Corte, Perfuração, Contusão, Elemental (Novamente, de acordo com os tipos de dados definidos do jogo em Tipos de Danos).
- Dado de Dano Base: Ex: 1d6, 1d8, 2d4 — representa o dado que será rolado para calcular o dano bruto.
- Atributo Primário: Define se usa Força, Destreza ou outro atributo para calcular modificadores de ataque/dano.
- Alcance: Define o alcance de ataque da arma em metros. Se é uma arma corpo a corpo (0m).
- Mãos Necessárias: Número de mãos necessárias para uso: 1, 2 ou variável (1-2).
- Crítico: Faixa de crítico e multiplicador. Ex: 19–20 (de acordo com o dado rolado) / x2.
- Peso (g): Peso da arma em gramas, relevante para a carga do jogador.
- Requisitos (opcional): Atributos mínimos para uso efetivo (ex: Força 3, Destreza 4). Caso não atendidos, penalidades são aplicadas.
- Propriedades Especiais (opcional): Detalhes como: arma leve, arma silenciosa, ignora armadura leve, atordoante, etc.
- Classes e Raças com Bônus: Lista das classes/raças que possuem bônus com essa arma (extraído daquelas duas tabelas de bônus).
- Descrição Narrativa: Texto livre, descritivo da arma — aparência, origem, sensação ao empunhá-la, etc.