Modelo de Ficha de Escudos: mudanças entre as edições

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A ficha de escudo é utilizada para descrever escudos no universo do jogo. Escudos são itens de mão do subtipo '''Escudo''' e sua função primária é a '''defesa'''. Eles são empunhados pelo personagem e fornecem valores de bloqueio, resistência e outras propriedades defensivas.
A ficha de escudo é utilizada para descrever escudos no universo do jogo. Escudos são itens de mão do subtipo '''Escudo''' e sua função primária é a '''defesa'''. Eles são empunhados pelo personagem e fornecem valores de bloqueio, resistência e outras propriedades defensivas.


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[[Arquivo:NomeDoEscudo.png|thumb|right|300px|Nome Do Escudo]]
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* '''Nome:''' [Nome completo do escudo. Ex: Escudo de Carvalho]
'''Atributos do Item de Mão:'''
* '''Subtipo de Item:''' Escudo
* Incluir todos os atributos definidos na página [[Modelo_de_Ficha_de_Itens_de_Mão|Modelo de Ficha de Itens de Mão]], na ordem e fielmente como mandam suas instruções.
* '''Mãos Necessárias:''' [Número de mãos necessárias para empunhar. Ex: 1]
* '''Requisitos de Uso:''' [Classe, raça, atributo ou condição necessária para equipar. Ex: Força 3, Guerreiro, Clérigo]
* '''Categoria de Uso:''' [Defina a categoria primária do item. Sempre será: Defesa]
* '''Peso (g):''' [Peso total do escudo em gramas. Ex: 4800]
 
* '''Descrição Narrativa:''' [Descrição imersiva sobre a origem, reputação ou função histórica do escudo dentro do mundo do jogo. Ex: Um escudo forjado com madeira ancestral dos bosques de Althar, usado pelos vigias da fronteira durante as guerras contra os espectros da neblina.]
* '''Descrição Visual:''' [Descrição objetiva da aparência do escudo. Deve conter cor, formato, material e detalhes. Esta descrição será usada para gerar a imagem do item. Ex: Escudo redondo de madeira escurecida, com rebites de ferro em torno da borda e um brasão desbotado no centro. Possui correias de couro reforçadas no verso.]


= Atributos Específicos do Subtipo Escudo =
'''Atributos Específicos do Subtipo Arma:'''
 
* '''Qualidade:''' Define a qualidade da arma, se utilizado pelo jogo. A mesma arma pode ter qualidades diferentes, como se tivessem um defeito de fabricação ou uma qualidade rara, que confere algum modificador nos seus atributos. Para definir este campo deve-se conferir a documentação de definição do jogo.
* '''Valor de Bloqueio:''' [Número base de bloqueio fornecido pelo escudo. Ex: +2]
* '''Valor de Bloqueio:''' Número base de bloqueio fornecido pelo escudo. Ex: +2
* '''Cobertura:''' [Áreas do corpo protegidas. Ex: Parcial (torso e braços) ou Total]
* '''Penalidade de Destreza:''' Redução em ações ágeis para personagens não especializados. Ex: -1 se sem proficiência
* '''Penalidade de Destreza:''' [Redução em ações ágeis para personagens não especializados. Ex: -1 se sem proficiência]
* '''Bônus Adicional:''' Efeitos extras ou condições especiais. Ex: +1 contra projéteis, resistência ao fogo, bônus contra mortos-vivos
* '''Bônus Adicional:''' [Efeitos extras ou condições especiais. Ex: +1 contra projéteis, resistência ao fogo, bônus contra mortos-vivos]
* '''Interações Especiais:''' Ações extras com o escudo. Ex: pode ser usado para empurrar inimigos, refletir feitiços com teste de Vontade
* '''Interações Especiais:''' [Ações extras com o escudo. Ex: pode ser usado para empurrar inimigos, refletir feitiços com teste de Vontade]
* '''Classes e Raças com Bônus:'''   
* '''Classes e Raças com Bônus:'''   
** '''Classes:''' [Classes que recebem bônus ao usar este escudo, com descrição do bônus. Ex: Guerreiro (+1 Bloqueio), Clérigo (+1 resistência espiritual)
** '''Classes:''' Classes que recebem bônus ao usar este escudo, com descrição do bônus. Ex: Guerreiro (+1 Bloqueio), Clérigo (+1 resistência espiritual)
** '''Raças:''' [Raças que têm afinidade com o escudo. Ex: Anão (+1 resistência ao impacto)]
** '''Raças:''' Raças que têm afinidade com o escudo. Ex: Anão (+1 resistência ao impacto)
 
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== Observações Técnicas ==
= Observações Técnicas =


* O campo '''Valor de Bloqueio''' se soma ao cálculo de bloqueio do personagem em combate.
* O campo '''Valor de Bloqueio''' se soma ao cálculo de bloqueio do personagem em combate.
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* Itens mágicos ou sagrados devem descrever seus efeitos em '''Bônus Adicional''' ou '''Interações Especiais'''.
* Itens mágicos ou sagrados devem descrever seus efeitos em '''Bônus Adicional''' ou '''Interações Especiais'''.
* O '''Peso''' influencia fadiga, penalidades de mobilidade e pode afetar o tempo de troca do item durante o turno.
* O '''Peso''' influencia fadiga, penalidades de mobilidade e pode afetar o tempo de troca do item durante o turno.
== Organização por Tipo ==
Cada escudo pode pertencer a um [[Tipos_de_Escudo|Tipo de Escudo]], facilitando a categorização por estilo, cultura, material ou função (leve, torre, mágico, etc.). Essa classificação é usada para bônus gerais e interações globais com classes e talentos.

Edição das 17h13min de 9 de abril de 2025

A ficha de escudo é utilizada para descrever escudos no universo do jogo. Escudos são itens de mão do subtipo Escudo e sua função primária é a defesa. Eles são empunhados pelo personagem e fornecem valores de bloqueio, resistência e outras propriedades defensivas.

Cada escudo deve ser descrito em uma ficha própria utilizando o modelo abaixo. As instruções de preenchimento estão descritas ao lado de cada campo.

[[Arquivo:NomeDoEscudo.png|thumb|right|300px|Nome Do Escudo]]

'''Atributos do Item de Mão:'''
* Incluir todos os atributos definidos na página [[Modelo_de_Ficha_de_Itens_de_Mão|Modelo de Ficha de Itens de Mão]], na ordem e fielmente como mandam suas instruções.

'''Atributos Específicos do Subtipo Arma:'''
* '''Qualidade:''' Define a qualidade da arma, se utilizado pelo jogo. A mesma arma pode ter qualidades diferentes, como se tivessem um defeito de fabricação ou uma qualidade rara, que confere algum modificador nos seus atributos. Para definir este campo deve-se conferir a documentação de definição do jogo.
* '''Valor de Bloqueio:''' Número base de bloqueio fornecido pelo escudo. Ex: +2
* '''Penalidade de Destreza:''' Redução em ações ágeis para personagens não especializados. Ex: -1 se sem proficiência
* '''Bônus Adicional:''' Efeitos extras ou condições especiais. Ex: +1 contra projéteis, resistência ao fogo, bônus contra mortos-vivos
* '''Interações Especiais:''' Ações extras com o escudo. Ex: pode ser usado para empurrar inimigos, refletir feitiços com teste de Vontade
* '''Classes e Raças com Bônus:'''  
** '''Classes:''' Classes que recebem bônus ao usar este escudo, com descrição do bônus. Ex: Guerreiro (+1 Bloqueio), Clérigo (+1 resistência espiritual)
** '''Raças:''' Raças que têm afinidade com o escudo. Ex: Anão (+1 resistência ao impacto)

Observações Técnicas

  • O campo Valor de Bloqueio se soma ao cálculo de bloqueio do personagem em combate.
  • A Cobertura define áreas protegidas mesmo quando o personagem não está em postura defensiva.
  • A Penalidade de Destreza só se aplica se o personagem não tiver proficiência com o escudo.
  • Itens mágicos ou sagrados devem descrever seus efeitos em Bônus Adicional ou Interações Especiais.
  • O Peso influencia fadiga, penalidades de mobilidade e pode afetar o tempo de troca do item durante o turno.