Estilos de Fala e Valoração: mudanças entre as edições
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Cada estilo de fala listado na tabela acima possui uma '''categoria''' descritiva associada: '''positivo''', '''neutro''' ou '''negativo'''. Esta classificação não tem impacto direto no funcionamento mecânico do sistema, mas serve como orientação de design e organização. | |||
A categorização dos estilos tem duas funções principais: | |||
* '''Orientação narrativa''': Auxilia criadores a compreender o tom social e emocional associado a cada estilo. Por exemplo: | |||
:* Estilos classificados como '''positivos''' são, em geral, socialmente bem vistos e associados a empatia ou respeito. | |||
:* Estilos '''negativos''' representam posturas mais agressivas, sarcásticas ou ofensivas. | |||
:* Estilos '''neutros''' são contextuais e dependem mais do NPC do que de uma norma social. | |||
* '''Organização visual''': Facilita a leitura e utilização da tabela de estilos, especialmente em contextos de edição de diálogos ou criação de fichas de NPCs. | |||
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* "Formal demais pra mim... parece um nobre sem espada." | * "Formal demais pra mim... parece um nobre sem espada." | ||
* "Você fala como um bruto, mas defende a verdade. Respeito isso." | * "Você fala como um bruto, mas defende a verdade. Respeito isso." | ||
= Sistema de Reação a Falas = | |||
Este sistema define como os NPCs reagem às falas do jogador com base em dois componentes opcionais atribuídos a cada fala: | |||
* '''Estilo de Fala''' – Representa o '''tom ou forma''' com que a fala é expressa. Ex: direto, grosseiro, educado. | |||
* '''Valoração''' – Representa o '''conteúdo ou valor moral''' da fala. Ex: honra, compaixão, liberdade. | |||
Cada fala pode conter no máximo '''1 estilo''' e '''1 valor'''. Ambos são opcionais. Se nenhum for indicado, a fala será tratada como '''neutra''', sem bônus ou penalidade. | |||
== Rolagem de Tolerância == | |||
Se a fala contiver um '''estilo de fala''', realiza-se uma rolagem de '''4d25''' (quatro dados de 25 lados) para verificar se o NPC tolera esse estilo. | |||
* O valor da rolagem é comparado com a '''Tolerância do NPC''' ao estilo usado (valor entre 0 e 100). | |||
* O NPC passa no teste se o valor de 4d25 for '''menor ou igual''' à sua tolerância. | |||
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! Resultado da Rolagem || Efeito || Impacto no Relacionamento | |||
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| ≤ Tolerância || Fala aceita || Nenhuma penalidade | |||
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Caso a fala não tenha estilo, '''nenhuma rolagem é feita''' — o impacto da fala será avaliado apenas pela valoração ou por outros sistemas. | |||
== Avaliação de Valoração == | |||
Se a fala expressar um '''valor''' listado como apreciado na ficha do NPC, o jogador ganha '''+1 ponto de relacionamento''' automaticamente, '''independentemente da tolerância ao estilo''' ou do sucesso/falha da rolagem. | |||
Se o valor não for relevante ao NPC, nenhuma modificação ocorre. | |||
Se for contrário aos princípios do NPC, pode influenciar a narrativa, mas '''não gera penalidade mecânica automática'''. | |||
== Reações Narrativas == | |||
A depender do sucesso ou falha na tolerância e da presença de valoração, o NPC pode emitir uma '''frase de reação espontânea''', escolhida da sua ficha, como forma de reforçar personalidade e imersão narrativa. | |||
== Compatibilidade com Testes de Diálogo == | |||
Este sistema complementa, mas não substitui, os testes convencionais de diálogo (como Persuasão, Enganação, Intimidação). | |||
* O sistema de Estilo e Valoração ajusta o '''relacionamento''' com o NPC. | |||
* Os '''testes de diálogo''' definem o sucesso prático de ações sociais (convencer, enganar, etc.). | |||
* Ambos podem ser usados em conjunto na mesma fala. | |||
{{nota|Este sistema permite que uma fala seja julgada em três dimensões: '''forma''' (estilo), '''conteúdo''' (valor) e '''intenção/resultados''' (teste de diálogo). Essa separação aumenta a profundidade e reatividade dos diálogos.}} | |||
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Edição das 15h20min de 5 de abril de 2025
Os Estilos de Fala definem o tom, abordagem e linguagem utilizados pelo jogador ao interagir com NPCs, assim como os estilos preferenciais e tolerados por cada NPC. Eles servem como base para o sistema de Tolerância de Personalidade, afetando diretamente as chances de sucesso de uma fala, bem como sua influência no relacionamento com o NPC.
Cada estilo possui:
- Uma descrição clara;
- Uma categoria de impacto (positivo, neutro, negativo);
- Uma lista de estilos opostos, que são usados para calcular dissonância ou rejeição.
Tabela de Estilos
| Estilo | Descrição | Categoria | Estilos Opostos |
|---|---|---|---|
| educado | Usa gentileza, boas maneiras e cortesia. | Positivo | grosseiro |
| grosseiro | Fala áspera, ofensiva ou rude. | Negativo | educado |
| direto | Vai ao ponto, sem rodeios ou floreios. | Neutro | enigmático, formal |
| enigmático | Usa ambiguidade, simbolismo ou misticismo. | Neutro | direto |
| formal | Fala estruturada, respeitosa, com compostura social. | Positivo | informal, grosseiro |
| informal | Descontraída, casual, uso de gírias. | Neutro | formal |
| irônico | Zombaria sutil, sarcasmo ou humor ácido. | Negativo | literal, respeitoso |
| literal | Objetiva, direta, sem duplo sentido. | Neutro | irônico, enigmático |
| empático | Demonstra empatia, escuta e consideração. | Positivo | intimidativo |
| intimidativo | Impõe pressão, ameaça ou dominação. | Negativo | empático |
| afetuoso | Usa calor emocional, carinho, afabilidade. | Positivo | frio |
| frio | Distante, impessoal, racional. | Neutro | afetuoso |
| lógico | Argumentativo, analítico, racional. | Neutro | emocional |
| emocional | Fala baseada em sentimentos, impulsos ou paixões. | Neutro | lógico |
| respeitoso | Demonstra reverência, deferência ou honra. | Positivo | desrespeitoso, irônico |
| desrespeitoso | Rompe etiqueta, insulta ou debocha abertamente. | Negativo | respeitoso |
Categoria dos Estilos de Fala
Cada estilo de fala listado na tabela acima possui uma categoria descritiva associada: positivo, neutro ou negativo. Esta classificação não tem impacto direto no funcionamento mecânico do sistema, mas serve como orientação de design e organização.
A categorização dos estilos tem duas funções principais:
- Orientação narrativa: Auxilia criadores a compreender o tom social e emocional associado a cada estilo. Por exemplo:
- Estilos classificados como positivos são, em geral, socialmente bem vistos e associados a empatia ou respeito.
- Estilos negativos representam posturas mais agressivas, sarcásticas ou ofensivas.
- Estilos neutros são contextuais e dependem mais do NPC do que de uma norma social.
- Organização visual: Facilita a leitura e utilização da tabela de estilos, especialmente em contextos de edição de diálogos ou criação de fichas de NPCs.
| A categoria não altera rolagens, testes de tolerância ou resultados de afinidade. |
Uso no Sistema de Relacionamento
- Quando uma fala do jogador utiliza um estilo que está entre os preferidos ou tolerados do NPC, pode gerar ganho de relacionamento.
- Quando utiliza um estilo oposto, há chance de rejeição, levando à perda de relacionamento.
Sistema de Valoração
Além dos Estilos de Fala, os NPCs também possuem valores pessoais, que representam ideias, princípios e atitudes que eles admiram ou defendem. Esses valores formam o Sistema de Valoração.
Falas que expressam ou representam esses valores podem gerar afinidade com o NPC, mesmo que o estilo da fala não seja o preferido. Isso permite ao jogador conquistar NPCs por meio de conteúdo moral ou filosófico, não apenas pelo tom.
Tabela de Valoração
- Honra — Respeita a verdade, promessas e conduta justa.
- Liberdade — Valoriza a escolha individual, odeia opressão.
- Conhecimento — Preza por sabedoria, descoberta e estudo.
- Lealdade — Admira fidelidade a amigos, clãs ou causas.
- Espiritualidade — Acredita no valor da fé e do sagrado.
- Força — Respeita coragem, poder e determinação.
- Compaixão — Empatia e cuidado com o outro.
- Pragmatismo — Valoriza resultados, não aparências.
- Tradição — Defende costumes, hierarquias e cultura.
- Desobediência — Aprecia rebeldia contra autoridades.
- Autossuficiência — Valoriza independência e autonomia.
Diferença entre Estilo de Fala e Valoração
- O Estilo de Fala diz respeito à forma como algo é dito — se o tom é educado, rude, formal, etc.
- A Valoração considera o conteúdo da mensagem, o princípio que ela representa (honra, compaixão, força, etc.).
Um NPC pode detestar grosseria (estilo), mas ainda respeitar a mensagem se ela defender algo em que ele acredita (valor), como a liberdade ou a verdade.
Essa diferença permite que NPCs tenham reações mais humanas, como admirar a intenção apesar do tom, ou simpatizar com a forma, mesmo que discorde do conteúdo.
Reações Espontâneas
Alguns NPCs podem gerar falas automáticas baseadas na recepção do estilo ou valor:
- "Gosto de quem vai direto ao ponto."
- "Formal demais pra mim... parece um nobre sem espada."
- "Você fala como um bruto, mas defende a verdade. Respeito isso."
Sistema de Reação a Falas
Este sistema define como os NPCs reagem às falas do jogador com base em dois componentes opcionais atribuídos a cada fala:
- Estilo de Fala – Representa o tom ou forma com que a fala é expressa. Ex: direto, grosseiro, educado.
- Valoração – Representa o conteúdo ou valor moral da fala. Ex: honra, compaixão, liberdade.
Cada fala pode conter no máximo 1 estilo e 1 valor. Ambos são opcionais. Se nenhum for indicado, a fala será tratada como neutra, sem bônus ou penalidade.
Rolagem de Tolerância
Se a fala contiver um estilo de fala, realiza-se uma rolagem de 4d25 (quatro dados de 25 lados) para verificar se o NPC tolera esse estilo.
- O valor da rolagem é comparado com a Tolerância do NPC ao estilo usado (valor entre 0 e 100).
- O NPC passa no teste se o valor de 4d25 for menor ou igual à sua tolerância.
| Resultado da Rolagem | Efeito | Impacto no Relacionamento |
|---|---|---|
| ≤ Tolerância | Fala aceita | Nenhuma penalidade |
| > Tolerância | Fala mal recebida | −1 ponto de relacionamento |
Caso a fala não tenha estilo, nenhuma rolagem é feita — o impacto da fala será avaliado apenas pela valoração ou por outros sistemas.
Avaliação de Valoração
Se a fala expressar um valor listado como apreciado na ficha do NPC, o jogador ganha +1 ponto de relacionamento automaticamente, independentemente da tolerância ao estilo ou do sucesso/falha da rolagem.
Se o valor não for relevante ao NPC, nenhuma modificação ocorre. Se for contrário aos princípios do NPC, pode influenciar a narrativa, mas não gera penalidade mecânica automática.
Reações Narrativas
A depender do sucesso ou falha na tolerância e da presença de valoração, o NPC pode emitir uma frase de reação espontânea, escolhida da sua ficha, como forma de reforçar personalidade e imersão narrativa.
Compatibilidade com Testes de Diálogo
Este sistema complementa, mas não substitui, os testes convencionais de diálogo (como Persuasão, Enganação, Intimidação).
- O sistema de Estilo e Valoração ajusta o relacionamento com o NPC.
- Os testes de diálogo definem o sucesso prático de ações sociais (convencer, enganar, etc.).
- Ambos podem ser usados em conjunto na mesma fala.
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