Estilos de Fala e Valoração: mudanças entre as edições

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Criou página com 'Os '''Estilos de Fala''' definem o tom, abordagem e linguagem utilizados pelo jogador ao interagir com NPCs, assim como os estilos preferenciais e tolerados por cada NPC. Eles servem como base para o sistema de '''Tolerância de Personalidade''', afetando diretamente as chances de sucesso de uma fala, bem como sua influência no relacionamento com o NPC. Cada estilo possui: * Uma '''descrição clara'''; * Uma '''categoria de impacto''' (positivo, neutro, negativo); * U...'
 
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Edição das 13h28min de 5 de abril de 2025

Os Estilos de Fala definem o tom, abordagem e linguagem utilizados pelo jogador ao interagir com NPCs, assim como os estilos preferenciais e tolerados por cada NPC. Eles servem como base para o sistema de Tolerância de Personalidade, afetando diretamente as chances de sucesso de uma fala, bem como sua influência no relacionamento com o NPC.

Cada estilo possui:

  • Uma descrição clara;
  • Uma categoria de impacto (positivo, neutro, negativo);
  • Uma lista de estilos opostos, que são usados para calcular dissonância ou rejeição.

Tabela de Estilos

Estilo Descrição Categoria Estilos Opostos
educado Usa gentileza, boas maneiras e cortesia. Positivo grosseiro
grosseiro Fala áspera, ofensiva ou rude. Negativo educado
direto Vai ao ponto, sem rodeios ou floreios. Neutro enigmático, formal
enigmático Usa ambiguidade, simbolismo ou misticismo. Neutro direto
formal Fala estruturada, respeitosa, com compostura social. Positivo informal, grosseiro
informal Descontraída, casual, uso de gírias. Neutro formal
irônico Zombaria sutil, sarcasmo ou humor ácido. Negativo literal, respeitoso
literal Objetiva, direta, sem duplo sentido. Neutro irônico, enigmático
empático Demonstra empatia, escuta e consideração. Positivo intimidativo
intimidativo Impõe pressão, ameaça ou dominação. Negativo empático
afetuoso Usa calor emocional, carinho, afabilidade. Positivo frio
frio Distante, impessoal, racional. Neutro afetuoso
lógico Argumentativo, analítico, racional. Neutro emocional
emocional Fala baseada em sentimentos, impulsos ou paixões. Neutro lógico
respeitoso Demonstra reverência, deferência ou honra. Positivo desrespeitoso, irônico
desrespeitoso Rompe etiqueta, insulta ou debocha abertamente. Negativo respeitoso

Uso no Sistema de Relacionamento

  • Quando uma fala do jogador utiliza um estilo que está entre os preferidos ou tolerados do NPC, pode gerar ganho de relacionamento.
  • Quando utiliza um estilo oposto, há chance de rejeição, levando à perda de relacionamento.

Sistema de Valoração

Além dos Estilos de Fala, os NPCs também possuem valores pessoais, que representam ideias, princípios e atitudes que eles admiram ou defendem. Esses valores formam o Sistema de Valoração.

Falas que expressam ou representam esses valores podem gerar afinidade com o NPC, mesmo que o estilo da fala não seja o preferido. Isso permite ao jogador conquistar NPCs por meio de conteúdo moral ou filosófico, não apenas pelo tom.

Tabela de Valoração

  • Honra — Respeita a verdade, promessas e conduta justa.
  • Liberdade — Valoriza a escolha individual, odeia opressão.
  • Conhecimento — Preza por sabedoria, descoberta e estudo.
  • Lealdade — Admira fidelidade a amigos, clãs ou causas.
  • Espiritualidade — Acredita no valor da fé e do sagrado.
  • Força — Respeita coragem, poder e determinação.
  • Compaixão — Empatia e cuidado com o outro.
  • Pragmatismo — Valoriza resultados, não aparências.
  • Tradição — Defende costumes, hierarquias e cultura.
  • Desobediência — Aprecia rebeldia contra autoridades.
  • Autossuficiência — Valoriza independência e autonomia.

Diferença entre Estilo de Fala e Valoração

  • O Estilo de Fala diz respeito à forma como algo é dito — se o tom é educado, rude, formal, etc.
  • A Valoração considera o conteúdo da mensagem, o princípio que ela representa (honra, compaixão, força, etc.).

Um NPC pode detestar grosseria (estilo), mas ainda respeitar a mensagem se ela defender algo em que ele acredita (valor), como a liberdade ou a verdade.

Essa diferença permite que NPCs tenham reações mais humanas, como admirar a intenção apesar do tom, ou simpatizar com a forma, mesmo que discorde do conteúdo.

Reações Espontâneas

Alguns NPCs podem gerar falas automáticas baseadas na recepção do estilo ou valor:

  • "Gosto de quem vai direto ao ponto."
  • "Formal demais pra mim... parece um nobre sem espada."
  • "Você fala como um bruto, mas defende a verdade. Respeito isso."