Mapa e Movimentação: mudanças entre as edições
Ir para navegação
Ir para pesquisar
| Linha 24: | Linha 24: | ||
* Cada Zona pode conter um ou mais Ambientes conectados por caminhos lógicos. | * Cada Zona pode conter um ou mais Ambientes conectados por caminhos lógicos. | ||
* A movimentação entre pontos consome '''tempo real de jogo''' (em minutos), definido pelo sistema de regras do jogo específico, e não pela engine. | * A movimentação entre pontos consome '''tempo real de jogo''' (em minutos), definido pelo sistema de regras do jogo específico, e não pela engine. | ||
{{nota|Quando o jogador navega para um '''Zona''' indica dizer que ele está 'na frente' da zona descrita (por exemplo, na frente da Taverna, ou na frente da Biblioteca, etc.) E em geral, permite que o jogador escolha/tente entrar ou navegar para outra zona. Também é comum que a navagação para 'fora' de uma zona seja que a aprtir do ambiente inicial haja a opção 'Sair da [zona]'.}} | |||
Edição das 19h10min de 30 de março de 2025
- PÁGINA: Sistema de Mapas e Movimentação #
A PlayTale Engine oferece suporte para dois tipos complementares de movimentação do jogador: entre Localidades e dentro de uma Localidade. Cada um desses modos utiliza lógicas distintas, mas coerentes com a Estrutura de Localização.
Mapa Global (Entre Localidades)
O mapa global é representado por uma malha cartesiana de coordenadas inteiras (formato [x;y]), onde cada ponto representa uma Localidade.
- Cada célula corresponde a uma área de 10 km² (10 km × 10 km).
- As coordenadas são usadas apenas internamente, para cálculo de distância e deslocamento. Elas nunca são exibidas ao jogador.
- A distância entre dois pontos pode ser calculada com o Teorema de Pitágoras, com base nas coordenadas inteiras.
- É recomendado que o jogo exiba ao jogador uma origem absoluta como endereço (como [0;0]), mas sim que seja sempre tratado como distância entre dois pontos em termos relativos:
- Exemplo: "2 dias de caminhada para o sul", "1 dia e meio a cavalo para o leste", ou esmo em distância: "15Km daqui", "2km a oeste de X".
Exemplo
- [10;15] está a 10 km a oeste de [11;15]
- Distância entre [10;15] e [12;18]:
Mapa Local (Dentro de Localidades)
Ao entrar em uma Localidade, o jogador passa a utilizar o sistema de navegação interna, baseado em Zonas e Ambientes, conforme definido na Estrutura de Localização.
- O deslocamento é feito entre pontos conectados por regras de acesso definidos pelo jogo, formando um mapa de nós.
- Cada Zona pode conter um ou mais Ambientes conectados por caminhos lógicos.
- A movimentação entre pontos consome tempo real de jogo (em minutos), definido pelo sistema de regras do jogo específico, e não pela engine.
Modelos de Cálculo Sugeridos
A engine permite que cada jogo implemente a lógica de tempo de deslocamento entre pontos da forma mais adequada:
- Baseado em distância e mapa interno: cada nó tem posição relativa, e o tempo é calculado pela distância entre os nós. Similar ao sistema de navegação entre localidades.
- Sistema de rotas e conexões fixas: cada transição entre zonas ou ambientes tem um tempo base.
- Sistema híbrido ou randômico: tempo de deslocamento inclui variações ou penalidades (ex: multidões, obstáculos, clima).
Referências Gerais
- A movimentação entre Zonas costuma levar alguns minutos (5 a 15 min).
- A movimentação entre Ambientes da mesma Zona é mais rápida (1 a 3 min).
- A definição dos tempos de deslocamento é responsabilidade do jogo, não da engine.