Fichas de Criação: mudanças entre as edições
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:* '''Ciclos Lunares:''' Se houver lua, definir comportamento de ciclos lunares, incluindo duração, fases e efeitos associados. Se não houver, deixar em branco. | |||
:* '''Outros eventos:''' Se existir, descrever eventos astronômicos recorrentes, influência das luas e marés, e impactos narrativos. Se não houver, deixar em branco. | |||
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Edição das 13h47min de 30 de março de 2025
Ficha de Lugar
As fichas de lugares mudam de acordo com o tipo do lugar. A seguir os modelos e descrição de como elas devem ser criadas.
Ficha de Mundo
Ao criar a ficha de um Mundo é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome do Mundo. Não crie um tópico com o nome do mundo — a própria página já representa o Mundo.
- Descrição Geral:
- Breve descrição sobre o mundo como um todo — seu tom, temas centrais, tipo de realidade (mágica, científica, mista).
- Pode incluir a natureza de sua criação, equilíbrio entre luz e trevas, ou seu papel dentro de uma cosmologia maior.
- Regras Fundamentais:
- Definir se o mundo possui leis físicas e mágicas próprias.
- Quantidade de sóis e luas, comportamento do tempo, existência de magia natural ou arcana, fluxo de energias, etc.
- Ciclos Cósmicos e Temporais:
- Minutos por Hora: Defina quantos minutos compõem uma hora no mundo.
- Horas por Dia: Defina quantas horas existem por dia.
- Dias por Ano: Defina 'uantos dias existem em um ano completo.
- Fases do Dia: Defina o horário das fases do dia.
- Estações do Ano: Defina o número de dias e a duração de cada estação do ano em dias. O total de dias de cada estação deve coincidir com o número de dias por ano.
- Ciclos Lunares: Se houver lua, definir comportamento de ciclos lunares, incluindo duração, fases e efeitos associados. Se não houver, deixar em branco.
- Outros eventos: Se existir, descrever eventos astronômicos recorrentes, influência das luas e marés, e impactos narrativos. Se não houver, deixar em branco.
- Planos Existenciais e Conexões:
- Relação com outros planos (espirituais, infernais, elementais, sonhos).
- Portais, fendas, ou locais de transição entre planos.
- Forças Primordiais ou Entidades Maiores:
- Presença de deuses, entidades cósmicas, criaturas originárias ou forças que moldam o equilíbrio do mundo.
- História e Curiosidades:
- Eventos de escala mundial, guerras ancestrais, ciclos de destruição e renascimento, pactos globais, etc.
- Notas Narrativas:
- Direcionamentos para mestres e IA sobre como utilizar o mundo como estrutura-base de campanhas, incluindo possibilidades de expansão, mundos paralelos, e conexões com histórias alternativas.
Ficha de Continente
Ao criar a ficha de um Continente é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome do Continente. Não crie um tópico com o nome do Continente — a própria página já representa o Continente.
- Descrição Geral:
- Breve descrição narrativa do Continente, sua importância geopolítica ou mágica no mundo e papel nas histórias do jogo.
- Pode conter elementos sobrenaturais, lendas ou atmosferas únicas.
- Características Geográficas:
- Tipos de relevo predominantes, presença de oceanos, desertos, cordilheiras, ilhas, rios místicos, etc.
- Informações sobre acessibilidade e isolamento de certas regiões.
- Povos e Culturas:
- Resumo das civilizações, povos nativos, etnias dominantes ou migratórias.
- Idiomas, tradições e conflitos culturais.
- Ameaças Naturais ou Sobrenaturais:
- Perigos específicos que afetam o Continente: maldições, monstros colossais, zonas instáveis, tempestades arcanas, etc.
- Biomas Predominantes:
- Listar os principais biomas que formam o Continente (selvas tropicais, desertos de sal, tundras mágicas etc.).
- Clima Global:
- Descrever se há estações, extremos climáticos, interferência mágica no clima, etc.
- Conexões com Outros Continentes:
- Caminhos, portais, zonas de transição, oceanos navegáveis ou rupturas planares.
- Caso o Continente seja isolado ou esquecido, isso deve ser destacado aqui.
- Notas Narrativas:
- Direcionamentos para mestres e IA sobre como usar esse Continente em campanhas amplas, exploração intercontinental ou construção de mundos.
Ficha de Domínio
Ao criar a ficha de um Domínio é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome do Domínio. Não crie um tópico com o nome do domínio — a própria página já representa o Domínio.
- Descrição Geral:
- Visão ampla sobre a identidade cultural, política e histórica do domínio.
- Contexto narrativo sobre sua influência no mundo, ideologias predominantes, modo de vida, e sua importância geopolítica.
- Tipo de Governo:
- Forma de governo predominante: monarquia, conselho, império, teocracia, confederação tribal, etc.
- Nome da liderança, cargos relevantes e formas de sucessão (hereditária, eleita, mística, etc.).
- Composição Territorial:
- Quantidade aproximada de regiões e localidades sob seu controle.
- Características territoriais marcantes (montanhas sagradas, rios divisores, muralhas ancestrais etc.).
- Sociedade e Cultura:
- Costumes, tradições, idioma(s), arquitetura, calendário próprio (se houver), religião predominante.
- Relações entre classes sociais, presença de castas, e estrutura urbana-rural.
- Relações Políticas:
- Relação com outros domínios (alianças, rivalidades, neutralidade).
- Cidades ou regiões disputadas, tratados de paz ou zonas militares.
- Economia e Recursos Estratégicos:
- Principais produtos, fontes de riqueza (magia, minério, agricultura, comércio etc.).
- Itens de valor especial que possam motivar conflitos ou atração de aventureiros.
- Riscos e Conflitos Internos:
- Facções rebeldes, corrupção, disputas sucessórias, tensões culturais ou regionais.
- História e Eventos Marcantes:
- Fundação, guerras importantes, mudanças de poder, momentos sobrenaturais ou mágicos.
- Personagens históricos notáveis ligados ao domínio.
- Notas Narrativas:
- Direcionamento para uso em quests de larga escala, eventos políticos, heranças disputadas, diplomacia e guerras.
- Referência útil para IA sobre tom e estilo narrativo das interações com o domínio.
Ficha de Região
Ao criar a ficha de um Região é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome da Região. Não crie um tópico com o nome da Região — a própria página já representa a Região.
- Descrição Geral: Breve descrição da região e suas características marcantes.
- Bioma:
- Tipo de bioma predominante (ex: floresta, tundra, deserto, pântano, montanha, etc.).
- Composição de fauna e flora características.
- Clima:
- Presença de estações, variações térmicas, umidade, neblinas, ventos, incidência de chuvas e temperatura média.
- Influência do clima na ambientação e na vida da região.
- Recursos Naturais e Ambientais:
- Elementos únicos da região (plantas raras, minerais, fontes mágicas, criaturas específicas).
- Riscos e Ameaças: Criaturas selvagens, clima hostil, zonas corrompidas, conflitos ativos etc.
- História e Curiosidades:
- Eventos históricos importantes, lendas locais, ruínas esquecidas.
- Notas Narrativas: Direcionamento para uso em quests, ambientação da IA, e construção de histórias.
Ficha de Localidade
A ficha de localidade deve incluir a imagem da localidade com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):
[[Arquivo:NomeDaCidade.png|thumb|right|300px|Nome da Cidade]]
Ao criar a ficha de um Localidade é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome da Localidade. Não crie um tópico com o nome da Localidade — a própria página já representa o Localidade.
- Tipo: Cidade, vila, fortaleza, templo, torre, ruína, caverna, etc.
- Localização no Mapa: Coordenadas (Ex: [10;15]), conforme descrito no página Mapa e Movimentação da documentação do projeto.
- Descrição: Texto descritivo e imersivo sobre a localidade, incluindo:
- Aspectos físicos (arquitetura, terreno, clima)
- Estrutura social (governo, castas, organização)
- Destaques históricos ou mágicos
- Divisão de zonas principais, se houver (ex: anéis, setores, alas)
- Notas de Ambientação - Informações úteis para IA e narrativa (ritmo da cidade, eventos recorrentes, etc.)
- Acesso e Rotas: Descrição das rotas principais de chegada e saída. Incluir:
- Portos, estradas, trilhas, etc.
- Condições dessas rotas (seguras, patrulhadas, bloqueadas, perigosas, sazonais etc.)
- Clima: - Instruções para preenchimento:
- Indicar se há ciclo de dia/noite.
- Indicar se existem estações do ano ou se o clima é fixo.
- Temperaturas médias (em °C) no verão/inverno ou dia/noite.
- Presença ou ausência de: chuvas, neblinas, ventos fortes, umidade elevada, seca, etc.
- Outros efeitos atmosféricos relevantes (auroras, poeira mágica, geadas, tempestades sazonais).
- Índice de Risco - R ( Risco de Hostilidade do Ambiente): Valor de 0 a 100, que representa a probabilidade base de ocorrência de eventos hostis enquanto o jogador dorme nessa localidade. Conforme descrito na página Descanso e Recuperação da documentação do projeto.
Ficha de Zona
A ficha de zona deve incluir a imagem da zona com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):
[[Arquivo:NomeDaZona.png|thumb|right|300px|Nome da Zona]]
Ao criar a ficha de uma Zona é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome da Zona. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 1) e criada dentro da página da Localidade correspondente. Exemplo:
= Anel Central =
- Localidade:
- Descrição da localização interna dentro da localidade (ex: Bairro Sul, Ala Oeste, Subterrâneo Arcano).
- NPCs:
- Descrição:
- Texto narrativo e imersivo descrevendo a Zona (sem incluir detalhemento visual, que irá no campo próprio).
- Se houver uso recorrente por uma facção, evento ou estrutura mágica, esse uso deve ser descrito aqui.
- É importante mencionar se a zona é pública, privada, vigiada, abandonada, nobre, marginalizada, etc.
- Detalhamento Visual:
- Descrição detalhada da aparência do ambiente com foco em aspectos visuais — arquitetura, iluminação, materiais, objetos decorativos, elementos do cenário, ambientação cinematográfica e atmosfera. Este campo serve como base para artistas e IA visual compreenderem exatamente como representar o ambiente graficamente.
- Notas Narrativas:
- Direcionamentos para mestres e IA sobre como utilizar a Zona em interações, ganchos de missão, exploração ou ambientação.
- Pode incluir tipos de eventos comuns, estilo narrativo recomendado ou emoções predominantes na zona (ex: tensão, reverência, decadência).
Ficha de Ambiente
A ficha de ambiente deve incluir a imagem do ambiente com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):
[[Arquivo:NomeDoAmbiente.png|thumb|right|300px|Nome do Ambiente]]
Ao criar a ficha de um Ambiente é obrigatório a definição dos seguintes campos:
- Nome: Nome do Ambiente. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 2) e criado dentro do tópico da Zona correspondente. Exemplo:
== Sala de Vigília ==
- Função Narrativa:
- Objetivo principal do ambiente no jogo (ex: dormitório, cofre, altar, câmara de julgamento, campo de batalha, etc.).
- Condições de Sono (quando aplicável):
- C (Conforto): Valor de 0 a 100 que representa o quão apropriado o ambiente é para descanso. Considera fatores como cama, temperatura, barulho, iluminação e sensação geral de abrigo. Quanto maior o valor, melhor a recuperação ao dormir. Exemplos:
- 100 – Cama de luxo em aposento nobre
- 70 – Beliche simples em pousada
- 30 – Chão firme com saco de dormir
- 0 – Solo molhado sob tempestade ou lugar absolutamente inóspito
- R (Risco de Hostilidade): Valor de 0 a 100 que representa a chance base de ocorrerem interrupções hostis (ataques, furtos, monstros, etc.) enquanto o jogador dorme. É fixo para cada ambiente e não muda com o tempo. Exemplos:
- 90 – Floresta infestada ou covil inimigo
- 45 – Vila desprotegida com pouca vigilância
- 10 – Estalagem vigiada ou acampamento controlado
- 0 – Câmara protegida em templo sagrado
- S (Segurança): Sempre 0 na ficha de ambiente; representa apenas modificadores temporários aplicados de acordo com a narração, não do ambiente em si.
- Possível Dormir: Define se o jogador pode usar ativamente a ação "Dormir" neste ambiente. Os únicos valores válidos são Sim ou Não. Mesmo ambientes com valor Não devem ter os atributos C, R e S definidos, pois o personagem ainda pode adormecer por desmaio, feitiços, venenos ou colapso por exaustão.
- Descrição:
- Texto narrativo e descritivo do ambiente (exceto descrição visual, que deve se concentrar no campo Detalhamento Visual).
- Incluir aspectos sensoriais (cheiros, sons), estrutura, objetos marcantes e sensações que o local desperta.
- Se houver presença de criaturas, armadilhas, passagens secretas ou rituais, eles devem ser mencionados aqui.
- Detalhamento Visual:
- Descrição detalhada da aparência do ambiente com foco em aspectos visuais — arquitetura, iluminação, materiais, objetos decorativos, elementos do cenário, ambientação cinematográfica e atmosfera. Este campo serve como base para artistas e IA visual compreenderem exatamente como representar o ambiente graficamente.
- Notas Narrativas:
- Recomendações para mestres e IA sobre uso narrativo do ambiente.
- Pode incluir sugestões de eventos aleatórios, interações comuns, climas emocionais ou reações esperadas de NPCs e jogadores no espaço.
Ficha de NPC
Todo NPC criado deve ser Nome e Sobrenome. A ficha de um NPC deve ter as seguintes características:
A ficha do NPC deve incluir uma imagem com suas características, imagem do ambiente com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):
[[Arquivo:NomeDoNPC.png|thumb|right|300px|Nome do NPC]]
O nome do NPC deve ser utilizado no título da sessão, sempre em segundo nível. Ex: == Nome do NPC ==
- Idade: Fornecer a idade exata, aproximada ou desconhecida com a definição da idade aparente (para povos que vivem muito)
- Raça: Definir a raça do NPC. Preferência para raças com aspecto humano, como humanos, elfos, anões, etc. Mas livre para escolher qualquer raça com aspectos diferentes quando necessário (como Trolls, Orcs, etc).
- Profissão/Ocupação: Definir a profissão, ocupação, até mesmo nível de instrução/conhecimento caso seja acadêmico.
- Local: Local onde é encontrado.
- Bio: Definir uma pequena biografia sobre o personagem
- Aparência: Definir a aparência do personagem, desde aparência física com detalhes sobre cabelo, marcas,estatura, postura, etc., até roupas, acessórios, etc.
- Personalidade e Comportamento: Instrução sobre seu comportamento, alinhamento, etc.
- Expressões Típicas: Tipos de falas e expressões comuns do personagem para dar maoir característica ao personagem.
- Relacionamentos: Definir o relacionamento com outros personagens, se houver ou se der mais vida ao personagem.
- Mecânica do Jogo: Quando houver alguma instrução sobre como o NPC deverá proceder no jogo, informações em relação a programação e funcionamento do jogo, não sobre sua personalidade ou pessoais.
Exemplo de Ficha NPC:
- Idade: Cerca de 55 anos (aparência condizente com a idade)
- Raça: Humano
- Profissão/Ocupação: Dono e guardião da Taverna Asa Quebrada; ex-soldado veterano do Exército de Langur.
- Local: Taverna Asa Quebrada, Anel Exterior de Langur
- Bio: Dargan Harth é um ex-combatente da Batalha do Desfiladeiro de Varnor, onde perdeu a perna direita ao segurar sozinho um flanco contra bestas da névoa, salvando seu destacamento. Após anos desaparecido, reapareceu mancando, com uma prótese de madeira e ferro forjada por anões. Fundou a Taverna Asa Quebrada em uma viela discreta de Langur, que hoje é conhecida como um ponto de encontro seguro para forasteiros e negociadores à margem do sistema.
- Aparência: Corpo forte e gasto pela vida militar. Rosto marcado por uma cicatriz que cruza do supercílio até a mandíbula. Barba rala e malcuidada, olhos pequenos e atentos. Usa roupas de couro reforçado, geralmente escuras. A prótese da perna é visível, mas firme. Mantém uma espada curva de guerra — chamada Verônica — escondida atrás do balcão. Há quem diga que ela carrega um encantamento sombrio.
- Personalidade e Comportamento: Direto, bruto e sem rodeios. Dargan fala pouco, observa muito, e resolve problemas com ação, não com discurso. É ríspido, mas justo. Não tolera confusão dentro da taverna e detesta política, magos e fofoqueiros. Apesar da postura dura, ajuda discretamente veteranos, órfãos e pessoas em apuros, sem nunca admitir boas intenções.
- Expressões Típicas: "Hmph.”, “Fala logo.”, “Isso não é da sua conta.”, “Vi coisa pior.”, “Quartos são dois de ouro. Tem ou não?”, “Ferroada não erra. Se ele grasnou, alguém vai sangrar.”
- Relacionamentos:
- Guarda desprezo por membros da Guilda dos Magos e burocratas do Conselho.
- Possui uma rixa não declarada com Lirianne Morth, embora os motivos sejam desconhecidos.
- Tem um corvo preto chamado Ferroada que parece entender tudo o que se passa na taverna.
- É respeitado por mercenários, viajantes e informantes de Langur, que o veem como um homem confiável — desde que não se ultrapassem os limites.
- Mecânica do Jogo: -
Ficha de Personalidades
A ficha de uma personalidade (Personagem que não atua no jogo, com alguém que já morreu, deu nome a algum prédio/ponte/etc., mas que não interaje com o jogador), deve apenas conter:
O nome da Personalidade deve ser utilizado no título da sessão, sempre em segundo nível. Ex: == Nome da Personalidade ==
- Bio: - com uma explicação concisa de quem é o personagem, e a história necessária para se encaixar no jogo. Não exagerar com informações. Podemos enriquecer a história no futuro quando desenvolvermos a história.
Exemplo de Ficha de Personalidade
- Bio: Archom Varnak foi um arcanista e historiador lendário que viveu há cerca de 300 anos. Fundador da Biblioteca Varnak, no Anel Central de Langur, é lembrado como um dos maiores colecionadores e estudiosos de magia ancestral e conhecimento proibido. Desapareceu nos andares superiores da própria biblioteca durante experimentos com realidades paralelas. Muitos acreditam que sua consciência permanece fundida à estrutura arcana da torre. Encantamentos e dispositivos mágicos ainda respondem ao seu nome, e há quem afirme ouvir sua voz sussurrando nos corredores mais antigos. Seu legado moldou as bases do conhecimento arcano no continente central.
Ficha de Criatura
Toda Criatura criada deve ter as seguintes características:
- Nome: Nome da criatura. Pode ser inventado ou descritivo, mas deve ser exclusivo no jogo.
- Categoria: Categoria-base da criatura (ex: Fera Selvagem, Aberração, Morto-Vivo, etc.). Define os atributos e comportamento padrão.
- Aparência: Descrição física da criatura: forma, cor, movimentos, som, textura, olhos, etc. Deve ser vívida, para uso em narrativa e ambientação.
- Comportamento e Estilo de Combate: Define se é agressiva, defensiva, caçadora, territorial, solitária, etc. Deve indicar como age em combate ou quando ameaçada. Pode conter táticas (ex: embosca, recua com pouco HP, ataca pontos vitais).
- História ou Origem (opcional): Explica a natureza da criatura. Pode ser natural, mágica, corrompida, criada, ancestral, etc. Deve ser incluído se houver relevância narrativa ou se a criatura fizer parte de um mistério ou quest.
- Habilidades Especiais: Efeitos únicos da criatura em batalha. Exemplos: causar envenenamento, hipnose, grito paralisante, regeneração, voo temporário, etc. Cada habilidade deve ter nome, efeito e se possui tempo de recarga.
- Resistências e Fraquezas: Indicar se possui resistência (total ou parcial) a tipos de dano (físico, mágico, fogo, veneno, etc.) ou se é vulnerável a algum efeito. Pode conter imunidades ou sensibilidades.
- Loot: Itens que podem ser obtidos ao derrotar a criatura. Podem ter raridade, chance de drop e função no jogo (ex: crafting, quests, venda, alquimia, etc.). Devem ser narrativos e compatíveis com a criatura.
- Modificadores de Atributo: Tabela com modificadores individuais por atributo principal. Os valores devem ser somados à progressão da categoria com base no nível da criatura.
Exemplo de tabela:
| Força | +2 |
| Destreza | +1 |
| Constituição | 0 |
| Intelecto | -1 |
| Percepção | +1 |
| Carisma | -2 |
| Vontade | 0 |
Ficha de Arma
Toda arma criada deve ter as seguintes características:
- Nome: Nome único da arma. Pode ser genérico (Espada Longa) ou personalizado (Lâmina de Varnok).
- Tipo de Arma: Categoria principal, como Espada Curta, Machado, Arco Longo, Adaga, etc. De acordo com os tipos de armas definidos do jogo em Armas).
- Classe de Dano: Tipo de dano que causa: Corte, Perfuração, Contusão, Elemental (Novamente, de acordo com os tipos de dados definidos do jogo em Tipos de Danos).
- Dado de Dano Base: Ex: 1d6, 1d8, 2d4 — representa o dado que será rolado para calcular o dano bruto.
- Atributo Primário: Define se usa Força, Destreza ou outro atributo para calcular modificadores de ataque/dano.
- Alcance: Define o alcance de ataque da arma em metros. Se é uma arma corpo a corpo (0m).
- Mãos Necessárias: Número de mãos necessárias para uso: 1, 2 ou variável (1-2).
- Crítico: Faixa de crítico e multiplicador. Ex: 19–20 (de acordo com o dado rolado) / x2.
- Peso (g): Peso da arma em gramas, relevante para a carga do jogador.
- Requisitos (opcional): Atributos mínimos para uso efetivo (ex: Força 3, Destreza 4). Caso não atendidos, penalidades são aplicadas.
- Propriedades Especiais (opcional): Detalhes como: arma leve, arma silenciosa, ignora armadura leve, atordoante, etc.
- Classes e Raças com Bônus: Lista das classes/raças que possuem bônus com essa arma (extraído daquelas duas tabelas de bônus).
- Descrição Narrativa: Texto livre, descritivo da arma — aparência, origem, sensação ao empunhá-la, etc.