Fichas de Criação: mudanças entre as edições

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* '''Descrição:'''
* '''Descrição:'''
:* Texto narrativo e descritivo do ambiente.
:* Texto narrativo e descritivo do ambiente (exceto descrição visual, que deve se concentrar no campo '''Detalhamento Visual''').
:* Incluir aspectos sensoriais (cheiros, sons, iluminação), visuais, estrutura, objetos marcantes e sensações que o local desperta.
:* Incluir aspectos sensoriais (cheiros, sons), estrutura, objetos marcantes e sensações que o local desperta.
:* Se houver presença de criaturas, armadilhas, passagens secretas ou rituais, eles devem ser mencionados aqui.
:* Se houver presença de criaturas, armadilhas, passagens secretas ou rituais, eles devem ser mencionados aqui.



Edição das 21h01min de 29 de março de 2025

Ficha de Lugar

As fichas de lugares mudam de acordo com o tipo do lugar. A seguir os modelos e descrição de como elas devem ser criadas.


Ficha de Mundo

Ao criar a ficha de um Mundo é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome do Mundo. Não crie um tópico com o nome do mundo — a própria página já representa o Mundo.
  • Descrição Geral:
  • Breve descrição sobre o mundo como um todo — seu tom, temas centrais, tipo de realidade (mágica, científica, mista).
  • Pode incluir a natureza de sua criação, equilíbrio entre luz e trevas, ou seu papel dentro de uma cosmologia maior.
  • Regras Fundamentais:
  • Definir se o mundo possui leis físicas e mágicas próprias.
  • Quantidade de sóis e luas, comportamento do tempo, existência de magia natural ou arcana, fluxo de energias, etc.
  • Ciclos Cósmicos e Temporais:
  • Sistema de tempo (dias, estações, calendários).
  • Eventos astronômicos recorrentes, influência das luas e marés, e impactos narrativos.
  • Planos Existenciais e Conexões:
  • Relação com outros planos (espirituais, infernais, elementais, sonhos).
  • Portais, fendas, ou locais de transição entre planos.
  • Forças Primordiais ou Entidades Maiores:
  • Presença de deuses, entidades cósmicas, criaturas originárias ou forças que moldam o equilíbrio do mundo.
  • História e Curiosidades:
  • Eventos de escala mundial, guerras ancestrais, ciclos de destruição e renascimento, pactos globais, etc.
  • Notas Narrativas:
  • Direcionamentos para mestres e IA sobre como utilizar o mundo como estrutura-base de campanhas, incluindo possibilidades de expansão, mundos paralelos, e conexões com histórias alternativas.

Ficha de Continente

Ao criar a ficha de um Continente é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome do Continente. Não crie um tópico com o nome do Continente — a própria página já representa o Continente.
  • Descrição Geral:
  • Breve descrição narrativa do Continente, sua importância geopolítica ou mágica no mundo e papel nas histórias do jogo.
  • Pode conter elementos sobrenaturais, lendas ou atmosferas únicas.
  • Características Geográficas:
  • Tipos de relevo predominantes, presença de oceanos, desertos, cordilheiras, ilhas, rios místicos, etc.
  • Informações sobre acessibilidade e isolamento de certas regiões.
  • Povos e Culturas:
  • Resumo das civilizações, povos nativos, etnias dominantes ou migratórias.
  • Idiomas, tradições e conflitos culturais.
  • Ameaças Naturais ou Sobrenaturais:
  • Perigos específicos que afetam o Continente: maldições, monstros colossais, zonas instáveis, tempestades arcanas, etc.
  • Biomas Predominantes:
  • Listar os principais biomas que formam o Continente (selvas tropicais, desertos de sal, tundras mágicas etc.).
  • Clima Global:
  • Descrever se há estações, extremos climáticos, interferência mágica no clima, etc.
  • Conexões com Outros Continentes:
  • Caminhos, portais, zonas de transição, oceanos navegáveis ou rupturas planares.
  • Caso o Continente seja isolado ou esquecido, isso deve ser destacado aqui.
  • Notas Narrativas:
  • Direcionamentos para mestres e IA sobre como usar esse Continente em campanhas amplas, exploração intercontinental ou construção de mundos.

Ficha de Domínio

Ao criar a ficha de um Domínio é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome do Domínio. Não crie um tópico com o nome do domínio — a própria página já representa o Domínio.
  • Descrição Geral:
  • Visão ampla sobre a identidade cultural, política e histórica do domínio.
  • Contexto narrativo sobre sua influência no mundo, ideologias predominantes, modo de vida, e sua importância geopolítica.
  • Tipo de Governo:
  • Forma de governo predominante: monarquia, conselho, império, teocracia, confederação tribal, etc.
  • Nome da liderança, cargos relevantes e formas de sucessão (hereditária, eleita, mística, etc.).
  • Composição Territorial:
  • Quantidade aproximada de regiões e localidades sob seu controle.
  • Características territoriais marcantes (montanhas sagradas, rios divisores, muralhas ancestrais etc.).
  • Sociedade e Cultura:
  • Costumes, tradições, idioma(s), arquitetura, calendário próprio (se houver), religião predominante.
  • Relações entre classes sociais, presença de castas, e estrutura urbana-rural.
  • Relações Políticas:
  • Relação com outros domínios (alianças, rivalidades, neutralidade).
  • Cidades ou regiões disputadas, tratados de paz ou zonas militares.
  • Economia e Recursos Estratégicos:
  • Principais produtos, fontes de riqueza (magia, minério, agricultura, comércio etc.).
  • Itens de valor especial que possam motivar conflitos ou atração de aventureiros.
  • Riscos e Conflitos Internos:
  • Facções rebeldes, corrupção, disputas sucessórias, tensões culturais ou regionais.
  • História e Eventos Marcantes:
  • Fundação, guerras importantes, mudanças de poder, momentos sobrenaturais ou mágicos.
  • Personagens históricos notáveis ligados ao domínio.
  • Notas Narrativas:
  • Direcionamento para uso em quests de larga escala, eventos políticos, heranças disputadas, diplomacia e guerras.
  • Referência útil para IA sobre tom e estilo narrativo das interações com o domínio.

Ficha de Região

Ao criar a ficha de um Região é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome da Região. Não crie um tópico com o nome da Região — a própria página já representa a Região.
  • Descrição Geral: Breve descrição da região e suas características marcantes.
  • Bioma:
  • Tipo de bioma predominante (ex: floresta, tundra, deserto, pântano, montanha, etc.).
  • Composição de fauna e flora características.
  • Clima:
  • Presença de estações, variações térmicas, umidade, neblinas, ventos, incidência de chuvas e temperatura média.
  • Influência do clima na ambientação e na vida da região.
  • Recursos Naturais e Ambientais:
  • Elementos únicos da região (plantas raras, minerais, fontes mágicas, criaturas específicas).
  • Riscos e Ameaças: Criaturas selvagens, clima hostil, zonas corrompidas, conflitos ativos etc.
  • História e Curiosidades:
  • Eventos históricos importantes, lendas locais, ruínas esquecidas.
  • Notas Narrativas: Direcionamento para uso em quests, ambientação da IA, e construção de histórias.

Ficha de Localidade

A ficha de localidade deve incluir a imagem da localidade com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):

[[Arquivo:NomeDaCidade.png|thumb|right|300px|Nome da Cidade]]

Ao criar a ficha de um Localidade é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome da Localidade. Não crie um tópico com o nome da Localidade — a própria página já representa o Localidade.
  • Tipo: Cidade, vila, fortaleza, templo, torre, ruína, caverna, etc.
  • Localização no Mapa: Coordenadas (Ex: [10;15]), conforme descrito no página Mapa e Movimentação da documentação do projeto.
  • Descrição: Texto descritivo e imersivo sobre a localidade, incluindo:
  • Aspectos físicos (arquitetura, terreno, clima)
  • Estrutura social (governo, castas, organização)
  • Destaques históricos ou mágicos
  • Divisão de zonas principais, se houver (ex: anéis, setores, alas)
  • Notas de Ambientação - Informações úteis para IA e narrativa (ritmo da cidade, eventos recorrentes, etc.)
  • Acesso e Rotas: Descrição das rotas principais de chegada e saída. Incluir:
  • Portos, estradas, trilhas, etc.
  • Condições dessas rotas (seguras, patrulhadas, bloqueadas, perigosas, sazonais etc.)
  • Clima: - Instruções para preenchimento:
  • Indicar se há ciclo de dia/noite.
  • Indicar se existem estações do ano ou se o clima é fixo.
  • Temperaturas médias (em °C) no verão/inverno ou dia/noite.
  • Presença ou ausência de: chuvas, neblinas, ventos fortes, umidade elevada, seca, etc.
  • Outros efeitos atmosféricos relevantes (auroras, poeira mágica, geadas, tempestades sazonais).
  • Índice de Risco - R ( Risco de Hostilidade do Ambiente): Valor de 0 a 100, que representa a probabilidade base de ocorrência de eventos hostis enquanto o jogador dorme nessa localidade. Conforme descrito na página Descanso e Recuperação da documentação do projeto.

Ficha de Zona

A ficha de zona deve incluir a imagem da zona com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):

[[Arquivo:NomeDaZona.png|thumb|right|300px|Nome da Zona]]

Ao criar a ficha de uma Zona é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome da Zona. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 1) e criada dentro da página da Localidade correspondente. Exemplo:
    = Anel Central =
  • Localidade:
  • Descrição da localização interna dentro da localidade (ex: Bairro Sul, Ala Oeste, Subterrâneo Arcano).
  • NPCs:
  • Descrição:
  • Texto narrativo e imersivo descrevendo a Zona (sem incluir detalhemento visual, que irá no campo próprio).
  • Se houver uso recorrente por uma facção, evento ou estrutura mágica, esse uso deve ser descrito aqui.
  • É importante mencionar se a zona é pública, privada, vigiada, abandonada, nobre, marginalizada, etc.
  • Detalhamento Visual:
  • Descrição detalhada da aparência do ambiente com foco em aspectos visuais — arquitetura, iluminação, materiais, objetos decorativos, elementos do cenário, ambientação cinematográfica e atmosfera. Este campo serve como base para artistas e IA visual compreenderem exatamente como representar o ambiente graficamente.
  • Notas Narrativas:
  • Direcionamentos para mestres e IA sobre como utilizar a Zona em interações, ganchos de missão, exploração ou ambientação.
  • Pode incluir tipos de eventos comuns, estilo narrativo recomendado ou emoções predominantes na zona (ex: tensão, reverência, decadência).

Ficha de Ambiente

A ficha de ambiente deve incluir a imagem do ambiente com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):

[[Arquivo:NomeDoAmbiente.png|thumb|right|300px|Nome do Ambiente]]

Ao criar a ficha de um Ambiente é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome do Ambiente. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 2) e criado dentro do tópico da Zona correspondente. Exemplo:
    == Sala de Vigília ==
  • Função Narrativa:
  • Objetivo principal do ambiente no jogo (ex: dormitório, cofre, altar, câmara de julgamento, campo de batalha, etc.).
  • Condições de Sono (quando aplicável):
  • C (Conforto): Valor de 0 a 100 que representa o quão apropriado o ambiente é para descanso. Considera fatores como cama, temperatura, barulho, iluminação e sensação geral de abrigo. Quanto maior o valor, melhor a recuperação ao dormir. Exemplos:
  • 100 – Cama de luxo em aposento nobre
  • 70 – Beliche simples em pousada
  • 30 – Chão firme com saco de dormir
  • 0 – Solo molhado sob tempestade ou lugar absolutamente inóspito
  • R (Risco de Hostilidade): Valor de 0 a 100 que representa a chance base de ocorrerem interrupções hostis (ataques, furtos, monstros, etc.) enquanto o jogador dorme. É fixo para cada ambiente e não muda com o tempo. Exemplos:
  • 90 – Floresta infestada ou covil inimigo
  • 45 – Vila desprotegida com pouca vigilância
  • 10 – Estalagem vigiada ou acampamento controlado
  • 0 – Câmara protegida em templo sagrado
  • S (Segurança): Sempre 0 na ficha de ambiente; representa apenas modificadores temporários aplicados de acordo com a narração, não do ambiente em si.
  • Possível Dormir: Define se o jogador pode usar ativamente a ação "Dormir" neste ambiente. Os únicos valores válidos são Sim ou Não. Mesmo ambientes com valor Não devem ter os atributos C, R e S definidos, pois o personagem ainda pode adormecer por desmaio, feitiços, venenos ou colapso por exaustão.
  • Descrição:
  • Texto narrativo e descritivo do ambiente (exceto descrição visual, que deve se concentrar no campo Detalhamento Visual).
  • Incluir aspectos sensoriais (cheiros, sons), estrutura, objetos marcantes e sensações que o local desperta.
  • Se houver presença de criaturas, armadilhas, passagens secretas ou rituais, eles devem ser mencionados aqui.
  • Detalhamento Visual:
Descrição detalhada da aparência do ambiente com foco em aspectos visuais — arquitetura, iluminação, materiais, objetos decorativos, elementos do cenário, ambientação cinematográfica e atmosfera. Este campo serve como base para artistas e IA visual compreenderem exatamente como representar o ambiente graficamente.
  • Notas Narrativas:
  • Recomendações para mestres e IA sobre uso narrativo do ambiente.
  • Pode incluir sugestões de eventos aleatórios, interações comuns, climas emocionais ou reações esperadas de NPCs e jogadores no espaço.