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= Ficha de Lugar =
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As fichas de lugares mudam de acordo com o tipo do lugar. A seguir os modelos e descrição de como elas devem ser criadas.
As fichas de lugares mudam de acordo com o tipo do lugar. A seguir os modelos e descrição de como elas devem ser criadas.
== Ficha de Terra ==
Ao criar a ficha de uma '''Terra''' é obrigatório a definição dos seguintes campos:
* '''Nome:''' Nome da Terra. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 2), com o prefixo "Terras: ". Exemplo:
<pre>== Terras: Arkenor ==</pre>
* '''Descrição Geral:'''
:* Breve descrição narrativa da Terra, sua importância geopolítica ou mágica no mundo e papel nas histórias do jogo.
:* Pode conter elementos sobrenaturais, lendas ou atmosferas únicas.
* '''Características Geográficas:'''
:* Tipos de relevo predominantes, presença de oceanos, desertos, cordilheiras, ilhas, rios místicos, etc.
:* Informações sobre acessibilidade e isolamento de certas regiões.
* '''Povos e Culturas:'''
:* Resumo das civilizações, povos nativos, etnias dominantes ou migratórias.
:* Idiomas, tradições e conflitos culturais.
* '''Ameaças Naturais ou Sobrenaturais:'''
:* Perigos específicos que afetam a Terra: maldições, monstros colossais, zonas instáveis, tempestades arcanas, etc.
* '''Biomas Predominantes:'''
:* Listar os principais biomas que formam a Terra (selvas tropicais, desertos de sal, tundras mágicas etc.).
* '''Clima Global:'''
:* Descrever se há estações, extremos climáticos, interferência mágica no clima, etc.
* '''Conexões com Outras Terras:'''
:* Caminhos, portais, zonas de transição, oceanos navegáveis ou rupturas planares.
:* Caso a Terra seja isolada ou esquecida, isso deve ser destacado aqui.
* '''Notas Narrativas:'''
:* Direcionamentos para mestres e IA sobre como usar essa Terra em campanhas amplas, exploração intercontinental ou construção de mundos.


== Ficha de Domínio ==
== Ficha de Domínio ==
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:* Direcionamento para uso em quests de larga escala, eventos políticos, heranças disputadas, diplomacia e guerras.
:* Direcionamento para uso em quests de larga escala, eventos políticos, heranças disputadas, diplomacia e guerras.
:* Referência útil para IA sobre tom e estilo narrativo das interações com o domínio.
:* Referência útil para IA sobre tom e estilo narrativo das interações com o domínio.


== Ficha de Região ==
== Ficha de Região ==

Edição das 16h28min de 28 de março de 2025

Ficha de Lugar

As fichas de lugares mudam de acordo com o tipo do lugar. A seguir os modelos e descrição de como elas devem ser criadas.

Ficha de Terra

Ao criar a ficha de uma Terra é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome da Terra. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 2), com o prefixo "Terras: ". Exemplo:
== Terras: Arkenor ==
  • Descrição Geral:
  • Breve descrição narrativa da Terra, sua importância geopolítica ou mágica no mundo e papel nas histórias do jogo.
  • Pode conter elementos sobrenaturais, lendas ou atmosferas únicas.
  • Características Geográficas:
  • Tipos de relevo predominantes, presença de oceanos, desertos, cordilheiras, ilhas, rios místicos, etc.
  • Informações sobre acessibilidade e isolamento de certas regiões.
  • Povos e Culturas:
  • Resumo das civilizações, povos nativos, etnias dominantes ou migratórias.
  • Idiomas, tradições e conflitos culturais.
  • Ameaças Naturais ou Sobrenaturais:
  • Perigos específicos que afetam a Terra: maldições, monstros colossais, zonas instáveis, tempestades arcanas, etc.
  • Biomas Predominantes:
  • Listar os principais biomas que formam a Terra (selvas tropicais, desertos de sal, tundras mágicas etc.).
  • Clima Global:
  • Descrever se há estações, extremos climáticos, interferência mágica no clima, etc.
  • Conexões com Outras Terras:
  • Caminhos, portais, zonas de transição, oceanos navegáveis ou rupturas planares.
  • Caso a Terra seja isolada ou esquecida, isso deve ser destacado aqui.
  • Notas Narrativas:
  • Direcionamentos para mestres e IA sobre como usar essa Terra em campanhas amplas, exploração intercontinental ou construção de mundos.


Ficha de Domínio

Ao criar a ficha de um Domínio é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome do Domínio. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 3), com o prefixo "Domínio: ". Exemplo:
  • === Domínio: Reino de Norvalis ===
  • Descrição Geral:
  • Visão ampla sobre a identidade cultural, política e histórica do domínio.
  • Contexto narrativo sobre sua influência no mundo, ideologias predominantes, modo de vida, e sua importância geopolítica.
  • Tipo de Governo:
  • Forma de governo predominante: monarquia, conselho, império, teocracia, confederação tribal, etc.
  • Nome da liderança, cargos relevantes e formas de sucessão (hereditária, eleita, mística, etc.).
  • Composição Territorial:
  • Quantidade aproximada de regiões e localidades sob seu controle.
  • Características territoriais marcantes (montanhas sagradas, rios divisores, muralhas ancestrais etc.).
  • Sociedade e Cultura:
  • Costumes, tradições, idioma(s), arquitetura, calendário próprio (se houver), religião predominante.
  • Relações entre classes sociais, presença de castas, e estrutura urbana-rural.
  • Relações Políticas:
  • Relação com outros domínios (alianças, rivalidades, neutralidade).
  • Cidades ou regiões disputadas, tratados de paz ou zonas militares.
  • Economia e Recursos Estratégicos:
  • Principais produtos, fontes de riqueza (magia, minério, agricultura, comércio etc.).
  • Itens de valor especial que possam motivar conflitos ou atração de aventureiros.
  • Riscos e Conflitos Internos:
  • Facções rebeldes, corrupção, disputas sucessórias, tensões culturais ou regionais.
  • História e Eventos Marcantes:
  • Fundação, guerras importantes, mudanças de poder, momentos sobrenaturais ou mágicos.
  • Personagens históricos notáveis ligados ao domínio.
  • Notas Narrativas:
  • Direcionamento para uso em quests de larga escala, eventos políticos, heranças disputadas, diplomacia e guerras.
  • Referência útil para IA sobre tom e estilo narrativo das interações com o domínio.

Ficha de Região

Ao criar a ficha de um Região é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome da Região. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 4), com o prefixo "Região: ". Exemplo:
    ==== Região: Floresta de Arvalem ====
  • Descrição Geral: Breve descrição da região e suas características marcantes.
  • Bioma:
  • Tipo de bioma predominante (ex: floresta, tundra, deserto, pântano, montanha, etc.).
  • Composição de fauna e flora características.
  • Clima:
  • Presença de estações, variações térmicas, umidade, neblinas, ventos, incidência de chuvas e temperatura média.
  • Influência do clima na ambientação e na vida da região.
  • Recursos Naturais e Ambientais:
  • Elementos únicos da região (plantas raras, minerais, fontes mágicas, criaturas específicas).
  • Riscos e Ameaças: Criaturas selvagens, clima hostil, zonas corrompidas, conflitos ativos etc.
  • História e Curiosidades:
  • Eventos históricos importantes, lendas locais, ruínas esquecidas.
  • Notas Narrativas: Direcionamento para uso em quests, ambientação da IA, e construção de histórias.

Ficha de Localidade

Ao criar a ficha de um Localidade é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome da Localidade. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 5), com o prefixo "Localidade: ". Exemplo:
    ===== Localidade: Langur =====
  • Tipo: Cidade, vila, fortaleza, templo, torre, ruína, caverna, etc.
  • Localização no Mapa: Coordenadas (Ex: [10;15]), conforme descrito no página Mapa e Movimentação da documentação do projeto.
  • Descrição: Texto descritivo e imersivo sobre a localidade, incluindo:
  • Aspectos físicos (arquitetura, terreno, clima)
  • Estrutura social (governo, castas, organização)
  • Destaques históricos ou mágicos
  • Divisão de zonas principais, se houver (ex: anéis, setores, alas)
  • Notas de Ambientação - Informações úteis para IA e narrativa (ritmo da cidade, eventos recorrentes, etc.)
  • Acesso e Rotas: Descrição das rotas principais de chegada e saída. Incluir:
  • Portos, estradas, trilhas, etc.
  • Condições dessas rotas (seguras, patrulhadas, bloqueadas, perigosas, sazonais etc.)
  • Clima: - Instruções para preenchimento:
  • Indicar se há ciclo de dia/noite.
  • Indicar se existem estações do ano ou se o clima é fixo.
  • Temperaturas médias (em °C) no verão/inverno ou dia/noite.
  • Presença ou ausência de: chuvas, neblinas, ventos fortes, umidade elevada, seca, etc.
  • Outros efeitos atmosféricos relevantes (auroras, poeira mágica, geadas, tempestades sazonais).
  • Índice de Risco - R ( Risco de Hostilidade do Ambiente): Valor de 0 a 100, que representa a probabilidade base de ocorrência de eventos hostis enquanto o jogador dorme nessa localidade. Conforme descrito na página Descanso e Recuperação da documentação do projeto.