Mapa e Movimentação: mudanças entre as edições
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* | A '''PlayTale Engine''' oferece suporte para dois tipos complementares de movimentação do jogador: entre '''Localidades''' e dentro de uma '''Localidade'''. Cada um desses modos utiliza lógicas distintas, mas coerentes com a [[Estrutura de Localização]]. | ||
= Mapa Global (Entre Localidades) = | |||
O mapa global é representado por uma malha cartesiana de coordenadas inteiras (formato [x;y]), onde cada ponto representa uma '''Localidade'''. | |||
* Cada célula corresponde a uma área de '''10 km²''' (10 km × 10 km). | |||
* As coordenadas são usadas apenas internamente, para '''cálculo de distância e deslocamento'''. Elas nunca são exibidas ao jogador. | |||
* A distância entre dois pontos pode ser calculada com o '''Teorema de Pitágoras''', com base nas coordenadas inteiras. | |||
* É recomendado que o jogo exiba ao jogador uma origem absoluta como endereço (como [0;0]), mas sim que seja sempre tratado como distância entre dois pontos em termos relativos: | |||
:* '''Exemplo:''' "2 dias de caminhada para o sul", "1 dia e meio a cavalo para o leste", ou esmo em distância: "15Km daqui", "2km a oeste de X". | |||
== Exemplo == | |||
* [10;15] está a 10 km a oeste de [11;15] | |||
* Distância entre [10;15] e [12;18]: | |||
<math>\sqrt{(12-10)^2 + (18-15)^2} \times 10 = \sqrt{4 + 9} \times 10 = \sqrt{13} \times 10 ≈ 36 km</math> | |||
= Mapa Local (Dentro de Localidades) = | |||
Ao entrar em uma '''Localidade''', o jogador passa a utilizar o sistema de navegação interna, baseado em '''Zonas''' e '''Ambientes''', conforme definido na [[Estrutura de Localização]]. | |||
* O deslocamento é feito entre pontos conectados por regras de acesso definidos pelo jogo, formando um '''mapa de nós'''. | |||
* Cada Zona pode conter um ou mais Ambientes conectados por caminhos lógicos. | |||
* A movimentação entre pontos consome '''tempo real de jogo''' (em minutos), definido pelo sistema de regras do jogo específico, e não pela engine. | |||
== Modelos de Cálculo Sugeridos == | |||
A engine permite que cada jogo implemente a lógica de tempo de deslocamento entre pontos da forma mais adequada: | |||
* '''Baseado em distância e mapa interno:''' cada nó tem posição relativa, e o tempo é calculado pela distância entre os nós. Similar ao sistema de navegação entre localidades. | |||
* '''Sistema de rotas e conexões fixas:''' cada transição entre zonas ou ambientes tem um tempo base. | |||
* '''Sistema híbrido ou randômico:''' tempo de deslocamento inclui variações ou penalidades (ex: multidões, obstáculos, clima). | |||
== Referências Gerais == | |||
* A movimentação entre '''Zonas''' costuma levar alguns minutos (5 a 15 min). | |||
* A movimentação entre '''Ambientes''' da mesma Zona é mais rápida (1 a 3 min). | |||
* A definição dos tempos de deslocamento é responsabilidade do '''jogo''', não da engine. | |||
{{nota|Separar o mapa global (viagens longas) do mapa local (navegação narrativa) permite que mundos distintos tenham escalas próprias de exploração, mantendo consistência no tempo, cansaço e distância percorrida.}} | |||
Edição das 14h13min de 30 de março de 2025
- PÁGINA: Sistema de Mapas e Movimentação #
A PlayTale Engine oferece suporte para dois tipos complementares de movimentação do jogador: entre Localidades e dentro de uma Localidade. Cada um desses modos utiliza lógicas distintas, mas coerentes com a Estrutura de Localização.
Mapa Global (Entre Localidades)
O mapa global é representado por uma malha cartesiana de coordenadas inteiras (formato [x;y]), onde cada ponto representa uma Localidade.
- Cada célula corresponde a uma área de 10 km² (10 km × 10 km).
- As coordenadas são usadas apenas internamente, para cálculo de distância e deslocamento. Elas nunca são exibidas ao jogador.
- A distância entre dois pontos pode ser calculada com o Teorema de Pitágoras, com base nas coordenadas inteiras.
- É recomendado que o jogo exiba ao jogador uma origem absoluta como endereço (como [0;0]), mas sim que seja sempre tratado como distância entre dois pontos em termos relativos:
- Exemplo: "2 dias de caminhada para o sul", "1 dia e meio a cavalo para o leste", ou esmo em distância: "15Km daqui", "2km a oeste de X".
Exemplo
- [10;15] está a 10 km a oeste de [11;15]
- Distância entre [10;15] e [12;18]:
Falhou ao verificar gramática (erro de sintaxe): {\displaystyle \sqrt{(12-10)^2 + (18-15)^2} \times 10 = \sqrt{4 + 9} \times 10 = \sqrt{13} \times 10 ≈ 36 km}
Mapa Local (Dentro de Localidades)
Ao entrar em uma Localidade, o jogador passa a utilizar o sistema de navegação interna, baseado em Zonas e Ambientes, conforme definido na Estrutura de Localização.
- O deslocamento é feito entre pontos conectados por regras de acesso definidos pelo jogo, formando um mapa de nós.
- Cada Zona pode conter um ou mais Ambientes conectados por caminhos lógicos.
- A movimentação entre pontos consome tempo real de jogo (em minutos), definido pelo sistema de regras do jogo específico, e não pela engine.
Modelos de Cálculo Sugeridos
A engine permite que cada jogo implemente a lógica de tempo de deslocamento entre pontos da forma mais adequada:
- Baseado em distância e mapa interno: cada nó tem posição relativa, e o tempo é calculado pela distância entre os nós. Similar ao sistema de navegação entre localidades.
- Sistema de rotas e conexões fixas: cada transição entre zonas ou ambientes tem um tempo base.
- Sistema híbrido ou randômico: tempo de deslocamento inclui variações ou penalidades (ex: multidões, obstáculos, clima).
Referências Gerais
- A movimentação entre Zonas costuma levar alguns minutos (5 a 15 min).
- A movimentação entre Ambientes da mesma Zona é mais rápida (1 a 3 min).
- A definição dos tempos de deslocamento é responsabilidade do jogo, não da engine.