Modelo de Ficha de Ambientes: mudanças entre as edições
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Criou página com 'A ficha de ambiente deve incluir a imagem do ambiente com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'): <pre>thumb|right|300px|Nome do Ambiente</pre> Ao criar a ficha de um '''Ambiente''' é obrigatório a definição dos seguintes campos: * '''Nome:''' Nome do Ambiente. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 2) e criado dentro do tópico da '''Zona''' correspondente. Exemplo: <pre>== Sala de Vigília ==<...' |
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Ao criar a ficha de um '''Ambiente''' é obrigatório a definição dos seguintes campos: | Ao criar a ficha de um '''Ambiente''' é obrigatório a definição dos seguintes campos: | ||
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* '''Nome:''' Nome do Ambiente. | * '''Nome:''' Nome do Ambiente. | ||
* '''Função Narrativa:''' | * '''Função Narrativa:''' | ||
:* Objetivo principal do ambiente no jogo (ex: dormitório, cofre, altar, câmara de julgamento, campo de batalha, etc.). | :* Objetivo principal do ambiente no jogo (ex: dormitório, cofre, altar, câmara de julgamento, campo de batalha, etc.). | ||
* '''Permite Acampamentos:''' (Valores aceitos Sim|Não). Utilizar sempre o valor Não ao criar a ficha, exceto se o criador definir explicitamente que Sim. | |||
* '''Possível Dormir:''' Define se o jogador pode usar ativamente a ação "Dormir" neste ambiente. Os únicos valores válidos são '''Sim''' ou '''Não'''. Se o valor for '''Não''', os atributos de Condições de Sono não devem ser informados, pois a recuperação será sempre tratada como a pior possível em casos de sono forçado (como desmaio, feitiços, etc.). | * '''Possível Dormir:''' Define se o jogador pode usar ativamente a ação "Dormir" neste ambiente. Os únicos valores válidos são '''Sim''' ou '''Não'''. Se o valor for '''Não''', os atributos de Condições de Sono não devem ser informados, pois a recuperação será sempre tratada como a pior possível em casos de sono forçado (como desmaio, feitiços, etc.). É possível dormir em qualquer ambiente que tenha uma cadeira com encosto, uma cama, rede, etc., em resumo qualquer local "dormível' por pior que sejam as condições. | ||
* '''Condições de Sono (quando Possível Dormir = Sim):''' | * '''Condições de Sono (quando Possível Dormir = Sim):''' | ||
:* '''C (Conforto):''' Valor de 0 a 100 que representa o quão apropriado o ambiente é para descanso. Considera fatores como cama, temperatura, barulho, iluminação e sensação geral de abrigo. Quanto maior o valor, melhor a recuperação ao dormir. Exemplos: | :* '''C (Conforto):''' Valor de 0 a 100 que representa o quão apropriado o ambiente é para descanso. Considera fatores como cama, temperatura, barulho, iluminação e sensação geral de abrigo. Quanto maior o valor, melhor a recuperação ao dormir. Exemplos: | ||
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::* 30 – Chão firme com saco de dormir | ::* 30 – Chão firme com saco de dormir | ||
::* 0 – Solo molhado sob tempestade ou lugar absolutamente inóspito | ::* 0 – Solo molhado sob tempestade ou lugar absolutamente inóspito | ||
:* '''R (Risco de Hostilidade):''' Valor de 0 a 100 que representa a chance base de ocorrerem interrupções hostis (ataques, furtos, monstros, etc.) enquanto o jogador dorme. É fixo para cada ambiente e não muda com o tempo. Exemplos: | :* '''R (Risco de Hostilidade):''' Valor de 0 a 100 que representa a chance base de ocorrerem interrupções hostis (ataques, furtos, monstros, etc.) enquanto o jogador dorme. É fixo para cada ambiente e não muda com o tempo. Exemplos: | ||
::* 90 – Floresta infestada ou covil inimigo | ::* 90 – Floresta infestada ou covil inimigo | ||
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::* 10 – Estalagem vigiada ou acampamento controlado | ::* 10 – Estalagem vigiada ou acampamento controlado | ||
::* 0 – Câmara protegida em templo sagrado | ::* 0 – Câmara protegida em templo sagrado | ||
:* '''S (Segurança):''' Sempre 0 na ficha de ambiente; representa apenas modificadores temporários aplicados de acordo com a narração, não do ambiente em si. | :* '''S (Segurança):''' Sempre 0 na ficha de ambiente; representa apenas modificadores temporários aplicados de acordo com a narração, não do ambiente em si. | ||
* '''Descrição:''' | * '''Descrição:''' | ||
:* Texto narrativo e descritivo do ambiente (exceto descrição visual, que deve se concentrar no campo '''Detalhamento Visual'''). | :* Texto narrativo e descritivo do ambiente (exceto descrição visual, que deve se concentrar no campo '''Detalhamento Visual'''). | ||
:* Incluir aspectos sensoriais (cheiros, sons), estrutura, objetos marcantes e sensações que o local desperta. | :* Incluir aspectos sensoriais (cheiros, sons), estrutura, objetos marcantes e sensações que o local desperta. | ||
:* Se houver presença de criaturas, armadilhas, passagens secretas ou rituais, eles devem ser mencionados aqui. | :* Se houver presença de criaturas, armadilhas, passagens secretas ou rituais, eles devem ser mencionados aqui. | ||
* '''Detalhamento Visual:''' | * '''Detalhamento Visual:''' | ||
: Descrição detalhada da aparência do ambiente com foco em aspectos visuais — arquitetura, iluminação, materiais, objetos decorativos, elementos do cenário, ambientação cinematográfica e atmosfera. Este campo serve como base para artistas e IA visual compreenderem exatamente como representar o ambiente graficamente. | : Descrição detalhada da aparência do ambiente com foco em aspectos visuais — arquitetura, iluminação, materiais, objetos decorativos, elementos do cenário, ambientação cinematográfica e atmosfera. Este campo serve como base para artistas e IA visual compreenderem exatamente como representar o ambiente graficamente. | ||
* '''Notas Narrativas:''' | * '''Notas Narrativas:''' | ||
:* Recomendações para mestres e IA sobre uso narrativo do ambiente. | :* Recomendações para mestres e IA sobre uso narrativo do ambiente. | ||
:* Pode incluir sugestões de eventos aleatórios, interações comuns, climas emocionais ou reações esperadas de NPCs e jogadores no espaço. | :* Pode incluir sugestões de eventos aleatórios, interações comuns, climas emocionais ou reações esperadas de NPCs e jogadores no espaço. | ||
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Edição atual tal como às 13h39min de 13 de abril de 2025
A ficha de ambiente deve incluir a imagem do ambiente com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):
[[Arquivo:NomeDaZona_NomeDoAmbiente.png|thumb|right|300px|Nome do Ambiente da Nome da Zona]]
Ao criar a ficha de um Ambiente é obrigatório a definição dos seguintes campos:
* '''Nome:''' Nome do Ambiente. * '''Função Narrativa:''' :* Objetivo principal do ambiente no jogo (ex: dormitório, cofre, altar, câmara de julgamento, campo de batalha, etc.). * '''Permite Acampamentos:''' (Valores aceitos Sim|Não). Utilizar sempre o valor Não ao criar a ficha, exceto se o criador definir explicitamente que Sim. * '''Possível Dormir:''' Define se o jogador pode usar ativamente a ação "Dormir" neste ambiente. Os únicos valores válidos são '''Sim''' ou '''Não'''. Se o valor for '''Não''', os atributos de Condições de Sono não devem ser informados, pois a recuperação será sempre tratada como a pior possível em casos de sono forçado (como desmaio, feitiços, etc.). É possível dormir em qualquer ambiente que tenha uma cadeira com encosto, uma cama, rede, etc., em resumo qualquer local "dormível' por pior que sejam as condições. * '''Condições de Sono (quando Possível Dormir = Sim):''' :* '''C (Conforto):''' Valor de 0 a 100 que representa o quão apropriado o ambiente é para descanso. Considera fatores como cama, temperatura, barulho, iluminação e sensação geral de abrigo. Quanto maior o valor, melhor a recuperação ao dormir. Exemplos: ::* 100 – Cama de luxo em aposento nobre ::* 70 – Beliche simples em pousada ::* 30 – Chão firme com saco de dormir ::* 0 – Solo molhado sob tempestade ou lugar absolutamente inóspito :* '''R (Risco de Hostilidade):''' Valor de 0 a 100 que representa a chance base de ocorrerem interrupções hostis (ataques, furtos, monstros, etc.) enquanto o jogador dorme. É fixo para cada ambiente e não muda com o tempo. Exemplos: ::* 90 – Floresta infestada ou covil inimigo ::* 45 – Vila desprotegida com pouca vigilância ::* 10 – Estalagem vigiada ou acampamento controlado ::* 0 – Câmara protegida em templo sagrado :* '''S (Segurança):''' Sempre 0 na ficha de ambiente; representa apenas modificadores temporários aplicados de acordo com a narração, não do ambiente em si. * '''Descrição:''' :* Texto narrativo e descritivo do ambiente (exceto descrição visual, que deve se concentrar no campo '''Detalhamento Visual'''). :* Incluir aspectos sensoriais (cheiros, sons), estrutura, objetos marcantes e sensações que o local desperta. :* Se houver presença de criaturas, armadilhas, passagens secretas ou rituais, eles devem ser mencionados aqui. * '''Detalhamento Visual:''' : Descrição detalhada da aparência do ambiente com foco em aspectos visuais — arquitetura, iluminação, materiais, objetos decorativos, elementos do cenário, ambientação cinematográfica e atmosfera. Este campo serve como base para artistas e IA visual compreenderem exatamente como representar o ambiente graficamente. * '''Notas Narrativas:''' :* Recomendações para mestres e IA sobre uso narrativo do ambiente. :* Pode incluir sugestões de eventos aleatórios, interações comuns, climas emocionais ou reações esperadas de NPCs e jogadores no espaço.