Modificadores: mudanças entre as edições
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:* O personagem começa a apresentar sintomas de desidratação leve, como cansaço precoce e dificuldade de concentração. Esse modificador pode ser causado pela ausência prolongada de ingestão de líquidos, calor extremo ou atividades desgastantes sem hidratação. | |||
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:* O corpo entra em colapso gradual pela desidratação intensa. Este estado é extremamente perigoso e pode levar o personagem a desmaiar. Geralmente resulta de negligência prolongada da hidratação. | |||
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:* Chance de confusão ou tontura em combate (Que causa o que? Rever esse efeito). | |||
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== Fome == | == Fome == | ||
* '''Definição:''' Aplica penalidades de desempenho quando a barra de Fome atinge '''43%''' ou mais. | * '''Definição:''' Aplica penalidades de desempenho quando a barra de Fome atinge '''43%''' ou mais. | ||
*: Representa a falta prolongada de alimentação, afetando a força física e clareza mental. Pode surgir após dias sem refeições adequadas, especialmente se combinada com esforço físico constante. | |||
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:* Reduz Força e Intelecto em '''1 ponto'''. | |||
:* Reduz chance de acerto crítico em '''5%'''. | |||
:* Reduz Vontade e Percepção em '''2 pontos'''. | |||
== Fome Agravada == | == Fome Agravada == | ||
* '''Definição:''' Aplica efeitos intensos de fraqueza e lentidão quando a barra de Fome atinge '''85%''' ou mais. | * '''Definição:''' Aplica efeitos intensos de fraqueza e lentidão quando a barra de Fome atinge '''85%''' ou mais. | ||
*: Esse estado representa o colapso do corpo pela inanição. O personagem sofre severamente em todas as suas ações e pode desmaiar se continuar nesse estado por muito tempo. | |||
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:* Todos os efeitos do modificador '''FOME''' | |||
:* Redução de Constituição e Vontade em '''2 pontos''' (total de Pontos de Vontade perdidos 4 somando o modificador '''Fome'''). | |||
:* Aumento de consumo de Fadiga em '''20%'''. | |||
:* Redução da velocidade de movimento em '''20%'''. | |||
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* | * '''Definição:''' Multiplica o ganho de '''Fadiga''' por '''2x'''. | ||
:* O personagem afetado por esse modificador se cansa duas vezes mais rápido que o normal. Este efeito pode ser causado por doenças, fome extrema, feitiços de exaustão ou ambientes adversos. | |||
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== Mal-Estar Temporário == | |||
* '''Definição:''' Aplica uma penalidade de '''–1 ponto em todos os Atributos Principais''': Força, Destreza, Constituição, Intelecto, Percepção, Carisma e Vontade. | |||
:* Pode ser causado por efeitos mágicos, envenenamento leve, ressaca, clima extremo ou situações de estresse físico/mental transitório. | |||
== Recuperação Reduzida == | |||
* '''Definição:''' Reduz em 50% a eficácia da recuperação de '''Pontos de Vida (PV)''' de qualquer método de [[Recuperação]]. Seja mágico, por itens, habilidades ou descanso. | |||
:* Pode ser causado por efeitos mágicos, venenos, estados mentais debilitantes, entre outros. Enquanto ativo, o jogador deverá considerar sempre a metade do valor normalmente restaurado por qualquer ação de cura. | |||
Edição atual tal como às 23h21min de 9 de abril de 2025
Modificadores representam condições aplicadas ao jogador ou criatura que alteram temporariamente seu desempenho no jogo. Eles podem representar estados físicos, mentais, mágicos ou ambientais, e gerar bônus, penalidades, ou ambos ao mesmo tempo.
Modificadores podem ser aplicados por ações, falhas, sucessos, efeitos de itens, habilidades, condições climáticas ou mágicas. Cada modificador possui efeitos definidos, e deve ser registrado com nome e descrição clara de suas consequências mecânicas.
Eles tem a finalidade para centralizar as definições desse bônus ou penalidades para simplificar a gestão de balanceamento do jogo. Alguns modificadores tem definições absolutas, que indicam que mesmo que a mecânica do jogo se altere, o cálculo do modificador será alterado para continuar entregando o que foi definido, por isso é muito importante que a definição do modificador seja clara, direta e objetiva!
Lista de Modificadores Padrão da Engine
Exaustão
- Definição: Modificador que define as penalidades de se estar em exaustão, este modificador é aplicado automaticamente quando os pontos de Fadiga estão acima de Fadiga Máxima.
- Efeitos:
- Redução proporcional da Força. Para cada 1% de fadiga acima da fadiga máxima a força é penalizada em 1%. (ex: Fadiga em 110% = -10% de força)
- Redução da velocidade de movimento em 60%.
- Redução da precisão de ataques em 50%.
Sede
- Definição: Aplica penalidades físicas e mentais quando a barra de Sede atinge 25% ou mais.
- O personagem começa a apresentar sintomas de desidratação leve, como cansaço precoce e dificuldade de concentração. Esse modificador pode ser causado pela ausência prolongada de ingestão de líquidos, calor extremo ou atividades desgastantes sem hidratação.
- Efeitos:
- Reduz Precisão de ataques em 5%
- Aumenta o consumo de Fadiga em 10%
- Reduz a eficácia da recuperação de descansos e sono em 30%.
Sede Agravada
- Definição: Aplica penalidades severas quando a barra de Sede atinge 65% ou mais.
- O corpo entra em colapso gradual pela desidratação intensa. Este estado é extremamente perigoso e pode levar o personagem a desmaiar. Geralmente resulta de negligência prolongada da hidratação.
- Efeitos:
- Todos os efeitos do modificador SEDE
- Redução de Força e Percepção em –2 pontos
- Chance de confusão ou tontura em combate (Que causa o que? Rever esse efeito).
- Recuperação por descanso e sono é anulada.
Fome
- Definição: Aplica penalidades de desempenho quando a barra de Fome atinge 43% ou mais.
- Representa a falta prolongada de alimentação, afetando a força física e clareza mental. Pode surgir após dias sem refeições adequadas, especialmente se combinada com esforço físico constante.
- Efeitos:
- Reduz Força e Intelecto em 1 ponto.
- Reduz chance de acerto crítico em 5%.
- Reduz Vontade e Percepção em 2 pontos.
Fome Agravada
- Definição: Aplica efeitos intensos de fraqueza e lentidão quando a barra de Fome atinge 85% ou mais.
- Esse estado representa o colapso do corpo pela inanição. O personagem sofre severamente em todas as suas ações e pode desmaiar se continuar nesse estado por muito tempo.
- Efeitos:
- Todos os efeitos do modificador FOME
- Redução de Constituição e Vontade em 2 pontos (total de Pontos de Vontade perdidos 4 somando o modificador Fome).
- Aumento de consumo de Fadiga em 20%.
- Redução da velocidade de movimento em 20%.
Fadiga Elevada
- Definição: Multiplica o ganho de Fadiga por 2x.
- O personagem afetado por esse modificador se cansa duas vezes mais rápido que o normal. Este efeito pode ser causado por doenças, fome extrema, feitiços de exaustão ou ambientes adversos.
Mal-Estar Temporário
- Definição: Aplica uma penalidade de –1 ponto em todos os Atributos Principais: Força, Destreza, Constituição, Intelecto, Percepção, Carisma e Vontade.
- Pode ser causado por efeitos mágicos, envenenamento leve, ressaca, clima extremo ou situações de estresse físico/mental transitório.
Recuperação Reduzida
- Definição: Reduz em 50% a eficácia da recuperação de Pontos de Vida (PV) de qualquer método de Recuperação. Seja mágico, por itens, habilidades ou descanso.
- Pode ser causado por efeitos mágicos, venenos, estados mentais debilitantes, entre outros. Enquanto ativo, o jogador deverá considerar sempre a metade do valor normalmente restaurado por qualquer ação de cura.