Morte e Desmaios: mudanças entre as edições

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A engine '''PlayTale''' trabalha com um sistema de colapso e desmaio ao invés de morte definitiva para jogadores. Ao atingir '''0 Pontos de Vida''', o personagem entra em estado crítico e precisa realizar um teste para determinar seu estado imediato.
A engine '''PlayTale''' trabalha com um sistema de colapso e desmaio ao invés de morte definitiva para jogadores. Ao atingir '''0 Pontos de Vida''', o personagem entra em '''estado crítico''' e precisa realizar um teste para determinar seu estado imediato.




== Estado Crítico ==
= Estado Crítico =
Quando os Pontos de Vida chegam a zero, o personagem deve realizar um '''[[Testes_de_Jogo#Teste_de_Conscientização|Teste de Conscientização]]'''. Esse teste determina se o personagem consegue se recuperar do impacto ou se entra em colapso.
Quando os Pontos de Vida chegam a zero, o personagem deve realizar um '''[[Testes_de_Jogo#Teste_de_Conscientização|Teste de Conscientização]]'''. Esse teste determina se o personagem consegue se recuperar do impacto ou se entra em colapso.


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== Desmaio ==
= Desmaio =
O desmaio é um estado temporário de inconsciência que impede o personagem de agir ou reagir ao ambiente.
O desmaio é um estado temporário de inconsciência que impede o personagem de agir ou reagir ao ambiente.
* Torna o personagem vulnerável a ataques, eventos e decisões narrativas.
* Torna o personagem vulnerável a ataques, eventos e decisões narrativas.
* Pode ocorrer resgate ou saque por NPCs, criaturas ou eventos automáticos.
* Pode ocorrer resgate ou saque por NPCs, criaturas ou eventos automáticos.
* É possível recuperar-se com auxílio de aliados ou através do tempo.




== Recuperação Natural ==
== Recuperação Natural ==
Sem intervenção externa, o personagem entra em um estado semelhante ao descanso profundo. As regras de recuperação incluem:
Uma vez desmaiado o personagem entra em um estado semelhante à dormir (embora compulsório), e a recuperação se dará como a detalhado em [[Recuperação#Recuperação_por_Dormir|Recuperação por Dormir]], mas com os seguintes agravantes:


* Equivale a entrar automaticamente no estado de '''[[Ações_do_Jogador#Dormir|Dormir]]''', com as seguintes condições:
* Não acorda por eventos externos até que a recuperação de '''Pontos de Vida (PV)''' atinja '''90%''' e que '''Fadiga''' caia à '''10%'''.
:* Não acorda por eventos externos até a recuperação completa.
* Não sofre mais dano durante o estado de desmaio, mas pode ser saqueado.
:* Não sofre mais dano durante o estado de desmaio, mas pode ser saqueado.
* '''Fator de Qualidade do Sono''' é fixado em '''0,5''' (C=0; R=100; S=0).
:* '''Fator de Qualidade do Sono''' é fixado em '''0,5'''.
* "Acorda" ao restaurar completamente os '''Pontos de Vida (PV)''', '''Fadiga''' e '''Fadiga Mínima'''.
:* Recupera-se ao restaurar completamente os '''Pontos de Vida''', '''Fadiga''' e '''Fadiga Mínima'''.
* Ao despertar, os valores de Sede e Fome são limitados a no máximo '''95%'''.
:* Ao despertar, os valores de Sede e Fome são limitados a no máximo '''95%'''.




== Penalidades Pós-Desmaio ==
= Penalidades Pós-Desmaio =
Após acordar de um desmaio, o personagem ganha os seguintes modificadores temporários:
* '''[[Modificadores#Fadiga Elevada|Fadiga Elevada]]:''' por 24h.
* '''[[Modificadores#Mal-Estar Temporário|Mal-Estar Temporário]]:''' por 24h ou por dormir.
* '''[[Modificadores#Recuperação Reduzida|Recuperação Reduzida]]:''' por 24h.


Após acordar de um desmaio, o personagem sofre penalidades temporárias:
* '''[[Modificadores#Fadiga Elevada|Fadiga Elevada]]:''' Fadiga é consumida 2x mais rápido por 24 horas de jogo.
* '''[[Modificadores#Mal-Estar Temporário|Mal-Estar Temporário]]:''' Redução de -1 em todos os Atributos Principais por 24h ou até descanso apropriado.
* '''[[Modificadores#Recuperação Reduzida|Recuperação Reduzida]]:''' Cura reduzida pela metade por 24h.


 
= Consequências Narrativas =
== Consequências Narrativas ==


Durante o estado de desmaio, podem ocorrer eventos narrativos determinados pelo sistema, pelo mestre ou por eventos automáticos:
Durante o estado de desmaio, podem ocorrer eventos narrativos determinados pelo sistema, pelo mestre ou por eventos automáticos:

Edição atual tal como às 23h22min de 9 de abril de 2025

A engine PlayTale trabalha com um sistema de colapso e desmaio ao invés de morte definitiva para jogadores. Ao atingir 0 Pontos de Vida, o personagem entra em estado crítico e precisa realizar um teste para determinar seu estado imediato.


Estado Crítico

Quando os Pontos de Vida chegam a zero, o personagem deve realizar um Teste de Conscientização. Esse teste determina se o personagem consegue se recuperar do impacto ou se entra em colapso.

  • Se o teste for bem-sucedido:
  • O personagem retorna com 1 PV e sua Fadiga é automaticamente ajustada para 90%.
  • Ele pode agir normalmente no turno seguinte, mesmo com penalidades narrativas.
  • Se o teste falhar:
  • O personagem desmaia imediatamente, tornando-se vulnerável e incapacitado.


Desmaio

O desmaio é um estado temporário de inconsciência que impede o personagem de agir ou reagir ao ambiente.

  • Torna o personagem vulnerável a ataques, eventos e decisões narrativas.
  • Pode ocorrer resgate ou saque por NPCs, criaturas ou eventos automáticos.


Recuperação Natural

Uma vez desmaiado o personagem entra em um estado semelhante à dormir (embora compulsório), e a recuperação se dará como a detalhado em Recuperação por Dormir, mas com os seguintes agravantes:

  • Não acorda por eventos externos até que a recuperação de Pontos de Vida (PV) atinja 90% e que Fadiga caia à 10%.
  • Não sofre mais dano durante o estado de desmaio, mas pode ser saqueado.
  • Fator de Qualidade do Sono é fixado em 0,5 (C=0; R=100; S=0).
  • "Acorda" ao restaurar completamente os Pontos de Vida (PV), Fadiga e Fadiga Mínima.
  • Ao despertar, os valores de Sede e Fome são limitados a no máximo 95%.


Penalidades Pós-Desmaio

Após acordar de um desmaio, o personagem ganha os seguintes modificadores temporários:


Consequências Narrativas

Durante o estado de desmaio, podem ocorrer eventos narrativos determinados pelo sistema, pelo mestre ou por eventos automáticos:

  • Perda de Inventário:
  • Ladrões: ouro, poções, anéis, pergaminhos.
  • Animais: comida, roupas leves, poções.
  • Criaturas místicas: itens raros, ingredientes mágicos.
  • Montaria:
  • Pode fugir, ser ferida, capturada ou morta.
  • Situações Possíveis:
  • Ser salvo por NPCs (aliados ou não).
  • Ser transportado para outro local.
  • Acordar capturado, hospitalizado ou em meio a nova narrativa.