Modelo de Ficha de Escudos: mudanças entre as edições
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A ficha de escudo é utilizada para descrever escudos no universo do jogo. Escudos são itens de mão do subtipo '''Escudo''' e sua função primária é a '''defesa'''. Eles são empunhados pelo personagem e fornecem valores de bloqueio, resistência e outras propriedades defensivas. | A ficha de escudo é utilizada para descrever escudos no universo do jogo. Escudos são itens de mão do subtipo '''Escudo''' e sua função primária é a '''defesa'''. Eles são empunhados pelo personagem e fornecem valores de bloqueio, resistência e outras propriedades defensivas. | ||
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* '''Qualidade:''' Define a qualidade da arma, se utilizado pelo jogo. A mesma arma pode ter qualidades diferentes, como se tivessem um defeito de fabricação ou uma qualidade rara, que confere algum modificador nos seus atributos. Para definir este campo deve-se conferir a documentação de definição do jogo. | |||
* '''Valor de Bloqueio:''' | * '''Valor de Bloqueio:''' Número base de bloqueio fornecido pelo escudo. Ex: +2 | ||
* '''Penalidade de Destreza:''' Redução em ações ágeis para personagens não especializados. Ex: -1 se sem proficiência | |||
* '''Penalidade de Destreza:''' | * '''Bônus Adicional:''' Efeitos extras ou condições especiais. Ex: +1 contra projéteis, resistência ao fogo, bônus contra mortos-vivos | ||
* '''Bônus Adicional:''' | * '''Interações Especiais:''' Ações extras com o escudo. Ex: pode ser usado para empurrar inimigos, refletir feitiços com teste de Vontade | ||
* '''Interações Especiais:''' | |||
* '''Classes e Raças com Bônus:''' | * '''Classes e Raças com Bônus:''' | ||
:* '''Classes:''' Classes que recebem bônus ao usar este escudo, com descrição do bônus. Ex: Guerreiro (+1 Bloqueio), Clérigo (+1 resistência espiritual) | |||
:* '''Raças:''' Raças que têm afinidade com o escudo. Ex: Anão (+1 resistência ao impacto) | |||
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* O campo '''Valor de Bloqueio''' se soma ao cálculo de bloqueio do personagem em combate. | * O campo '''Valor de Bloqueio''' se soma ao cálculo de bloqueio do personagem em combate. | ||
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* Itens mágicos ou sagrados devem descrever seus efeitos em '''Bônus Adicional''' ou '''Interações Especiais'''. | * Itens mágicos ou sagrados devem descrever seus efeitos em '''Bônus Adicional''' ou '''Interações Especiais'''. | ||
* O '''Peso''' influencia fadiga, penalidades de mobilidade e pode afetar o tempo de troca do item durante o turno. | * O '''Peso''' influencia fadiga, penalidades de mobilidade e pode afetar o tempo de troca do item durante o turno. | ||
Edição atual tal como às 18h02min de 9 de abril de 2025
A ficha de escudo é utilizada para descrever escudos no universo do jogo. Escudos são itens de mão do subtipo Escudo e sua função primária é a defesa. Eles são empunhados pelo personagem e fornecem valores de bloqueio, resistência e outras propriedades defensivas.
Cada escudo deve ser descrito em uma ficha própria utilizando o modelo abaixo. As instruções de preenchimento estão descritas ao lado de cada campo.
[[Arquivo:NomeDoEscudo.png|thumb|right|300px|Nome Do Escudo]] '''Atributos do Item de Mão:''' * Incluir todos os atributos definidos na página [[Modelo_de_Ficha_de_Itens_de_Mão|Modelo de Ficha de Itens de Mão]], na ordem e fielmente como mandam suas instruções. '''Atributos Específicos do Subtipo Arma:''' * '''Qualidade:''' Define a qualidade da arma, se utilizado pelo jogo. A mesma arma pode ter qualidades diferentes, como se tivessem um defeito de fabricação ou uma qualidade rara, que confere algum modificador nos seus atributos. Para definir este campo deve-se conferir a documentação de definição do jogo. * '''Valor de Bloqueio:''' Número base de bloqueio fornecido pelo escudo. Ex: +2 * '''Penalidade de Destreza:''' Redução em ações ágeis para personagens não especializados. Ex: -1 se sem proficiência * '''Bônus Adicional:''' Efeitos extras ou condições especiais. Ex: +1 contra projéteis, resistência ao fogo, bônus contra mortos-vivos * '''Interações Especiais:''' Ações extras com o escudo. Ex: pode ser usado para empurrar inimigos, refletir feitiços com teste de Vontade * '''Classes e Raças com Bônus:''' :* '''Classes:''' Classes que recebem bônus ao usar este escudo, com descrição do bônus. Ex: Guerreiro (+1 Bloqueio), Clérigo (+1 resistência espiritual) :* '''Raças:''' Raças que têm afinidade com o escudo. Ex: Anão (+1 resistência ao impacto)
Observações Técnicas
- O campo Valor de Bloqueio se soma ao cálculo de bloqueio do personagem em combate.
- A Cobertura define áreas protegidas mesmo quando o personagem não está em postura defensiva.
- A Penalidade de Destreza só se aplica se o personagem não tiver proficiência com o escudo.
- Itens mágicos ou sagrados devem descrever seus efeitos em Bônus Adicional ou Interações Especiais.
- O Peso influencia fadiga, penalidades de mobilidade e pode afetar o tempo de troca do item durante o turno.