Raças: mudanças entre as edições

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Edição atual tal como às 18h26min de 24 de março de 2025

As raças definem vários aspectos do personagem (NPCs e Jogadores), e embora o universo de Mystery Realms tenha diversas Raças, nem todas são jogáveis. As classes que são jogáveis estão marcadas.

As raças são escolhidas na criação do personagem e definem parte de sua identidade, capacidades físicas, afinidade mágica, reputação social e relações com NPCs. Elas influenciam diretamente os atributos iniciais, habilidades secundárias, resistências naturais e limites físicos.

A pontuação inicial será definida em conjunto pela raça e classe escolhida — não há distribuição livre de pontos. O crescimento posterior dos atributos será controlado pelo sistema de progressão do jogo.


Humano

  • Pontos Fortes: Versátil, adaptável, respeitado em quase todos os lugares.
  • Pontos Fracos: Nenhuma habilidade especial notável.
  • Resistências: Nenhuma.
  • Observações: Ótima escolha para quem deseja equilíbrio.


Elfo

  • Pontos Fortes: Rápido, atento, com afinidade mágica e longevidade.
  • Pontos Fracos: Pouca resistência física.
  • Resistências:
  • Imunidade a sono mágico
  • Visão no escuro (12m)


Meio-elfo

  • Pontos Fortes: Flexível, com empatia social e intuição mágica.
  • Pontos Fracos: Dificuldade de aceitação plena em algumas culturas.
  • Resistências:
  • Resistência a encantamentos mágicos


Anão

  • Pontos Fortes: Robusto, determinado, imune a venenos e fadiga.
  • Pontos Fracos: Lento, desconfiado, pouco sociável.
  • Resistências:
  • Resistência total a venenos
  • Capacidade de carga +25%


Meio-orc

  • Pontos Fortes: Potência física, instinto de combate.
  • Pontos Fracos: Pouco carisma e racismo social.
  • Resistências:
  • Sobrevive com 1 ponto de vida a um golpe fatal 1 vez por dia


Tiefling

  • Pontos Fortes: Magia inata, resistência a fogo, carisma sombrio.
  • Pontos Fracos: Sofre preconceito, aparência incomum.
  • Resistências:
  • Resistência a fogo
  • Magia menor inata (escolhida pelo jogador entre opções limitadas)


Draconato

  • Pontos Fortes: Poder físico ou arcano, resistência elementar, presença marcante.
  • Pontos Fracos: Difícil de esconder ou disfarçar.
  • Resistências:
  • Resistência ao tipo de elemento da linhagem (escolhido na criação)
  • Sopro elemental 1x por descanso


Halfling

  • Pontos Fortes: Sorte natural, furtividade, escapismo.
  • Pontos Fracos: Baixa força e pouca presença social.
  • Resistências:
  • Imunidade a medo mágico
  • Pode rerrolar uma falha crítica por dia

Tabela de Atributos e Habilidades

Atributos / Raça Humano Elfo Meio-elfo Anão Meio-orc Tiefling Draconato Halfling
Força 3 2 2 3 5 2 4 1
Destreza 3 4 3 2 3 3 2 5
Constituição 3 2 3 5 4 2 4 3
Intelecto 3 4 3 2 1 4 3 2
Percepção 3 4 3 3 2 2 2 3
Carisma 3 2 4 2 1 4 3 2
Vontade 3 3 3 3 2 3 2 4
Total de Atributos 21 23 21 20 18 20 20 20
Persuasão +1
Conhecimento (Arcano) +2
Conhecimento (Natureza) +2
Conhecimento (Relíquias) +2
Sobrevivência +2
Furtividade +2
Intimidação +1 +1

Tabela de Pesos por Gênero

Raça Masculino (kg) Feminino (kg) Não-binário / Outro (kg)
Humano 75 65 70
Elfo 60 50 55
Meio-elfo 67 57 62
Anão 85 75 80
Meio-orc 95 85 90
Tiefling 70 60 65
Draconato 100 90 95
Halfling 40 35 37