Fichas de Criação: mudanças entre as edições

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:* Definir se o mundo possui leis físicas e mágicas próprias.
:* Definir se o mundo possui leis físicas e mágicas próprias.
:* Quantidade de sóis e luas, comportamento do tempo, existência de magia natural ou arcana, fluxo de energias, etc.
:* Quantidade de sóis e luas, comportamento do tempo, existência de magia natural ou arcana, fluxo de energias, etc.
* '''Ciclos Cósmicos e Temporais:'''
:* Sistema de tempo (dias, estações, calendários).
:* Eventos astronômicos recorrentes, influência das luas e marés, e impactos narrativos.


* '''Planos Existenciais e Conexões:'''
* '''Planos Existenciais e Conexões:'''
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* '''História e Curiosidades:'''
* '''História e Curiosidades:'''
:* Eventos de escala mundial, guerras ancestrais, ciclos de destruição e renascimento, pactos globais, etc.
:* Eventos de escala mundial, guerras ancestrais, ciclos de destruição e renascimento, pactos globais, etc.
* '''Parâmetros da Engine:'''
:* '''Fator Monetário:''' Defina sempre o valor 1.
:* '''Ciclos Cósmicos e Temporais:'''
::* '''Minutos por Hora:''' Defina quantos minutos compõem uma hora no mundo.
::* '''Horas por Dia:''' Defina quantas horas existem por dia.
::* '''Dias por Ano:''' Defina 'uantos dias existem em um ano completo.
::* '''Fases do Dia:''' Defina o horário das fases do dia.
::* '''Estações do Ano:''' Defina o número de dias e a duração de cada estação do ano em dias. '''O total de dias de cada estação deve coincidir com o número de dias por ano.'''
::* '''Ciclos Lunares:''' Se houver lua, definir comportamento de ciclos lunares, incluindo duração, fases e efeitos associados. Se não houver, deixar em branco.
::* '''Outros eventos:''' Se existir, descrever eventos astronômicos recorrentes, influência das luas e marés, e impactos narrativos. Se não houver, deixar em branco.


* '''Notas Narrativas:'''
* '''Notas Narrativas:'''
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* '''Notas Narrativas:'''
* '''Notas Narrativas:'''
:* Direcionamentos para mestres e IA sobre como usar esse Continente em campanhas amplas, exploração intercontinental ou construção de mundos.
:* Direcionamentos para mestres e IA sobre como usar esse Continente em campanhas amplas, exploração intercontinental ou construção de mundos.
* '''Parâmetros da Engine:'''
:* '''Fator Monetário:''' Defina sempre o valor 1.


== Ficha de Domínio ==
== Ficha de Domínio ==
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:* Direcionamento para uso em quests de larga escala, eventos políticos, heranças disputadas, diplomacia e guerras.
:* Direcionamento para uso em quests de larga escala, eventos políticos, heranças disputadas, diplomacia e guerras.
:* Referência útil para IA sobre tom e estilo narrativo das interações com o domínio.
:* Referência útil para IA sobre tom e estilo narrativo das interações com o domínio.
* '''Parâmetros da Engine:'''
:* '''Fator Monetário:''' Defina sempre o valor 1.


== Ficha de Região ==
== Ficha de Região ==
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:* Eventos históricos importantes, lendas locais, ruínas esquecidas.
:* Eventos históricos importantes, lendas locais, ruínas esquecidas.
* '''Notas Narrativas:''' Direcionamento para uso em quests, ambientação da IA, e construção de histórias.
* '''Notas Narrativas:''' Direcionamento para uso em quests, ambientação da IA, e construção de histórias.
* '''Parâmetros da Engine:'''
:* '''Fator Monetário:''' Defina sempre o valor 1.


== Ficha de Localidade ==
== Ficha de Localidade ==
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:* Presença ou ausência de: chuvas, neblinas, ventos fortes, umidade elevada, seca, etc.
:* Presença ou ausência de: chuvas, neblinas, ventos fortes, umidade elevada, seca, etc.
:* Outros efeitos atmosféricos relevantes (auroras, poeira mágica, geadas, tempestades sazonais).
:* Outros efeitos atmosféricos relevantes (auroras, poeira mágica, geadas, tempestades sazonais).
* '''Índice de Risco - R ( Risco de Hostilidade do Ambiente):''' Valor de 0 a 100, que representa a probabilidade base de ocorrência de eventos hostis enquanto o jogador dorme nessa localidade. Conforme descrito na página [[Descanso e Recuperação]] da documentação do projeto.
* '''Índice de Risco - R ( Risco de Hostilidade do Ambiente):''' Valor de 0 a 100, que representa a probabilidade base de ocorrência de eventos hostis enquanto o jogador dorme nessa localidade. Conforme descrito na página [[Recuperação]] da documentação do projeto.
 
== Ficha de Zona ==
A ficha de zona deve incluir a imagem da zona com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'): <pre>[[Arquivo:NomeDaZona.png|thumb|right|300px|Nome da Zona]]</pre>
Ao criar a ficha de uma '''Zona''' é obrigatório a definição dos seguintes campos:
* '''Nome:''' Nome da Zona. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 1) e  criada dentro da página da '''Localidade''' correspondente. Exemplo: <pre>= Anel Central =</pre>
 
* '''Localidade:'''
:* Descrição da localização interna dentro da localidade (ex: Bairro Sul, Ala Oeste, Subterrâneo Arcano).
 
* '''NPCs:'''
:* [[Personagens#Nome_Completo_NPC|Nome Completo do NPC 1]]
:* [[Personagens#Nome_Completo_NPC2|Nome Completo do NPC 2]]
 
* '''Descrição:'''
:* Texto narrativo e imersivo descrevendo a Zona (sem incluir detalhemento visual, que irá no campo próprio).
:* Se houver uso recorrente por uma facção, evento ou estrutura mágica, esse uso deve ser descrito aqui.
:* É importante mencionar se a zona é pública, privada, vigiada, abandonada, nobre, marginalizada, etc.
 
* '''Detalhamento Visual:''' 
:* Descrição detalhada da aparência do ambiente com foco em aspectos visuais — arquitetura, iluminação, materiais, objetos decorativos, elementos do cenário, ambientação cinematográfica e atmosfera. Este campo serve como base para artistas e IA visual compreenderem exatamente como representar o ambiente graficamente.
 
* '''Notas Narrativas:'''
:* Direcionamentos para mestres e IA sobre como utilizar a Zona em interações, ganchos de missão, exploração ou ambientação.
:* Pode incluir tipos de eventos comuns, estilo narrativo recomendado ou emoções predominantes na zona (ex: tensão, reverência, decadência).
 
== Ficha de Ambiente ==
A ficha de ambiente deve incluir a imagem do ambiente com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'): <pre>[[Arquivo:NomeDoAmbiente.png|thumb|right|300px|Nome do Ambiente]]</pre>
Ao criar a ficha de um '''Ambiente''' é obrigatório a definição dos seguintes campos:
 
* '''Nome:''' Nome do Ambiente. O nome também é utilizado no título do tópico (que deve ser de nível 2) e criado dentro do tópico da '''Zona''' correspondente. Exemplo: <pre>== Sala de Vigília ==</pre>
 
* '''Função Narrativa:'''
:* Objetivo principal do ambiente no jogo (ex: dormitório, cofre, altar, câmara de julgamento, campo de batalha, etc.).
 
* '''Condições de Sono (quando aplicável):'''
:* '''C (Conforto):''' Valor de 0 a 100 que representa o quão apropriado o ambiente é para descanso. Considera fatores como cama, temperatura, barulho, iluminação e sensação geral de abrigo. Quanto maior o valor, melhor a recuperação ao dormir. Exemplos:
::* 100 – Cama de luxo em aposento nobre
::* 70 – Beliche simples em pousada
::* 30 – Chão firme com saco de dormir
::* 0 – Solo molhado sob tempestade ou lugar absolutamente inóspito
 
:* '''R (Risco de Hostilidade):''' Valor de 0 a 100 que representa a chance base de ocorrerem interrupções hostis (ataques, furtos, monstros, etc.) enquanto o jogador dorme. É fixo para cada ambiente e não muda com o tempo. Exemplos:
::* 90 – Floresta infestada ou covil inimigo
::* 45 – Vila desprotegida com pouca vigilância
::* 10 – Estalagem vigiada ou acampamento controlado
::* 0 – Câmara protegida em templo sagrado
 
:* '''S (Segurança):''' Sempre 0 na ficha de ambiente; representa apenas modificadores temporários aplicados de acordo com a narração, não do ambiente em si.
 
:* '''Possível Dormir:''' Define se o jogador pode usar ativamente a ação "Dormir" neste ambiente. Os únicos valores válidos são '''Sim''' ou '''Não'''. Mesmo ambientes com valor '''Não''' devem ter os atributos C, R e S definidos, pois o personagem ainda pode adormecer por desmaio, feitiços, venenos ou colapso por exaustão.
 
* '''Descrição:'''
:* Texto narrativo e descritivo do ambiente (exceto descrição visual, que deve se concentrar no campo '''Detalhamento Visual''').
:* Incluir aspectos sensoriais (cheiros, sons), estrutura, objetos marcantes e sensações que o local desperta.
:* Se houver presença de criaturas, armadilhas, passagens secretas ou rituais, eles devem ser mencionados aqui.
 
* '''Detalhamento Visual:''' 
: Descrição detalhada da aparência do ambiente com foco em aspectos visuais — arquitetura, iluminação, materiais, objetos decorativos, elementos do cenário, ambientação cinematográfica e atmosfera. Este campo serve como base para artistas e IA visual compreenderem exatamente como representar o ambiente graficamente.
 
* '''Notas Narrativas:'''
:* Recomendações para mestres e IA sobre uso narrativo do ambiente.
:* Pode incluir sugestões de eventos aleatórios, interações comuns, climas emocionais ou reações esperadas de NPCs e jogadores no espaço.
 
= Ficha de NPC =
Todo NPC criado deve ser Nome e Sobrenome. A ficha de um NPC deve ter as seguintes características:
 
A ficha do NPC deve incluir uma imagem com suas características, imagem do ambiente com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'): <pre>[[Arquivo:NomeDoNPC.png|thumb|right|300px|Nome do NPC]]</pre>
 
O nome do NPC deve ser utilizado no título da sessão, sempre em segundo nível. Ex: == Nome do NPC ==
* '''Idade''': Fornecer a idade exata, aproximada ou desconhecida com a definição da idade aparente (para povos que vivem muito)
* '''Raça''': Definir a raça do NPC. Preferência para raças com aspecto humano, como humanos, elfos, anões, etc. Mas livre para escolher qualquer raça com aspectos diferentes quando necessário (como Trolls, Orcs, etc).
* '''Profissão/Ocupação''': Definir a profissão, ocupação, até mesmo nível de instrução/conhecimento caso seja acadêmico.
* '''Local''': Local onde é encontrado.
* '''Bio''': Definir uma pequena biografia sobre o personagem
* '''Aparência''': Definir a aparência do personagem, desde aparência física com detalhes sobre cabelo, marcas,estatura, postura, etc., até roupas, acessórios, etc.
* '''Personalidade e Comportamento''': Instrução sobre seu comportamento, alinhamento, etc.
* '''Expressões Típicas''': Tipos de falas e expressões comuns do personagem para dar maoir característica ao personagem.
* '''Relacionamentos''': Definir o relacionamento com outros personagens, se houver ou se der mais vida ao personagem.
* '''Mecânica do Jogo''': Quando houver alguma instrução sobre como o NPC deverá proceder no jogo, informações em relação a programação e funcionamento do jogo, não sobre sua personalidade ou pessoais.
 
 
'''Exemplo de Ficha NPC''':
* '''Idade:''' Cerca de 55 anos (aparência condizente com a idade) 
* '''Raça:''' Humano 
* '''Profissão/Ocupação:''' Dono e guardião da [[Langur#Taverna_Asa_Quebrada|Taverna Asa Quebrada]]; ex-soldado veterano do Exército de Langur. 
* '''Local:''' [[Langur#Taverna_Asa_Quebrada|Taverna Asa Quebrada]], Anel Exterior de Langur
* '''Bio:''' Dargan Harth é um ex-combatente da Batalha do Desfiladeiro de Varnor, onde perdeu a perna direita ao segurar sozinho um flanco contra bestas da névoa, salvando seu destacamento. Após anos desaparecido, reapareceu mancando, com uma prótese de madeira e ferro forjada por anões. Fundou a [[Langur#Taverna_Asa_Quebrada|Taverna Asa Quebrada]] em uma viela discreta de Langur, que hoje é conhecida como um ponto de encontro seguro para forasteiros e negociadores à margem do sistema.
* '''Aparência:''' Corpo forte e gasto pela vida militar. Rosto marcado por uma cicatriz que cruza do supercílio até a mandíbula. Barba rala e malcuidada, olhos pequenos e atentos. Usa roupas de couro reforçado, geralmente escuras. A prótese da perna é visível, mas firme. Mantém uma espada curva de guerra — chamada ''Verônica'' — escondida atrás do balcão. Há quem diga que ela carrega um encantamento sombrio.
* '''Personalidade e Comportamento:''' Direto, bruto e sem rodeios. Dargan fala pouco, observa muito, e resolve problemas com ação, não com discurso. É ríspido, mas justo. Não tolera confusão dentro da taverna e detesta política, magos e fofoqueiros. Apesar da postura dura, ajuda discretamente veteranos, órfãos e pessoas em apuros, sem nunca admitir boas intenções.
* '''Expressões Típicas:''' "Hmph.”, “Fala logo.”, “Isso não é da sua conta.”, “Vi coisa pior.”, “Quartos são dois de ouro. Tem ou não?”, “Ferroada não erra. Se ele grasnou, alguém vai sangrar.”
* '''Relacionamentos:'''
** Guarda desprezo por membros da Guilda dos Magos e burocratas do Conselho. 
** Possui uma rixa não declarada com Lirianne Morth, embora os motivos sejam desconhecidos. 
** Tem um corvo preto chamado ''Ferroada'' que parece entender tudo o que se passa na taverna. 
** É respeitado por mercenários, viajantes e informantes de Langur, que o veem como um homem confiável — desde que não se ultrapassem os limites.
* '''Mecânica do Jogo:''' -
 
= Ficha de Personalidades =
A ficha de uma personalidade (Personagem que não atua no jogo, com alguém que já morreu, deu nome a algum prédio/ponte/etc., mas que não interaje com o jogador), deve apenas conter:
 
O nome da Personalidade deve ser utilizado no título da sessão, sempre em segundo nível. Ex: == Nome da Personalidade ==
* '''Bio:''' - com uma explicação concisa de quem é o personagem, e a história necessária para se encaixar no jogo. Não exagerar com informações. Podemos enriquecer a história no futuro quando desenvolvermos a história.
 
 
'''Exemplo de Ficha de Personalidade'''


* '''Bio:''' Archom Varnak foi um arcanista e historiador lendário que viveu há cerca de 300 anos. Fundador da [[Langur#Biblioteca_Varnak|Biblioteca Varnak]], no Anel Central de [[Langur]], é lembrado como um dos maiores colecionadores e estudiosos de magia ancestral e conhecimento proibido. Desapareceu nos andares superiores da própria biblioteca durante experimentos com realidades paralelas. Muitos acreditam que sua consciência permanece fundida à estrutura arcana da torre. Encantamentos e dispositivos mágicos ainda respondem ao seu nome, e há quem afirme ouvir sua voz sussurrando nos corredores mais antigos. Seu legado moldou as bases do conhecimento arcano no continente central.
* '''Parâmetros da Engine:'''
:* '''Fator Monetário:''' Defina sempre o valor 1.





Edição atual tal como às 15h54min de 11 de abril de 2025

Ficha de Lugar

As fichas de lugares mudam de acordo com o tipo do lugar. A seguir os modelos e descrição de como elas devem ser criadas.


Ficha de Mundo

Ao criar a ficha de um Mundo é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome do Mundo. Não crie um tópico com o nome do mundo — a própria página já representa o Mundo.
  • Descrição Geral:
  • Breve descrição sobre o mundo como um todo — seu tom, temas centrais, tipo de realidade (mágica, científica, mista).
  • Pode incluir a natureza de sua criação, equilíbrio entre luz e trevas, ou seu papel dentro de uma cosmologia maior.
  • Regras Fundamentais:
  • Definir se o mundo possui leis físicas e mágicas próprias.
  • Quantidade de sóis e luas, comportamento do tempo, existência de magia natural ou arcana, fluxo de energias, etc.
  • Planos Existenciais e Conexões:
  • Relação com outros planos (espirituais, infernais, elementais, sonhos).
  • Portais, fendas, ou locais de transição entre planos.
  • Forças Primordiais ou Entidades Maiores:
  • Presença de deuses, entidades cósmicas, criaturas originárias ou forças que moldam o equilíbrio do mundo.
  • História e Curiosidades:
  • Eventos de escala mundial, guerras ancestrais, ciclos de destruição e renascimento, pactos globais, etc.
  • Parâmetros da Engine:
  • Fator Monetário: Defina sempre o valor 1.
  • Ciclos Cósmicos e Temporais:
  • Minutos por Hora: Defina quantos minutos compõem uma hora no mundo.
  • Horas por Dia: Defina quantas horas existem por dia.
  • Dias por Ano: Defina 'uantos dias existem em um ano completo.
  • Fases do Dia: Defina o horário das fases do dia.
  • Estações do Ano: Defina o número de dias e a duração de cada estação do ano em dias. O total de dias de cada estação deve coincidir com o número de dias por ano.
  • Ciclos Lunares: Se houver lua, definir comportamento de ciclos lunares, incluindo duração, fases e efeitos associados. Se não houver, deixar em branco.
  • Outros eventos: Se existir, descrever eventos astronômicos recorrentes, influência das luas e marés, e impactos narrativos. Se não houver, deixar em branco.
  • Notas Narrativas:
  • Direcionamentos para mestres e IA sobre como utilizar o mundo como estrutura-base de campanhas, incluindo possibilidades de expansão, mundos paralelos, e conexões com histórias alternativas.

Ficha de Continente

Ao criar a ficha de um Continente é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome do Continente. Não crie um tópico com o nome do Continente — a própria página já representa o Continente.
  • Descrição Geral:
  • Breve descrição narrativa do Continente, sua importância geopolítica ou mágica no mundo e papel nas histórias do jogo.
  • Pode conter elementos sobrenaturais, lendas ou atmosferas únicas.
  • Características Geográficas:
  • Tipos de relevo predominantes, presença de oceanos, desertos, cordilheiras, ilhas, rios místicos, etc.
  • Informações sobre acessibilidade e isolamento de certas regiões.
  • Povos e Culturas:
  • Resumo das civilizações, povos nativos, etnias dominantes ou migratórias.
  • Idiomas, tradições e conflitos culturais.
  • Ameaças Naturais ou Sobrenaturais:
  • Perigos específicos que afetam o Continente: maldições, monstros colossais, zonas instáveis, tempestades arcanas, etc.
  • Biomas Predominantes:
  • Listar os principais biomas que formam o Continente (selvas tropicais, desertos de sal, tundras mágicas etc.).
  • Clima Global:
  • Descrever se há estações, extremos climáticos, interferência mágica no clima, etc.
  • Conexões com Outros Continentes:
  • Caminhos, portais, zonas de transição, oceanos navegáveis ou rupturas planares.
  • Caso o Continente seja isolado ou esquecido, isso deve ser destacado aqui.
  • Notas Narrativas:
  • Direcionamentos para mestres e IA sobre como usar esse Continente em campanhas amplas, exploração intercontinental ou construção de mundos.
  • Parâmetros da Engine:
  • Fator Monetário: Defina sempre o valor 1.


Ficha de Domínio

Ao criar a ficha de um Domínio é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome do Domínio. Não crie um tópico com o nome do domínio — a própria página já representa o Domínio.
  • Descrição Geral:
  • Visão ampla sobre a identidade cultural, política e histórica do domínio.
  • Contexto narrativo sobre sua influência no mundo, ideologias predominantes, modo de vida, e sua importância geopolítica.
  • Tipo de Governo:
  • Forma de governo predominante: monarquia, conselho, império, teocracia, confederação tribal, etc.
  • Nome da liderança, cargos relevantes e formas de sucessão (hereditária, eleita, mística, etc.).
  • Composição Territorial:
  • Quantidade aproximada de regiões e localidades sob seu controle.
  • Características territoriais marcantes (montanhas sagradas, rios divisores, muralhas ancestrais etc.).
  • Sociedade e Cultura:
  • Costumes, tradições, idioma(s), arquitetura, calendário próprio (se houver), religião predominante.
  • Relações entre classes sociais, presença de castas, e estrutura urbana-rural.
  • Relações Políticas:
  • Relação com outros domínios (alianças, rivalidades, neutralidade).
  • Cidades ou regiões disputadas, tratados de paz ou zonas militares.
  • Economia e Recursos Estratégicos:
  • Principais produtos, fontes de riqueza (magia, minério, agricultura, comércio etc.).
  • Itens de valor especial que possam motivar conflitos ou atração de aventureiros.
  • Riscos e Conflitos Internos:
  • Facções rebeldes, corrupção, disputas sucessórias, tensões culturais ou regionais.
  • História e Eventos Marcantes:
  • Fundação, guerras importantes, mudanças de poder, momentos sobrenaturais ou mágicos.
  • Personagens históricos notáveis ligados ao domínio.
  • Notas Narrativas:
  • Direcionamento para uso em quests de larga escala, eventos políticos, heranças disputadas, diplomacia e guerras.
  • Referência útil para IA sobre tom e estilo narrativo das interações com o domínio.
  • Parâmetros da Engine:
  • Fator Monetário: Defina sempre o valor 1.


Ficha de Região

Ao criar a ficha de um Região é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome da Região. Não crie um tópico com o nome da Região — a própria página já representa a Região.
  • Descrição Geral: Breve descrição da região e suas características marcantes.
  • Bioma:
  • Tipo de bioma predominante (ex: floresta, tundra, deserto, pântano, montanha, etc.).
  • Composição de fauna e flora características.
  • Clima:
  • Presença de estações, variações térmicas, umidade, neblinas, ventos, incidência de chuvas e temperatura média.
  • Influência do clima na ambientação e na vida da região.
  • Recursos Naturais e Ambientais:
  • Elementos únicos da região (plantas raras, minerais, fontes mágicas, criaturas específicas).
  • Riscos e Ameaças: Criaturas selvagens, clima hostil, zonas corrompidas, conflitos ativos etc.
  • História e Curiosidades:
  • Eventos históricos importantes, lendas locais, ruínas esquecidas.
  • Notas Narrativas: Direcionamento para uso em quests, ambientação da IA, e construção de histórias.
  • Parâmetros da Engine:
  • Fator Monetário: Defina sempre o valor 1.


Ficha de Localidade

A ficha de localidade deve incluir a imagem da localidade com o seguinte código wiki (sem as tags 'pre'):

[[Arquivo:NomeDaCidade.png|thumb|right|300px|Nome da Cidade]]

Ao criar a ficha de um Localidade é obrigatório a definição dos seguintes campos:

  • Nome: Nome da Localidade. Não crie um tópico com o nome da Localidade — a própria página já representa o Localidade.
  • Tipo: Cidade, vila, fortaleza, templo, torre, ruína, caverna, etc.
  • Localização no Mapa: Coordenadas (Ex: [10;15]), conforme descrito no página Mapa e Movimentação da documentação do projeto.
  • Descrição: Texto descritivo e imersivo sobre a localidade, incluindo:
  • Aspectos físicos (arquitetura, terreno, clima)
  • Estrutura social (governo, castas, organização)
  • Destaques históricos ou mágicos
  • Divisão de zonas principais, se houver (ex: anéis, setores, alas)
  • Notas de Ambientação - Informações úteis para IA e narrativa (ritmo da cidade, eventos recorrentes, etc.)
  • Acesso e Rotas: Descrição das rotas principais de chegada e saída. Incluir:
  • Portos, estradas, trilhas, etc.
  • Condições dessas rotas (seguras, patrulhadas, bloqueadas, perigosas, sazonais etc.)
  • Clima: - Instruções para preenchimento:
  • Indicar se há ciclo de dia/noite.
  • Indicar se existem estações do ano ou se o clima é fixo.
  • Temperaturas médias (em °C) no verão/inverno ou dia/noite.
  • Presença ou ausência de: chuvas, neblinas, ventos fortes, umidade elevada, seca, etc.
  • Outros efeitos atmosféricos relevantes (auroras, poeira mágica, geadas, tempestades sazonais).
  • Índice de Risco - R ( Risco de Hostilidade do Ambiente): Valor de 0 a 100, que representa a probabilidade base de ocorrência de eventos hostis enquanto o jogador dorme nessa localidade. Conforme descrito na página Recuperação da documentação do projeto.
  • Parâmetros da Engine:
  • Fator Monetário: Defina sempre o valor 1.


Ficha de Criatura

Toda Criatura criada deve ter as seguintes características:

  • Nome: Nome da criatura. Pode ser inventado ou descritivo, mas deve ser exclusivo no jogo.
  • Categoria: Categoria-base da criatura (ex: Fera Selvagem, Aberração, Morto-Vivo, etc.). Define os atributos e comportamento padrão.
  • Aparência: Descrição física da criatura: forma, cor, movimentos, som, textura, olhos, etc. Deve ser vívida, para uso em narrativa e ambientação.
  • Comportamento e Estilo de Combate: Define se é agressiva, defensiva, caçadora, territorial, solitária, etc. Deve indicar como age em combate ou quando ameaçada. Pode conter táticas (ex: embosca, recua com pouco HP, ataca pontos vitais).
  • História ou Origem (opcional): Explica a natureza da criatura. Pode ser natural, mágica, corrompida, criada, ancestral, etc. Deve ser incluído se houver relevância narrativa ou se a criatura fizer parte de um mistério ou quest.
  • Habilidades Especiais: Efeitos únicos da criatura em batalha. Exemplos: causar envenenamento, hipnose, grito paralisante, regeneração, voo temporário, etc. Cada habilidade deve ter nome, efeito e se possui tempo de recarga.
  • Resistências e Fraquezas: Indicar se possui resistência (total ou parcial) a tipos de dano (físico, mágico, fogo, veneno, etc.) ou se é vulnerável a algum efeito. Pode conter imunidades ou sensibilidades.
  • Loot: Itens que podem ser obtidos ao derrotar a criatura. Podem ter raridade, chance de drop e função no jogo (ex: crafting, quests, venda, alquimia, etc.). Devem ser narrativos e compatíveis com a criatura.
  • Modificadores de Atributo: Tabela com modificadores individuais por atributo principal. Os valores devem ser somados à progressão da categoria com base no nível da criatura.

Exemplo de tabela:

Força +2
Destreza +1
Constituição 0
Intelecto -1
Percepção +1
Carisma -2
Vontade 0

Ficha de Arma

Toda arma criada deve ter as seguintes características:

  • Nome: Nome único da arma. Pode ser genérico (Espada Longa) ou personalizado (Lâmina de Varnok).
  • Tipo de Arma: Categoria principal, como Espada Curta, Machado, Arco Longo, Adaga, etc. De acordo com os tipos de armas definidos do jogo em Armas).
  • Classe de Dano: Tipo de dano que causa: Corte, Perfuração, Contusão, Elemental (Novamente, de acordo com os tipos de dados definidos do jogo em Tipos de Danos).
  • Dado de Dano Base: Ex: 1d6, 1d8, 2d4 — representa o dado que será rolado para calcular o dano bruto.
  • Atributo Primário: Define se usa Força, Destreza ou outro atributo para calcular modificadores de ataque/dano.
  • Alcance: Define o alcance de ataque da arma em metros. Se é uma arma corpo a corpo (0m).
  • Mãos Necessárias: Número de mãos necessárias para uso: 1, 2 ou variável (1-2).
  • Crítico: Faixa de crítico e multiplicador. Ex: 19–20 (de acordo com o dado rolado) / x2.
  • Peso (g): Peso da arma em gramas, relevante para a carga do jogador.
  • Requisitos (opcional): Atributos mínimos para uso efetivo (ex: Força 3, Destreza 4). Caso não atendidos, penalidades são aplicadas.
  • Propriedades Especiais (opcional): Detalhes como: arma leve, arma silenciosa, ignora armadura leve, atordoante, etc.
  • Classes e Raças com Bônus: Lista das classes/raças que possuem bônus com essa arma (extraído daquelas duas tabelas de bônus).
  • Descrição Narrativa: Texto livre, descritivo da arma — aparência, origem, sensação ao empunhá-la, etc.