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== Moral ==
A '''Moral''' representa o estado emocional, psicológico e motivacional do personagem. Ela reflete sua resiliência mental, equilíbrio interior e disposição para enfrentar os desafios do mundo.
A '''Moral''' representa o estado emocional, psicológico e motivacional do personagem. Ela reflete sua resiliência mental, equilíbrio interior e disposição para enfrentar os desafios do mundo.


A Moral afeta diretamente decisões, interações sociais, testes mentais e desempenho sob pressão.
A Moral afeta diretamente decisões, interações sociais, testes mentais e desempenho sob pressão.


=== Escala de Moral ===
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A Moral é medida numa escala de 0 a 100:
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* '''81–100''': Alta moral – bônus em testes de Vontade, Intimidação e ações inspiradoras.
* '''81–100''': Alta moral – bônus em testes de Vontade, Intimidação e ações inspiradoras.


=== Redução de Moral ===
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A moral pode ser reduzida por:
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* Isolamento ou falta de interação social significativa.
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=== Aumento de Moral ===
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A moral pode ser restaurada ou aumentada por:
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* Realização de atos nobres ou coerentes com a personalidade do personagem.
* Realização de atos nobres ou coerentes com a personalidade do personagem.


=== Efeitos da Moral ===
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* '''Combate:''' Influencia a chance de resistir a pânico e continuar lutando quando em baixa vida.
* '''Combate:''' Influencia a chance de resistir a pânico e continuar lutando quando em baixa vida.

Edição atual tal como às 02h25min de 28 de março de 2025

A Moral representa o estado emocional, psicológico e motivacional do personagem. Ela reflete sua resiliência mental, equilíbrio interior e disposição para enfrentar os desafios do mundo.

A Moral afeta diretamente decisões, interações sociais, testes mentais e desempenho sob pressão.

Escala de Moral

A Moral é medida numa escala de 0 a 100:

  • 0–20: Colapso emocional – risco de pânico, fuga, falhas automáticas em testes sociais ou mágicos.
  • 21–50: Baixa moral – penalidades em testes de Vontade, Concentração e Carisma.
  • 51–80: Moral estável – estado emocional normal, sem modificadores.
  • 81–100: Alta moral – bônus em testes de Vontade, Intimidação e ações inspiradoras.

Redução de Moral

A moral pode ser reduzida por:

  • Testemunhar eventos traumáticos (como morte de aliados);
  • Derrotas sucessivas em combate;
  • Estado extremo de Fome, Sede ou Fadiga;
  • Fracassos críticos em situações narrativas;
  • Aflições mentais (como Medo, Culpa, Tristeza Profunda);
  • Isolamento ou falta de interação social significativa.

Aumento de Moral

A moral pode ser restaurada ou aumentada por:

  • Vitória em combates importantes;
  • Diálogos inspiradores com aliados ou NPCs;
  • Descanso completo e seguro;
  • Consumo de itens ou alimentos com efeito moral (como comidas favoritas ou bebidas especiais);
  • Cumprimento de objetivos importantes;
  • Realização de atos nobres ou coerentes com a personalidade do personagem.

Efeitos da Moral

  • Combate: Influencia a chance de resistir a pânico e continuar lutando quando em baixa vida.
  • Magia: Pode ser exigido um nível mínimo de Moral para lançar feitiços de alta complexidade mental ou espiritual.
  • Narrativa: Determina acesso a respostas emocionais, empáticas ou inspiradoras em diálogos e interações sociais.
Modificadores específicos podem afetar diretamente a Moral, aumentando ou reduzindo-a em determinadas condições.