Morte e Desmaios: mudanças entre as edições
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Quando os Pontos de Vida chegam a zero, o personagem deve realizar um '''[[Testes_de_Jogo#Teste_de_Conscientização|Teste de Conscientização]]'''. Esse teste determina se o personagem consegue se recuperar do impacto ou se entra em colapso. | |||
* Se o teste for '''bem-sucedido''': | |||
:* O personagem retorna com '''1 PV''' e sua '''Fadiga''' é automaticamente ajustada para '''90%'''. | |||
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O desmaio é um estado temporário de inconsciência que impede o personagem de agir ou reagir ao ambiente. | |||
* Torna o personagem vulnerável a ataques, eventos e decisões narrativas. | |||
* Pode ocorrer resgate ou saque por NPCs, criaturas ou eventos automáticos. | |||
== Recuperação Natural == | |||
Uma vez desmaiado o personagem entra em um estado semelhante à dormir (embora compulsório), e a recuperação se dará como a detalhado em [[Recuperação#Recuperação_por_Dormir|Recuperação por Dormir]], mas com os seguintes agravantes: | |||
* ''' | * Não acorda por eventos externos até que a recuperação de '''Pontos de Vida (PV)''' atinja '''90%''' e que '''Fadiga''' caia à '''10%'''. | ||
* Não sofre mais dano durante o estado de desmaio, mas pode ser saqueado. | |||
* '''Fator de Qualidade do Sono''' é fixado em '''0,5''' (C=0; R=100; S=0). | |||
* "Acorda" ao restaurar completamente os '''Pontos de Vida (PV)''', '''Fadiga''' e '''Fadiga Mínima'''. | |||
* Ao despertar, os valores de Sede e Fome são limitados a no máximo '''95%'''. | |||
= Penalidades Pós-Desmaio = | |||
Após acordar de um desmaio, o personagem ganha os seguintes modificadores temporários: | |||
* '''[[Modificadores#Fadiga Elevada|Fadiga Elevada]]:''' por 24h. | |||
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= Consequências Narrativas = | |||
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* | * '''Perda de Inventário:''' | ||
:* Ladrões: ouro, poções, anéis, pergaminhos. | |||
* | :* Animais: comida, roupas leves, poções. | ||
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* '''Montaria:''' | |||
:* Pode fugir, ser ferida, capturada ou morta. | |||
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:* Ser salvo por NPCs (aliados ou não). | |||
:* Ser transportado para outro local. | |||
:* Acordar capturado, hospitalizado ou em meio a nova narrativa. | |||
Edição atual tal como às 23h22min de 9 de abril de 2025
A engine PlayTale trabalha com um sistema de colapso e desmaio ao invés de morte definitiva para jogadores. Ao atingir 0 Pontos de Vida, o personagem entra em estado crítico e precisa realizar um teste para determinar seu estado imediato.
Estado Crítico
Quando os Pontos de Vida chegam a zero, o personagem deve realizar um Teste de Conscientização. Esse teste determina se o personagem consegue se recuperar do impacto ou se entra em colapso.
- Se o teste for bem-sucedido:
- O personagem retorna com 1 PV e sua Fadiga é automaticamente ajustada para 90%.
- Ele pode agir normalmente no turno seguinte, mesmo com penalidades narrativas.
- Se o teste falhar:
- O personagem desmaia imediatamente, tornando-se vulnerável e incapacitado.
Desmaio
O desmaio é um estado temporário de inconsciência que impede o personagem de agir ou reagir ao ambiente.
- Torna o personagem vulnerável a ataques, eventos e decisões narrativas.
- Pode ocorrer resgate ou saque por NPCs, criaturas ou eventos automáticos.
Recuperação Natural
Uma vez desmaiado o personagem entra em um estado semelhante à dormir (embora compulsório), e a recuperação se dará como a detalhado em Recuperação por Dormir, mas com os seguintes agravantes:
- Não acorda por eventos externos até que a recuperação de Pontos de Vida (PV) atinja 90% e que Fadiga caia à 10%.
- Não sofre mais dano durante o estado de desmaio, mas pode ser saqueado.
- Fator de Qualidade do Sono é fixado em 0,5 (C=0; R=100; S=0).
- "Acorda" ao restaurar completamente os Pontos de Vida (PV), Fadiga e Fadiga Mínima.
- Ao despertar, os valores de Sede e Fome são limitados a no máximo 95%.
Penalidades Pós-Desmaio
Após acordar de um desmaio, o personagem ganha os seguintes modificadores temporários:
- Fadiga Elevada: por 24h.
- Mal-Estar Temporário: por 24h ou por dormir.
- Recuperação Reduzida: por 24h.
Consequências Narrativas
Durante o estado de desmaio, podem ocorrer eventos narrativos determinados pelo sistema, pelo mestre ou por eventos automáticos:
- Perda de Inventário:
- Ladrões: ouro, poções, anéis, pergaminhos.
- Animais: comida, roupas leves, poções.
- Criaturas místicas: itens raros, ingredientes mágicos.
- Montaria:
- Pode fugir, ser ferida, capturada ou morta.
- Situações Possíveis:
- Ser salvo por NPCs (aliados ou não).
- Ser transportado para outro local.
- Acordar capturado, hospitalizado ou em meio a nova narrativa.