Estrutura de Localização: mudanças entre as edições

De MysteryRealms
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(7 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
O universo de *Mystery Realms* é dividido de forma hierárquica e organizada para facilitar a navegação, ambientação e o controle lógico das interações do jogador com o mundo. Toda forma de exploração, combate, interação ou evento ocorre em algum ponto dessa hierarquia.
A '''PlayTale Engine''' utiliza uma estrutura hierárquica para organizar todo o universo de jogo, permitindo consistência lógica na navegação, ambientação e nos eventos que ocorrem no mundo. Todas as ações — como exploração, combate, interação ou narrativa — ocorrem em algum ponto dessa hierarquia.


A seguir, está a tabela que define os níveis dessa estrutura, do mais amplo ao mais específico:
= Hierarquia de Localização =
 
{| class="wikitable"
! Nível !! Nome !! Descrição
|-
| 1 || '''Mundo''' || Representa mundos distintos ou planos de existência. Cada mundo pode possuir regras físicas, mágicas ou temporais próprias (ex: sóis, luas, tempo, energias mágicas, etc.).
|-
| 2 || '''Terras''' || Grandes massas de terra ou zonas isoladas de exploração. Equivalem aos continentes ou a grandes blocos territoriais (mesmo sem mares).
|-
| 3 || '''Domínio''' || Estruturas políticas ou culturais amplas, como reinos, impérios, federações, clãs ou territórios mágicos autônomos.
|-
| 4 || '''Região''' || Segmentos de terreno definidos por biomas ou clima: desertos, florestas, montanhas, tundras, pântanos, etc.
|-
| 5 || '''Localidade''' || Pontos identificáveis no mapa e acessíveis pelo jogador, como cidades, vilas, ruínas, castelos, torres, templos ou cavernas.
|-
| 6 || '''Zona''' || Subdivisões funcionais de uma Localidade. Ex: uma loja, taberna, praça, casa, setor do castelo ou área de um templo.
|-
| 7 || '''Ambiente''' || Espaço individual e narrativo dentro de uma Zona. É onde acontecem as ações diretas do jogador (ex: sala do cofre, balcão da taverna, altar do templo, etc.).
|}


* '''Mundo:''' Representa planos ou realidades distintas. Cada mundo pode ter regras físicas, mágicas e temporais próprias (ex: número de sóis, ciclo lunar, fluxo do tempo).
:* '''Continente:''' Grandes massas de terra ou zonas isoladas. Equivalem a continentes ou blocos territoriais amplos, mesmo em mundos sem mares.
::* '''Domínio:''' Unidades político-culturais como reinos, federações, impérios ou territórios mágicos independentes.
:::* '''Região:''' Segmentos naturais ou climáticos, como florestas, desertos, cadeias de montanha, tundras, etc.
::::* '''Localidade:''' Pontos acessíveis e nomeados do mapa: cidades, vilas, fortalezas, torres, ruínas, cavernas, etc.
:::::* '''Zona:''' Subdivisões funcionais de uma Localidade — como praças, tabernas, salas, corredores, áreas comerciais, etc.
::::::* '''Ambiente:''' O espaço específico onde a ação acontece. É o nível mais detalhado — como um altar, balcão, sala, cela ou varanda.


= Regras Gerais =
= Regras Gerais =
 
* A '''Zona''' é uma área dentro da cidade, e que pode ser subdividada em '''ambientes''' se houver mais de um local de iteração. Por exmeplo, uma Praça pode ser uma '''Zona''' sem '''Ambientes''', por ser um local único, mas também pode ter '''Ambientes''' para dividir locais de interação, como o banco da praça, uma banca de jornal, a fonte, etc..
* Toda a navegação do jogador ocorre de um '''Ambiente''' para outro, ainda que esteja mudando de uma Zona para outra (ex: saindo do Salão Principal da taverna e entrando na Praça Central).
* Também é possível considerar a '''Zona''' como o '''Ambiente''' externo de um lugar, e os '''Ambientes''' as divisões internas. Sendo que, os '''Ambientes''' de uma '''Zona''', de forma geral, só são acessíveis a partir da própria '''Zona'''. Eventualmente, o '''Ambiente''' de uma '''Zona''', pode eventualmente dar acesso ao '''Ambiente''' de outra '''Zona''', como no caso de uma passagem secreta.
* Nem todas as Zonas possuem múltiplos Ambientes, mas toda Zona possui pelo menos um Ambiente base.
* '''Zonas''' e '''Ambientes''' são o os locais navegaveis do mapa do usuário. Ele poe ir de uma '''Zona''' para outra, entrar e sair dos '''Ambientes''', mas sua '''Localidade''' e as demais estruturas acima são definidas de acordo com a '''Zona''' ou '''Ambiente''' em que ele está. Em outras palavras, só se muda de '''Localidade''', ao navegar de uma '''Zona''' de uma '''Localidade''' para a '''Zona''' de outra '''Localidade'''.
* Toda Zona deve conter uma '''descrição narrativa''' do Ambiente principal, mesmo que este não tenha um nome próprio. Isso permite consistência narrativa e lógica para o jogo e para a IA.
* O termo genérico '''Lugar''' é usado para se referir a qualquer um dos níveis, servindo como abstração técnica para a engine e para scripts narrativos.
* Localidades '''podem ou não''' possuir Zonas. Por exemplo, uma torre isolada pode ter apenas um ambiente (a escadaria) ou vários (biblioteca, sala do mago, câmara de rituais).
* Zonas podem conter múltiplos Ambientes com descrição própria, especialmente em locais grandes como castelos, cidades, fortalezas ou templos.
* Um '''Lugar''' é o termo genérico utilizado para representar qualquer um dos elementos acima — serve como referência técnica ou abstrata para o jogo e para o motor narrativo.
 
= Exemplo de Hierarquia =
 
* '''Mundo:''' Ereval 
** '''Terras:''' Arkenor 
*** '''Domínio:''' Reino de Langur 
**** '''Região:''' Floresta Nebulosa 
***** '''Localidade:''' Fortaleza Élfica 
****** '''Zona:''' Entrada Principal 
******* '''Ambiente:''' Saguão Ruinoso

Edição atual tal como às 20h58min de 10 de abril de 2025

A PlayTale Engine utiliza uma estrutura hierárquica para organizar todo o universo de jogo, permitindo consistência lógica na navegação, ambientação e nos eventos que ocorrem no mundo. Todas as ações — como exploração, combate, interação ou narrativa — ocorrem em algum ponto dessa hierarquia.

Hierarquia de Localização

  • Mundo: Representa planos ou realidades distintas. Cada mundo pode ter regras físicas, mágicas e temporais próprias (ex: número de sóis, ciclo lunar, fluxo do tempo).
  • Continente: Grandes massas de terra ou zonas isoladas. Equivalem a continentes ou blocos territoriais amplos, mesmo em mundos sem mares.
  • Domínio: Unidades político-culturais como reinos, federações, impérios ou territórios mágicos independentes.
  • Região: Segmentos naturais ou climáticos, como florestas, desertos, cadeias de montanha, tundras, etc.
  • Localidade: Pontos acessíveis e nomeados do mapa: cidades, vilas, fortalezas, torres, ruínas, cavernas, etc.
  • Zona: Subdivisões funcionais de uma Localidade — como praças, tabernas, salas, corredores, áreas comerciais, etc.
  • Ambiente: O espaço específico onde a ação acontece. É o nível mais detalhado — como um altar, balcão, sala, cela ou varanda.

Regras Gerais

  • A Zona é uma área dentro da cidade, e que pode ser subdividada em ambientes se houver mais de um local de iteração. Por exmeplo, uma Praça pode ser uma Zona sem Ambientes, por ser um local único, mas também pode ter Ambientes para dividir locais de interação, como o banco da praça, uma banca de jornal, a fonte, etc..
  • Também é possível considerar a Zona como o Ambiente externo de um lugar, e os Ambientes as divisões internas. Sendo que, os Ambientes de uma Zona, de forma geral, só são acessíveis a partir da própria Zona. Eventualmente, o Ambiente de uma Zona, pode eventualmente dar acesso ao Ambiente de outra Zona, como no caso de uma passagem secreta.
  • Zonas e Ambientes são o os locais navegaveis do mapa do usuário. Ele poe ir de uma Zona para outra, entrar e sair dos Ambientes, mas sua Localidade e as demais estruturas acima são definidas de acordo com a Zona ou Ambiente em que ele está. Em outras palavras, só se muda de Localidade, ao navegar de uma Zona de uma Localidade para a Zona de outra Localidade.
  • O termo genérico Lugar é usado para se referir a qualquer um dos níveis, servindo como abstração técnica para a engine e para scripts narrativos.