Morte e Desmaios: mudanças entre as edições

De MysteryRealms
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
 
(4 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
Em '''Mystery Realms''', '''não há morte definitiva para jogadores'''. Ao atingir '''0 pontos de vida''', o personagem entra em um estado de colapso físico crítico.
A engine '''PlayTale''' trabalha com um sistema de colapso e desmaio ao invés de morte definitiva para jogadores. Ao atingir '''0 Pontos de Vida''', o personagem entra em '''estado crítico''' e precisa realizar um teste para determinar seu estado imediato.


Nesse momento, é realizado um '''[[Testes_de_Jogo#Teste_de_Conscientização|Teste de Conscientização]]''' para tentar recuperar-se do trauma imediato.


* Se o jogador '''passar no teste''', ele reganha '''1 ponto de vida''' e sua '''Fadiga fica em 90%''' (independente se já estava maior ou menor), evitando a exaustão. Pode retomar suas ações normalmente em seu próximo turno.
= Estado Crítico =
* Se '''falhar''', o personagem '''desmaia imediatamente'''.
Quando os Pontos de Vida chegam a zero, o personagem deve realizar um '''[[Testes_de_Jogo#Teste_de_Conscientização|Teste de Conscientização]]'''. Esse teste determina se o personagem consegue se recuperar do impacto ou se entra em colapso.


* Se o teste for '''bem-sucedido''':
:* O personagem retorna com '''1 PV''' e sua '''Fadiga''' é automaticamente ajustada para '''90%'''.
:* Ele pode agir normalmente no turno seguinte, mesmo com penalidades narrativas.


= Desmaio =
* Se o teste '''falhar''':
:* O personagem '''desmaia imediatamente''', tornando-se vulnerável e incapacitado.


O desmaio é o estado de inconsciência temporária do personagem após uma falha no '''[[Testes_de_Jogo#Teste_de_Conscientização|Teste de Conscientização]]'''. Durante o desmaio:
* O personagem não pode agir.
* Torna-se vulnerável a ataques, roubo ou eventos narrativos.
* Seus companheiros podem ajudá-lo, ou ele pode recuperar-se sozinho com o tempo.


= Desmaio =
O desmaio é um estado temporário de inconsciência que impede o personagem de agir ou reagir ao ambiente.
* Torna o personagem vulnerável a ataques, eventos e decisões narrativas.
* Pode ocorrer resgate ou saque por NPCs, criaturas ou eventos automáticos.


== Recuperação do Desmaio ==
Um personagem desmaiado pode recuperar-se de diferentes formas:
* '''Recuperação Natural:'''
** Assim que desmaiado entra no mesmo estado que a atividade de '''Dormir''', mas com as seguintes regras:
*** Mesmo que ocorram os eventos que despertariam o jogador, ele não é despertado, continua inconsciente.
*** Ele não é mais ferido durante os eventos, mas pode ser saqueado e roubado conforme os eventos que ocorram.
*** O atributo '''Fator de Qualidade do Sono''' que define o aproveitamento do desconso é automaticamente '''0,5'''.
*** Só acorda quando tiver recuperado completamente seus '''Pontos de Vida''', '''Fadiga''' e '''Fadiga Mínima'''.


== Recuperação Natural ==
Uma vez desmaiado o personagem entra em um estado semelhante à dormir (embora compulsório), e a recuperação se dará como a detalhado em [[Recuperação#Recuperação_por_Dormir|Recuperação por Dormir]], mas com os seguintes agravantes:


'''Recuperação por Poções ou Magia:'''
* Não acorda por eventos externos até que a recuperação de '''Pontos de Vida (PV)''' atinja '''90%''' e que '''Fadiga''' caia à '''10%'''.
Habilidades, feitiços ou poções de cura podem restaurar pontos de vida e acordar o personagem instantaneamente. Precisam ser definidos anteriormente pelo próprio jogador ou posteriormente por terceiros.
* Não sofre mais dano durante o estado de desmaio, mas pode ser saqueado.
* '''Fator de Qualidade do Sono''' é fixado em '''0,5''' (C=0; R=100; S=0).
* "Acorda" ao restaurar completamente os '''Pontos de Vida (PV)''', '''Fadiga''' e '''Fadiga Mínima'''.
* Ao despertar, os valores de Sede e Fome são limitados a no máximo '''95%'''.


== Penalidades do Pós Desmaio ==
'''Modificadores aplicados:'''
* '''[[Modificadores#Fadiga Elevada|Fadiga Elevada]]:''' Pelas próximas 24 horas do jogo, o personagem terá sua Fadiga consumida 2x mais rápida.
* '''[[Modificadores#Mal-Estar Temporário|Mal-Estar Temporário]]:''' Por um período de '''24 horas do jogo''' ou até um '''descanso apropriado''', o personagem sofre -1 em todos os Atributos Principais.
* '''[[Modificadores#Recuperação Reduzida|Recuperação Reduzida]]''' Por 24 horas a regeneração de Pontos de Vida ficará reduzida pela metare.


= Penalidades Pós-Desmaio =
Após acordar de um desmaio, o personagem ganha os seguintes modificadores temporários:
* '''[[Modificadores#Fadiga Elevada|Fadiga Elevada]]:''' por 24h.
* '''[[Modificadores#Mal-Estar Temporário|Mal-Estar Temporário]]:''' por 24h ou por dormir.
* '''[[Modificadores#Recuperação Reduzida|Recuperação Reduzida]]:''' por 24h.


'''Perda de Inventário:'''
* A depender da narrativa e do inimigo, o personagem pode perder itens específicos:
** Ladrões: ouro, poções, anéis, pergaminhos.
** Animais selvagens: alimentos, roupas leves, poções.
** Criaturas mágicas: itens mágicos, ingredientes raros.


= Consequências Narrativas =


'''Fuga ou destino da Montaria:'''
Durante o estado de desmaio, podem ocorrer eventos narrativos determinados pelo sistema, pelo mestre ou por eventos automáticos:
* Caso o personagem esteja acompanhado de montaria, as seguintes possibilidades narrativas podem ocorrer:
* '''Perda de Inventário:'''
** Ela foge assustada.
:* Ladrões: ouro, poções, anéis, pergaminhos.
** É capturada por bandidos.
:* Animais: comida, roupas leves, poções.
** Sofre ferimentos ou é morta.
:* Criaturas místicas: itens raros, ingredientes mágicos.


* '''Montaria:'''
:* Pode fugir, ser ferida, capturada ou morta.


'''Consequências Narrativas:'''
* '''Situações Possíveis:'''
* Enquanto desmaiado, o personagem pode:
:* Ser salvo por NPCs (aliados ou não).
** Ser socorrido por NPCs (amigáveis ou não).
:* Ser transportado para outro local.
** Ser transportado para outro local.
:* Acordar capturado, hospitalizado ou em meio a nova narrativa.
** Acordar capturado ou em um novo evento.

Edição atual tal como às 23h22min de 9 de abril de 2025

A engine PlayTale trabalha com um sistema de colapso e desmaio ao invés de morte definitiva para jogadores. Ao atingir 0 Pontos de Vida, o personagem entra em estado crítico e precisa realizar um teste para determinar seu estado imediato.


Estado Crítico

Quando os Pontos de Vida chegam a zero, o personagem deve realizar um Teste de Conscientização. Esse teste determina se o personagem consegue se recuperar do impacto ou se entra em colapso.

  • Se o teste for bem-sucedido:
  • O personagem retorna com 1 PV e sua Fadiga é automaticamente ajustada para 90%.
  • Ele pode agir normalmente no turno seguinte, mesmo com penalidades narrativas.
  • Se o teste falhar:
  • O personagem desmaia imediatamente, tornando-se vulnerável e incapacitado.


Desmaio

O desmaio é um estado temporário de inconsciência que impede o personagem de agir ou reagir ao ambiente.

  • Torna o personagem vulnerável a ataques, eventos e decisões narrativas.
  • Pode ocorrer resgate ou saque por NPCs, criaturas ou eventos automáticos.


Recuperação Natural

Uma vez desmaiado o personagem entra em um estado semelhante à dormir (embora compulsório), e a recuperação se dará como a detalhado em Recuperação por Dormir, mas com os seguintes agravantes:

  • Não acorda por eventos externos até que a recuperação de Pontos de Vida (PV) atinja 90% e que Fadiga caia à 10%.
  • Não sofre mais dano durante o estado de desmaio, mas pode ser saqueado.
  • Fator de Qualidade do Sono é fixado em 0,5 (C=0; R=100; S=0).
  • "Acorda" ao restaurar completamente os Pontos de Vida (PV), Fadiga e Fadiga Mínima.
  • Ao despertar, os valores de Sede e Fome são limitados a no máximo 95%.


Penalidades Pós-Desmaio

Após acordar de um desmaio, o personagem ganha os seguintes modificadores temporários:


Consequências Narrativas

Durante o estado de desmaio, podem ocorrer eventos narrativos determinados pelo sistema, pelo mestre ou por eventos automáticos:

  • Perda de Inventário:
  • Ladrões: ouro, poções, anéis, pergaminhos.
  • Animais: comida, roupas leves, poções.
  • Criaturas místicas: itens raros, ingredientes mágicos.
  • Montaria:
  • Pode fugir, ser ferida, capturada ou morta.
  • Situações Possíveis:
  • Ser salvo por NPCs (aliados ou não).
  • Ser transportado para outro local.
  • Acordar capturado, hospitalizado ou em meio a nova narrativa.