Modificadores: mudanças entre as edições

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:* Recuperação por descanso e sono é anulada.
:* Recuperação por descanso e sono é anulada.


= Lista de Modificadores Pendentes de Revisão =


== Fadiga Elevada ==
== Fome ==
* '''Definição:''' Todas as ações que aumentam os '''Pontos de Fadiga''' terão seu custo multiplicado por '''2x''' enquanto o modificador estiver ativo.
* '''Definição:''' Aplica penalidades de desempenho quando a barra de Fome atinge '''43%''' ou mais.
*: Representa a falta prolongada de alimentação, afetando a força física e clareza mental. Pode surgir após dias sem refeições adequadas, especialmente se combinada com esforço físico constante.
* '''Efeitos:'''
:* Reduz Força e Intelecto em '''1 ponto'''.
:* Reduz chance de acerto crítico em '''5%'''.
:* Reduz Vontade e Percepção em '''2 pontos'''.
 
 
== Fome Agravada ==
* '''Definição:''' Aplica efeitos intensos de fraqueza e lentidão quando a barra de Fome atinge '''85%''' ou mais.
*: Esse estado representa o colapso do corpo pela inanição. O personagem sofre severamente em todas as suas ações e pode desmaiar se continuar nesse estado por muito tempo.
* '''Efeitos:'''
:* Todos os efeitos do modificador '''FOME'''
:* Redução de Constituição e Vontade em '''2 pontos''' (total de Pontos de Vontade perdidos 4 somando o modificador '''Fome''').
:* Aumento de consumo de Fadiga em '''20%'''.
:* Redução da velocidade de movimento em '''20%'''.




O personagem afetado por esse modificador se cansa duas vezes mais rápido que o normal. Este efeito pode ser causado por doenças, fome extrema, feitiços de exaustão ou ambientes adversos.
== Fadiga Elevada ==
* '''Definição:''' Multiplica o ganho de '''Fadiga''' por '''2x'''.
:* O personagem afetado por esse modificador se cansa duas vezes mais rápido que o normal. Este efeito pode ser causado por doenças, fome extrema, feitiços de exaustão ou ambientes adversos.




== Mal-Estar Temporário ==
== Mal-Estar Temporário ==
* '''Definição:''' Aplica uma penalidade de '''–1 ponto em todos os Atributos Principais''': Força, Destreza, Constituição, Intelecto, Percepção, Carisma e Vontade.
* '''Definição:''' Aplica uma penalidade de '''–1 ponto em todos os Atributos Principais''': Força, Destreza, Constituição, Intelecto, Percepção, Carisma e Vontade.
 
:* Pode ser causado por efeitos mágicos, envenenamento leve, ressaca, clima extremo ou situações de estresse físico/mental transitório.
 
Pode ser causado por efeitos mágicos, envenenamento leve, ressaca, clima extremo ou situações de estresse físico/mental transitório.




== Recuperação Reduzida ==
== Recuperação Reduzida ==
* '''Definição:''' Reduz em 50% a eficácia da recuperação de Pontos de Vida de qualquer método de cura. Seja mágico, por itens, habilidades ou descanso.
* '''Definição:''' Reduz em 50% a eficácia da recuperação de '''Pontos de Vida (PV)''' de qualquer método de [[Recuperação]]. Seja mágico, por itens, habilidades ou descanso.
 
:* Pode ser causado por efeitos mágicos, venenos, estados mentais debilitantes, entre outros. Enquanto ativo, o jogador deverá considerar sempre a metade do valor normalmente restaurado por qualquer ação de cura.
 
Pode ser causado por efeitos mágicos, venenos, estados mentais debilitantes, entre outros. Enquanto ativo, o jogador deverá considerar sempre a metade do valor normalmente restaurado por qualquer ação de cura.

Edição atual tal como às 23h21min de 9 de abril de 2025

Modificadores representam condições aplicadas ao jogador ou criatura que alteram temporariamente seu desempenho no jogo. Eles podem representar estados físicos, mentais, mágicos ou ambientais, e gerar bônus, penalidades, ou ambos ao mesmo tempo.

Modificadores podem ser aplicados por ações, falhas, sucessos, efeitos de itens, habilidades, condições climáticas ou mágicas. Cada modificador possui efeitos definidos, e deve ser registrado com nome e descrição clara de suas consequências mecânicas.

Eles tem a finalidade para centralizar as definições desse bônus ou penalidades para simplificar a gestão de balanceamento do jogo. Alguns modificadores tem definições absolutas, que indicam que mesmo que a mecânica do jogo se altere, o cálculo do modificador será alterado para continuar entregando o que foi definido, por isso é muito importante que a definição do modificador seja clara, direta e objetiva!


Lista de Modificadores Padrão da Engine

Exaustão

  • Definição: Modificador que define as penalidades de se estar em exaustão, este modificador é aplicado automaticamente quando os pontos de Fadiga estão acima de Fadiga Máxima.
  • Efeitos:
  • Redução proporcional da Força. Para cada 1% de fadiga acima da fadiga máxima a força é penalizada em 1%. (ex: Fadiga em 110% = -10% de força)
  • Redução da velocidade de movimento em 60%.
  • Redução da precisão de ataques em 50%.


Sede

  • Definição: Aplica penalidades físicas e mentais quando a barra de Sede atinge 25% ou mais.
  • O personagem começa a apresentar sintomas de desidratação leve, como cansaço precoce e dificuldade de concentração. Esse modificador pode ser causado pela ausência prolongada de ingestão de líquidos, calor extremo ou atividades desgastantes sem hidratação.
  • Efeitos:
  • Reduz Precisão de ataques em 5%
  • Aumenta o consumo de Fadiga em 10%
  • Reduz a eficácia da recuperação de descansos e sono em 30%.


Sede Agravada

  • Definição: Aplica penalidades severas quando a barra de Sede atinge 65% ou mais.
  • O corpo entra em colapso gradual pela desidratação intensa. Este estado é extremamente perigoso e pode levar o personagem a desmaiar. Geralmente resulta de negligência prolongada da hidratação.
  • Efeitos:
  • Todos os efeitos do modificador SEDE
  • Redução de Força e Percepção em –2 pontos
  • Chance de confusão ou tontura em combate (Que causa o que? Rever esse efeito).
  • Recuperação por descanso e sono é anulada.


Fome

  • Definição: Aplica penalidades de desempenho quando a barra de Fome atinge 43% ou mais.
    Representa a falta prolongada de alimentação, afetando a força física e clareza mental. Pode surgir após dias sem refeições adequadas, especialmente se combinada com esforço físico constante.
  • Efeitos:
  • Reduz Força e Intelecto em 1 ponto.
  • Reduz chance de acerto crítico em 5%.
  • Reduz Vontade e Percepção em 2 pontos.


Fome Agravada

  • Definição: Aplica efeitos intensos de fraqueza e lentidão quando a barra de Fome atinge 85% ou mais.
    Esse estado representa o colapso do corpo pela inanição. O personagem sofre severamente em todas as suas ações e pode desmaiar se continuar nesse estado por muito tempo.
  • Efeitos:
  • Todos os efeitos do modificador FOME
  • Redução de Constituição e Vontade em 2 pontos (total de Pontos de Vontade perdidos 4 somando o modificador Fome).
  • Aumento de consumo de Fadiga em 20%.
  • Redução da velocidade de movimento em 20%.


Fadiga Elevada

  • Definição: Multiplica o ganho de Fadiga por 2x.
  • O personagem afetado por esse modificador se cansa duas vezes mais rápido que o normal. Este efeito pode ser causado por doenças, fome extrema, feitiços de exaustão ou ambientes adversos.


Mal-Estar Temporário

  • Definição: Aplica uma penalidade de –1 ponto em todos os Atributos Principais: Força, Destreza, Constituição, Intelecto, Percepção, Carisma e Vontade.
  • Pode ser causado por efeitos mágicos, envenenamento leve, ressaca, clima extremo ou situações de estresse físico/mental transitório.


Recuperação Reduzida

  • Definição: Reduz em 50% a eficácia da recuperação de Pontos de Vida (PV) de qualquer método de Recuperação. Seja mágico, por itens, habilidades ou descanso.
  • Pode ser causado por efeitos mágicos, venenos, estados mentais debilitantes, entre outros. Enquanto ativo, o jogador deverá considerar sempre a metade do valor normalmente restaurado por qualquer ação de cura.