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Modificadores são condições aplicadas ao jogador ou criatura que alteram temporariamente seu desempenho no jogo. Eles podem representar estados físicos, mentais, mágicos ou ambientais, e gerar '''bônus''', '''penalidades''', ou '''ambos''' ao mesmo tempo.
Modificadores representam condições aplicadas ao jogador ou criatura que alteram temporariamente seu desempenho no jogo. Eles podem representar estados físicos, mentais, mágicos ou ambientais, e gerar '''bônus''', '''penalidades''', ou '''ambos''' ao mesmo tempo.


Modificadores podem ser aplicados por ações, falhas, sucessos, efeitos de itens, habilidades, condições climáticas ou mágicas. Cada modificador possui efeitos definidos, e deve ser registrado com nome e descrição clara de suas consequências mecânicas.
Modificadores podem ser aplicados por ações, falhas, sucessos, efeitos de itens, habilidades, condições climáticas ou mágicas. Cada modificador possui efeitos definidos, e deve ser registrado com nome e descrição clara de suas consequências mecânicas.


Eles tem a finalidade para centralizar as definições desse '''bônus''' ou '''penalidades''' para simplificar a gestão de balanceamento do jogo. Alguns modificadores tem definições absolutas, que indicam que mesmo que a mecânica do jogo se altere, o cálculo do modificador será alterado para continuar entregando o que foi definido, por isso '''é muito importante que a definição do modificador seja clara, direta e objetiva!'''


= Fadiga Elevada =
* '''Definição:''' Todas as ações que aumentam os '''Pontos de Fadiga''' terão seu custo multiplicado por '''2x''' enquanto o modificador estiver ativo.


= Lista de Modificadores Padrão da Engine =
== Exaustão ==
* '''Definição:''' Modificador que define as penalidades de se estar em exaustão, este modificador é aplicado automaticamente quando os pontos de Fadiga estão acima de Fadiga Máxima.
* '''Efeitos:'''
:* Redução proporcional da '''Força'''. Para cada 1% de fadiga acima da fadiga máxima a força é penalizada em 1%. (ex: Fadiga em 110% = -10% de força)
:* Redução da '''velocidade de movimento''' em 60%.
:* Redução da '''precisão de ataques''' em 50%.


O personagem afetado por esse modificador se cansa duas vezes mais rápido que o normal. Este efeito pode ser causado por doenças, fome extrema, feitiços de exaustão ou ambientes adversos.


== Sede ==
* '''Definição:''' Aplica penalidades físicas e mentais quando a barra de Sede atinge '''25%''' ou mais.
:* O personagem começa a apresentar sintomas de desidratação leve, como cansaço precoce e dificuldade de concentração. Esse modificador pode ser causado pela ausência prolongada de ingestão de líquidos, calor extremo ou atividades desgastantes sem hidratação.
* '''Efeitos:'''
:* Reduz Precisão de ataques em 5%
:* Aumenta o consumo de Fadiga em 10%
:* Reduz a eficácia da recuperação de descansos e sono em 30%.


= Mal Estar Temporário =
 
== Sede Agravada ==
* '''Definição:''' Aplica penalidades severas quando a barra de Sede atinge '''65%''' ou mais.
:* O corpo entra em colapso gradual pela desidratação intensa. Este estado é extremamente perigoso e pode levar o personagem a desmaiar. Geralmente resulta de negligência prolongada da hidratação.
* '''Efeitos:'''
:* Todos os efeitos do modificador '''SEDE'''
:* Redução de Força e Percepção em '''–2 pontos'''
:* Chance de confusão ou tontura em combate (Que causa o que? Rever esse efeito).
:* Recuperação por descanso e sono é anulada.
 
 
== Fome ==
* '''Definição:''' Aplica penalidades de desempenho quando a barra de Fome atinge '''43%''' ou mais.
*: Representa a falta prolongada de alimentação, afetando a força física e clareza mental. Pode surgir após dias sem refeições adequadas, especialmente se combinada com esforço físico constante.
* '''Efeitos:'''
:* Reduz Força e Intelecto em '''1 ponto'''.
:* Reduz chance de acerto crítico em '''5%'''.
:* Reduz Vontade e Percepção em '''2 pontos'''.
 
 
== Fome Agravada ==
* '''Definição:''' Aplica efeitos intensos de fraqueza e lentidão quando a barra de Fome atinge '''85%''' ou mais.
*: Esse estado representa o colapso do corpo pela inanição. O personagem sofre severamente em todas as suas ações e pode desmaiar se continuar nesse estado por muito tempo.
* '''Efeitos:'''
:* Todos os efeitos do modificador '''FOME'''
:* Redução de Constituição e Vontade em '''2 pontos''' (total de Pontos de Vontade perdidos 4 somando o modificador '''Fome''').
:* Aumento de consumo de Fadiga em '''20%'''.
:* Redução da velocidade de movimento em '''20%'''.
 
 
== Fadiga Elevada ==
* '''Definição:''' Multiplica o ganho de '''Fadiga''' por '''2x'''.
:* O personagem afetado por esse modificador se cansa duas vezes mais rápido que o normal. Este efeito pode ser causado por doenças, fome extrema, feitiços de exaustão ou ambientes adversos.
 
 
== Mal-Estar Temporário ==
* '''Definição:''' Aplica uma penalidade de '''–1 ponto em todos os Atributos Principais''': Força, Destreza, Constituição, Intelecto, Percepção, Carisma e Vontade.
* '''Definição:''' Aplica uma penalidade de '''–1 ponto em todos os Atributos Principais''': Força, Destreza, Constituição, Intelecto, Percepção, Carisma e Vontade.
:* Pode ser causado por efeitos mágicos, envenenamento leve, ressaca, clima extremo ou situações de estresse físico/mental transitório.




Pode ser causado por efeitos mágicos, envenenamento leve, ressaca, clima extremo ou situações de estresse físico/mental transitório.
== Recuperação Reduzida ==
* '''Definição:''' Reduz em 50% a eficácia da recuperação de '''Pontos de Vida (PV)''' de qualquer método de [[Recuperação]]. Seja mágico, por itens, habilidades ou descanso.
:* Pode ser causado por efeitos mágicos, venenos, estados mentais debilitantes, entre outros. Enquanto ativo, o jogador deverá considerar sempre a metade do valor normalmente restaurado por qualquer ação de cura.

Edição atual tal como às 23h21min de 9 de abril de 2025

Modificadores representam condições aplicadas ao jogador ou criatura que alteram temporariamente seu desempenho no jogo. Eles podem representar estados físicos, mentais, mágicos ou ambientais, e gerar bônus, penalidades, ou ambos ao mesmo tempo.

Modificadores podem ser aplicados por ações, falhas, sucessos, efeitos de itens, habilidades, condições climáticas ou mágicas. Cada modificador possui efeitos definidos, e deve ser registrado com nome e descrição clara de suas consequências mecânicas.

Eles tem a finalidade para centralizar as definições desse bônus ou penalidades para simplificar a gestão de balanceamento do jogo. Alguns modificadores tem definições absolutas, que indicam que mesmo que a mecânica do jogo se altere, o cálculo do modificador será alterado para continuar entregando o que foi definido, por isso é muito importante que a definição do modificador seja clara, direta e objetiva!


Lista de Modificadores Padrão da Engine

Exaustão

  • Definição: Modificador que define as penalidades de se estar em exaustão, este modificador é aplicado automaticamente quando os pontos de Fadiga estão acima de Fadiga Máxima.
  • Efeitos:
  • Redução proporcional da Força. Para cada 1% de fadiga acima da fadiga máxima a força é penalizada em 1%. (ex: Fadiga em 110% = -10% de força)
  • Redução da velocidade de movimento em 60%.
  • Redução da precisão de ataques em 50%.


Sede

  • Definição: Aplica penalidades físicas e mentais quando a barra de Sede atinge 25% ou mais.
  • O personagem começa a apresentar sintomas de desidratação leve, como cansaço precoce e dificuldade de concentração. Esse modificador pode ser causado pela ausência prolongada de ingestão de líquidos, calor extremo ou atividades desgastantes sem hidratação.
  • Efeitos:
  • Reduz Precisão de ataques em 5%
  • Aumenta o consumo de Fadiga em 10%
  • Reduz a eficácia da recuperação de descansos e sono em 30%.


Sede Agravada

  • Definição: Aplica penalidades severas quando a barra de Sede atinge 65% ou mais.
  • O corpo entra em colapso gradual pela desidratação intensa. Este estado é extremamente perigoso e pode levar o personagem a desmaiar. Geralmente resulta de negligência prolongada da hidratação.
  • Efeitos:
  • Todos os efeitos do modificador SEDE
  • Redução de Força e Percepção em –2 pontos
  • Chance de confusão ou tontura em combate (Que causa o que? Rever esse efeito).
  • Recuperação por descanso e sono é anulada.


Fome

  • Definição: Aplica penalidades de desempenho quando a barra de Fome atinge 43% ou mais.
    Representa a falta prolongada de alimentação, afetando a força física e clareza mental. Pode surgir após dias sem refeições adequadas, especialmente se combinada com esforço físico constante.
  • Efeitos:
  • Reduz Força e Intelecto em 1 ponto.
  • Reduz chance de acerto crítico em 5%.
  • Reduz Vontade e Percepção em 2 pontos.


Fome Agravada

  • Definição: Aplica efeitos intensos de fraqueza e lentidão quando a barra de Fome atinge 85% ou mais.
    Esse estado representa o colapso do corpo pela inanição. O personagem sofre severamente em todas as suas ações e pode desmaiar se continuar nesse estado por muito tempo.
  • Efeitos:
  • Todos os efeitos do modificador FOME
  • Redução de Constituição e Vontade em 2 pontos (total de Pontos de Vontade perdidos 4 somando o modificador Fome).
  • Aumento de consumo de Fadiga em 20%.
  • Redução da velocidade de movimento em 20%.


Fadiga Elevada

  • Definição: Multiplica o ganho de Fadiga por 2x.
  • O personagem afetado por esse modificador se cansa duas vezes mais rápido que o normal. Este efeito pode ser causado por doenças, fome extrema, feitiços de exaustão ou ambientes adversos.


Mal-Estar Temporário

  • Definição: Aplica uma penalidade de –1 ponto em todos os Atributos Principais: Força, Destreza, Constituição, Intelecto, Percepção, Carisma e Vontade.
  • Pode ser causado por efeitos mágicos, envenenamento leve, ressaca, clima extremo ou situações de estresse físico/mental transitório.


Recuperação Reduzida

  • Definição: Reduz em 50% a eficácia da recuperação de Pontos de Vida (PV) de qualquer método de Recuperação. Seja mágico, por itens, habilidades ou descanso.
  • Pode ser causado por efeitos mágicos, venenos, estados mentais debilitantes, entre outros. Enquanto ativo, o jogador deverá considerar sempre a metade do valor normalmente restaurado por qualquer ação de cura.