Modificadores: mudanças entre as edições

De MysteryRealms
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 6: Linha 6:




= Fadiga Elevada =
= Lista de Modificadores Padrão da Engine =
 
== Fadiga Elevada ==
* '''Definição:''' Todas as ações que aumentam os '''Pontos de Fadiga''' terão seu custo multiplicado por '''2x''' enquanto o modificador estiver ativo.
* '''Definição:''' Todas as ações que aumentam os '''Pontos de Fadiga''' terão seu custo multiplicado por '''2x''' enquanto o modificador estiver ativo.


Linha 13: Linha 15:




= Mal-Estar Temporário =
== Mal-Estar Temporário ==
* '''Definição:''' Aplica uma penalidade de '''–1 ponto em todos os Atributos Principais''': Força, Destreza, Constituição, Intelecto, Percepção, Carisma e Vontade.
* '''Definição:''' Aplica uma penalidade de '''–1 ponto em todos os Atributos Principais''': Força, Destreza, Constituição, Intelecto, Percepção, Carisma e Vontade.


Linha 20: Linha 22:




= Recuperação Reduzida =
== Recuperação Reduzida ==
* '''Definição:''' Reduz em 50% a eficácia da recuperação de Pontos de Vida de qualquer método de cura. Seja mágico, por itens, habilidades ou descanso.
* '''Definição:''' Reduz em 50% a eficácia da recuperação de Pontos de Vida de qualquer método de cura. Seja mágico, por itens, habilidades ou descanso.


Linha 27: Linha 29:




= Sede =
== Sede ==
* '''Definição:''' Aplica penalidades físicas e mentais quando a barra de Sede atinge '''25%''' ou mais.
* '''Definição:''' Aplica penalidades físicas e mentais quando a barra de Sede atinge '''25%''' ou mais.


Linha 37: Linha 39:
* Reduz a eficácia da recuperação por descansos leves
* Reduz a eficácia da recuperação por descansos leves


= Sede Agravada =
== Sede Agravada ==
* '''Definição:''' Aplica penalidades severas quando a barra de Sede atinge '''65%''' ou mais.
* '''Definição:''' Aplica penalidades severas quando a barra de Sede atinge '''65%''' ou mais.


Linha 48: Linha 50:
* Recuperação de PV por descanso é anulada
* Recuperação de PV por descanso é anulada


= Fome =
== Fome ==
* '''Definição:''' Aplica penalidades de desempenho quando a barra de Fome atinge '''43%''' ou mais.
* '''Definição:''' Aplica penalidades de desempenho quando a barra de Fome atinge '''43%''' ou mais.


Linha 58: Linha 60:
* Penaliza testes de Vontade e Concentração
* Penaliza testes de Vontade e Concentração


= Fome Agravada =
== Fome Agravada ==
* '''Definição:''' Aplica efeitos intensos de fraqueza e lentidão quando a barra de Fome atinge '''85%''' ou mais.
* '''Definição:''' Aplica efeitos intensos de fraqueza e lentidão quando a barra de Fome atinge '''85%''' ou mais.



Edição das 21h47min de 9 de abril de 2025

Modificadores representam condições aplicadas ao jogador ou criatura que alteram temporariamente seu desempenho no jogo. Eles podem representar estados físicos, mentais, mágicos ou ambientais, e gerar bônus, penalidades, ou ambos ao mesmo tempo.

Modificadores podem ser aplicados por ações, falhas, sucessos, efeitos de itens, habilidades, condições climáticas ou mágicas. Cada modificador possui efeitos definidos, e deve ser registrado com nome e descrição clara de suas consequências mecânicas.

Eles tem a finalidade para centralizar as definições desse bônus ou penalidades para simplificar a gestão de balanceamento do jogo. Alguns modificadores tem definições absolutas, que indicam que mesmo que a mecânica do jogo se altere, o cálculo do modificador será alterado para continuar entregando o que foi definido, por isso é muito importante que a definição do modificador seja clara, direta e objetiva!


Lista de Modificadores Padrão da Engine

Fadiga Elevada

  • Definição: Todas as ações que aumentam os Pontos de Fadiga terão seu custo multiplicado por 2x enquanto o modificador estiver ativo.


O personagem afetado por esse modificador se cansa duas vezes mais rápido que o normal. Este efeito pode ser causado por doenças, fome extrema, feitiços de exaustão ou ambientes adversos.


Mal-Estar Temporário

  • Definição: Aplica uma penalidade de –1 ponto em todos os Atributos Principais: Força, Destreza, Constituição, Intelecto, Percepção, Carisma e Vontade.


Pode ser causado por efeitos mágicos, envenenamento leve, ressaca, clima extremo ou situações de estresse físico/mental transitório.


Recuperação Reduzida

  • Definição: Reduz em 50% a eficácia da recuperação de Pontos de Vida de qualquer método de cura. Seja mágico, por itens, habilidades ou descanso.


Pode ser causado por efeitos mágicos, venenos, estados mentais debilitantes, entre outros. Enquanto ativo, o jogador deverá considerar sempre a metade do valor normalmente restaurado por qualquer ação de cura.


Sede

  • Definição: Aplica penalidades físicas e mentais quando a barra de Sede atinge 25% ou mais.

O personagem começa a apresentar sintomas de desidratação leve, como cansaço precoce e dificuldade de concentração. Esse modificador pode ser causado pela ausência prolongada de ingestão de líquidos, calor extremo ou atividades desgastantes sem hidratação.

Efeitos:

  • Reduz Precisão de ataques em 5%
  • Aumenta o consumo de Fadiga em 10%
  • Reduz a eficácia da recuperação por descansos leves

Sede Agravada

  • Definição: Aplica penalidades severas quando a barra de Sede atinge 65% ou mais.

O corpo entra em colapso gradual pela desidratação intensa. Este estado é extremamente perigoso e pode levar o personagem a desmaiar. Geralmente resulta de negligência prolongada da hidratação.

Efeitos:

  • Todos os efeitos do modificador SEDE
  • Redução de Força e Percepção em –2 pontos
  • Chance de confusão ou tontura em combate
  • Recuperação de PV por descanso é anulada

Fome

  • Definição: Aplica penalidades de desempenho quando a barra de Fome atinge 43% ou mais.

Representa a falta prolongada de alimentação, afetando a força física e clareza mental. Pode surgir após dias sem refeições adequadas, especialmente se combinada com esforço físico constante.

Efeitos:

  • Reduz Força e Intelecto em –1 ponto
  • Reduz chance de acerto crítico em 5%
  • Penaliza testes de Vontade e Concentração

Fome Agravada

  • Definição: Aplica efeitos intensos de fraqueza e lentidão quando a barra de Fome atinge 85% ou mais.

Esse estado representa o colapso do corpo pela inanição. O personagem sofre severamente em todas as suas ações e pode desmaiar se continuar nesse estado por muito tempo.

Efeitos:

  • Todos os efeitos do modificador FOME
  • Redução de Constituição e Vontade em –2 pontos
  • Aumento de consumo de Fadiga em 20%
  • Redução da velocidade de movimento em 20%