Modelo de Ficha de Escudos: mudanças entre as edições

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* '''Interações Especiais:''' Ações extras com o escudo. Ex: pode ser usado para empurrar inimigos, refletir feitiços com teste de Vontade
* '''Interações Especiais:''' Ações extras com o escudo. Ex: pode ser usado para empurrar inimigos, refletir feitiços com teste de Vontade
* '''Classes e Raças com Bônus:'''   
* '''Classes e Raças com Bônus:'''   
** '''Classes:''' Classes que recebem bônus ao usar este escudo, com descrição do bônus. Ex: Guerreiro (+1 Bloqueio), Clérigo (+1 resistência espiritual)
:* '''Classes:''' Classes que recebem bônus ao usar este escudo, com descrição do bônus. Ex: Guerreiro (+1 Bloqueio), Clérigo (+1 resistência espiritual)
** '''Raças:''' Raças que têm afinidade com o escudo. Ex: Anão (+1 resistência ao impacto)
:* '''Raças:''' Raças que têm afinidade com o escudo. Ex: Anão (+1 resistência ao impacto)
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Edição atual tal como às 18h02min de 9 de abril de 2025

A ficha de escudo é utilizada para descrever escudos no universo do jogo. Escudos são itens de mão do subtipo Escudo e sua função primária é a defesa. Eles são empunhados pelo personagem e fornecem valores de bloqueio, resistência e outras propriedades defensivas.

Cada escudo deve ser descrito em uma ficha própria utilizando o modelo abaixo. As instruções de preenchimento estão descritas ao lado de cada campo.

[[Arquivo:NomeDoEscudo.png|thumb|right|300px|Nome Do Escudo]]

'''Atributos do Item de Mão:'''
* Incluir todos os atributos definidos na página [[Modelo_de_Ficha_de_Itens_de_Mão|Modelo de Ficha de Itens de Mão]], na ordem e fielmente como mandam suas instruções.

'''Atributos Específicos do Subtipo Arma:'''
* '''Qualidade:''' Define a qualidade da arma, se utilizado pelo jogo. A mesma arma pode ter qualidades diferentes, como se tivessem um defeito de fabricação ou uma qualidade rara, que confere algum modificador nos seus atributos. Para definir este campo deve-se conferir a documentação de definição do jogo.
* '''Valor de Bloqueio:''' Número base de bloqueio fornecido pelo escudo. Ex: +2
* '''Penalidade de Destreza:''' Redução em ações ágeis para personagens não especializados. Ex: -1 se sem proficiência
* '''Bônus Adicional:''' Efeitos extras ou condições especiais. Ex: +1 contra projéteis, resistência ao fogo, bônus contra mortos-vivos
* '''Interações Especiais:''' Ações extras com o escudo. Ex: pode ser usado para empurrar inimigos, refletir feitiços com teste de Vontade
* '''Classes e Raças com Bônus:'''  
:* '''Classes:''' Classes que recebem bônus ao usar este escudo, com descrição do bônus. Ex: Guerreiro (+1 Bloqueio), Clérigo (+1 resistência espiritual)
:* '''Raças:''' Raças que têm afinidade com o escudo. Ex: Anão (+1 resistência ao impacto)

Observações Técnicas

  • O campo Valor de Bloqueio se soma ao cálculo de bloqueio do personagem em combate.
  • A Cobertura define áreas protegidas mesmo quando o personagem não está em postura defensiva.
  • A Penalidade de Destreza só se aplica se o personagem não tiver proficiência com o escudo.
  • Itens mágicos ou sagrados devem descrever seus efeitos em Bônus Adicional ou Interações Especiais.
  • O Peso influencia fadiga, penalidades de mobilidade e pode afetar o tempo de troca do item durante o turno.