Modelo de Ficha de NPC: mudanças entre as edições
Ir para navegação
Ir para pesquisar
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
| (4 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas) | |||
| Linha 1: | Linha 1: | ||
Para criar uma ficha de NPC deve ser utilizado modelo a seguir (sem utilizar as tags 'pre') preenchendo cada campo conforme instruções: | |||
<pre> | <pre> | ||
== Nome do NPC == | == Nome do NPC == | ||
[[Arquivo:NomeDoNPC.png|thumb|right|300px|Nome do NPC]] | [[Arquivo:NomeDoNPC.png|thumb|right|300px|Nome do NPC]] (O nome do arquivo não deve conter acentos ou espaços, deve ser o nome do NPC em CamelCase.) | ||
* '''Identificação''' | * '''Identificação''' | ||
:* '''Nome:''' Informar Nome e Sobrenome do NPC. Todo NPC deve ter nome e sobre nome | :* '''Nome:''' Informar Nome e Sobrenome do NPC. Todo NPC deve ter nome e sobre nome | ||
Edição atual tal como às 21h50min de 5 de abril de 2025
Para criar uma ficha de NPC deve ser utilizado modelo a seguir (sem utilizar as tags 'pre') preenchendo cada campo conforme instruções:
== Nome do NPC == [[Arquivo:NomeDoNPC.png|thumb|right|300px|Nome do NPC]] (O nome do arquivo não deve conter acentos ou espaços, deve ser o nome do NPC em CamelCase.) * '''Identificação''' :* '''Nome:''' Informar Nome e Sobrenome do NPC. Todo NPC deve ter nome e sobre nome :* '''Raça:''' Definir a raça do NPC. De acordo com a lista de raças permitidas pelo jogo. :* '''Idade:''' Fornecer a idade exata, aproximada ou desconhecida com a definição da idade aparente (para povos que vivem muito). :* '''Profissão/Ocupação''': Definir a profissão, ocupação, e nível de instrução/conhecimento caso seja acadêmico. :* '''Local:''' Lugar onde é encontrado. :* '''Bio:''' Definir uma pequena biografia inicial sobre o personagem. A biografia e sua história será enriquicida depois durante a criação dos quests. Ao criar basta uma introdução inicial de base. :* '''Aparência:''' Definir a aparência do personagem em detalhes, desde aparência física com detalhes sobre cabelo, olhos, boca, sobrancelhas, pelos, marcas, cicatrizes, estatura, postura, roupas, acessórios, expressão, etc. * '''Relacionamentos''': Listar relacionamento com outros personagens da mesma Localidade, Zona e Ambiente, que ajudem a criar uma base melhor para os quests. * '''Personalidade''' :* '''Estilos Preferidos:''' Indique de 1 a 3 estilos de fala que o NPC considera agradáveis e que geram empatia. Utilize apenas estilos presentes na [[Estilos_de_Fala_e_Valoração#Tabela_de_Estilos|Tabela de Estilos]]. :* '''Estilos Tolerados:''' Liste até 4 estilos que o NPC aceita ou ignora sem reações positivas ou negativas. Utilize apenas estilos válidos da [[Estilos_de_Fala_e_Valoração#Tabela_de_Estilos|Tabela de Estilos]]. :* '''Estilos Rejeitados:''' Indique de 1 a 3 estilos que o NPC não tolera bem. O uso deles pode reduzir afinidade, especialmente se ultrapassarem o limite de tolerância. Utilize apenas estilos da [[Estilos_de_Fala_e_Valoração#Tabela_de_Estilos|Tabela de Estilos]]. :* '''Tolerância aos Estilos:''' Defina um valor de 0 a 100 para cada estilo listado abaixo, representando o quanto o NPC tolera ou aceita cada forma de comunicação, sendo: 0 a 20 – Extremamente intolerante; 21 a 50 – Baixa tolerância; 51 a 70 – Média tolerância; 71 a 90 – Alta tolerância; 91 a 100 – Admiração ou apreciação. ::* '''educado:''' ::* '''grosseiro:''' ::* '''direto:''' ::* '''enigmático:''' ::* '''formal:''' ::* '''informal:''' ::* '''irônico:''' ::* '''literal:''' ::* '''empático:''' ::* '''intimidativo:''' ::* '''afetuoso:''' ::* '''frio:''' ::* '''lógico:''' ::* '''emocional:''' ::* '''respeitoso:''' ::* '''desrespeitoso:''' :* '''Estilo de Fala Pessoal''' Indicam os estilos de fala do NPC. Todos os estilos devem ser escolhidos da [[Estilos_de_Fala_e_Valoração#Tabela_de_Estilos|Tabela de Estilos]]. ::* '''Dominante:''' Indique o estilo de fala do dominante do NPC ::* '''Secundários:''' Indique 1 ou 2 estilos de fala secundários como o NPC se expressa. :* '''Valores Apreciados (Valoração):''' Liste de 1 a 3 valores que o NPC admira e respeita acima de tudo. Fala com esse conteúdo aumenta a afinidade com o NPC, independentemente do estilo. Os valores devem ser escolhidos da [[Estilos_de_Fala_e_Valoração#Tabela_de_Valoração|Tabela de Valoração]]. :* '''Frases de Reação Espontânea:''' Crie de 1 a 3 frases que o NPC pode dizer após falas que coincidem ou confrontam seus estilos e valores. Ex: “Você fala como eu penso.” ou “Se continuar com esse tom, nossa conversa termina por aqui.” :* '''Personalidade e Comportamento''': Instruções extras sobre seu comportamento, alinhamento, etc. além do já definido nos atributos acima. :* '''Expressões Típicas''': Tipos de falas e expressões comuns do personagem para dar maoir característica ao personagem. * '''Mecânica do Jogo''': Quando houver alguma instrução sobre como o NPC deverá proceder no jogo, informações em relação a programação e funcionamento do jogo, não sobre sua personalidade ou pessoais.
Atualmente a lista de Estilos de Fala permitidos são:
- educado: Usa gentileza, boas maneiras e cortesia.
- grosseiro: Fala áspera, ofensiva ou rude.
- direto: Vai ao ponto, sem rodeios ou floreios.
- enigmático: Usa ambiguidade, simbolismo ou misticismo.
- formal: Fala estruturada, respeitosa, com compostura social.
- informal: Descontraída, casual, uso de gírias.
- irônico: Zombaria sutil, sarcasmo ou humor ácido.
- literal: Objetiva, direta, sem duplo sentido.
- empático: Demonstra empatia, escuta e consideração.
- intimidativo: Impõe pressão, ameaça ou dominação.
- afetuoso: Usa calor emocional, carinho, afabilidade.
- frio: Distante, impessoal, racional.
- lógico: Argumentativo, analítico, racional.
- emocional: Fala baseada em sentimentos, impulsos ou paixões.
- respeitoso: Demonstra reverência, deferência ou honra.
- desrespeitoso: Rompe etiqueta, insulta ou debocha abertamente.
Atualmente a lista de Valores permitidos são:
- Honra: - Respeita a verdade, promessas e conduta justa.
- Liberdade: - Valoriza a escolha individual, odeia opressão.
- Conhecimento: - Preza por sabedoria, descoberta e estudo.
- Lealdade: - Admira fidelidade a amigos, clãs ou causas.
- Espiritualidade: - Acredita no valor da fé e do sagrado.
- Força: - Respeita coragem, poder e determinação.
- Compaixão: - Empatia e cuidado com o outro.
- Pragmatismo: - Valoriza resultados, não aparências.
- Tradição: - Defende costumes, hierarquias e cultura.
- Desobediência: - Aprecia rebeldia contra autoridades.
- Autossuficiência: - Valoriza independência e autonomia.