Modelo de Ficha de NPC: mudanças entre as edições

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= Ficha de NPC =
= Ficha de NPC =
Para criar uma ficha de NPC deve ser utilizado modelo a seguir (sem utilizar as tags 'pre') preenchendo cada campo conforme instruções:
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Edição das 14h40min de 5 de abril de 2025

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Ficha de NPC

Para criar uma ficha de NPC deve ser utilizado modelo a seguir (sem utilizar as tags 'pre') preenchendo cada campo conforme instruções:

== Nome do NPC ==
[[Arquivo:NomeDoNPC.png|thumb|right|300px|Nome do NPC]]
* '''Identificação'''
:* '''Nome:''' Informar Nome e Sobrenome do NPC. Todo NPC deve ter nome e sobre nome
:* '''Raça:''' Definir a raça do NPC. De acordo com a lista de raças permitidas pelo jogo.
:* '''Idade:''' Fornecer a idade exata, aproximada ou desconhecida com a definição da idade aparente (para povos que vivem muito).
:* '''Profissão/Ocupação''': Definir a profissão, ocupação, e nível de instrução/conhecimento caso seja acadêmico.
:* '''Local:''' Lugar onde é encontrado.
:* '''Bio:''' Definir uma pequena biografia inicial sobre o personagem. A biografia e sua história será enriquicida depois durante a criação dos quests. Ao criar basta uma introdução inicial de base.
:* '''Aparência:''' Definir a aparência do personagem em detalhes, desde aparência física com detalhes sobre cabelo, olhos, boca, sobrancelhas, pelos, marcas, cicatrizes, estatura, postura, roupas, acessórios, expressão, etc.
* '''Relacionamentos''': Listar relacionamento com outros personagens da mesma Localidade, Zona e Ambiente, que ajudem a criar uma base melhor para os quests.
* '''Personalidade'''
:* '''Estilos Preferidos:''' Indique de 1 a 3 estilos de fala que o NPC considera agradáveis e que geram empatia. Utilize apenas estilos presentes na [[Estilos_de_Fala_e_Valoração#Tabela_de_Estilos|Tabela de Estilos]].
:* '''Estilos Tolerados:''' Liste até 4 estilos que o NPC aceita ou ignora sem reações positivas ou negativas. Utilize apenas estilos válidos da [[Estilos_de_Fala_e_Valoração#Tabela_de_Estilos|Tabela de Estilos]].
:* '''Estilos Rejeitados:''' Indique de 1 a 3 estilos que o NPC não tolera bem. O uso deles pode reduzir afinidade, especialmente se ultrapassarem o limite de tolerância. Utilize apenas estilos da [[Estilos_de_Fala_e_Valoração#Tabela_de_Estilos|Tabela de Estilos]].
:* '''Tolerância aos Estilos:''' Defina um valor de 0 a 100 para cada estilo listado abaixo, representando o quanto o NPC tolera ou aceita cada forma de comunicação, sendo: 0 a 20 – Extremamente intolerante; 21 a 50 – Baixa tolerância; 51 a 70 – Média tolerância; 71 a 90 – Alta tolerância; 91 a 100 – Admiração ou apreciação.
::* '''educado:''' 
::* '''grosseiro:''' 
::* '''direto:''' 
::* '''enigmático:''' 
::* '''formal:''' 
::* '''informal:''' 
::* '''irônico:''' 
::* '''literal:''' 
::* '''empático:''' 
::* '''intimidativo:''' 
::* '''afetuoso:''' 
::* '''frio:''' 
::* '''lógico:''' 
::* '''emocional:''' 
::* '''respeitoso:''' 
::* '''desrespeitoso:''' 
:* '''Estilo de Fala Pessoal''' Indicam os estilos de fala do NPC. Todos os estilos devem ser escolhidos da [[Estilos_de_Fala_e_Valoração#Tabela_de_Estilos|Tabela de Estilos]].
::* '''Dominante:''' Indique o estilo de fala do dominante do NPC
::* '''Secundários:''' Indique 1 ou 2 estilos de fala secundários como o NPC se expressa.
:* '''Valores Apreciados (Valoração):''' Liste de 1 a 3 valores que o NPC admira e respeita acima de tudo. Fala com esse conteúdo aumenta a afinidade com o NPC, independentemente do estilo. Os valores devem ser escolhidos da [[Estilos_de_Fala_e_Valoração#Tabela_de_Valoração|Tabela de Valoração]].
:* '''Frases de Reação Espontânea:''' Crie de 1 a 3 frases que o NPC pode dizer após falas que coincidem ou confrontam seus estilos e valores. Ex: “Você fala como eu penso.” ou “Se continuar com esse tom, nossa conversa termina por aqui.”
:* '''Personalidade e Comportamento''': Instruções extras sobre seu comportamento, alinhamento, etc. além do já definido nos atributos acima.
:* '''Expressões Típicas''': Tipos de falas e expressões comuns do personagem para dar maoir característica ao personagem.
* '''Mecânica do Jogo''': Quando houver alguma instrução sobre como o NPC deverá proceder no jogo, informações em relação a programação e funcionamento do jogo, não sobre sua personalidade ou pessoais.


Atualmente a lista de Estilos de Fala permitidos são:

  • educado: Usa gentileza, boas maneiras e cortesia.
  • grosseiro: Fala áspera, ofensiva ou rude.
  • direto: Vai ao ponto, sem rodeios ou floreios.
  • enigmático: Usa ambiguidade, simbolismo ou misticismo.
  • formal: Fala estruturada, respeitosa, com compostura social.
  • informal: Descontraída, casual, uso de gírias.
  • irônico: Zombaria sutil, sarcasmo ou humor ácido.
  • literal: Objetiva, direta, sem duplo sentido.
  • empático: Demonstra empatia, escuta e consideração.
  • intimidativo: Impõe pressão, ameaça ou dominação.
  • afetuoso: Usa calor emocional, carinho, afabilidade.
  • frio: Distante, impessoal, racional.
  • lógico: Argumentativo, analítico, racional.
  • emocional: Fala baseada em sentimentos, impulsos ou paixões.
  • respeitoso: Demonstra reverência, deferência ou honra.
  • desrespeitoso: Rompe etiqueta, insulta ou debocha abertamente.


Atualmente a lista de Valores permitidos são:

  • Honra: - Respeita a verdade, promessas e conduta justa.
  • Liberdade: - Valoriza a escolha individual, odeia opressão.
  • Conhecimento: - Preza por sabedoria, descoberta e estudo.
  • Lealdade: - Admira fidelidade a amigos, clãs ou causas.
  • Espiritualidade: - Acredita no valor da fé e do sagrado.
  • Força: - Respeita coragem, poder e determinação.
  • Compaixão: - Empatia e cuidado com o outro.
  • Pragmatismo: - Valoriza resultados, não aparências.
  • Tradição: - Defende costumes, hierarquias e cultura.
  • Desobediência: - Aprecia rebeldia contra autoridades.
  • Autossuficiência: - Valoriza independência e autonomia.