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O universo de *Mystery Realms* é dividido de forma hierárquica e organizada para facilitar a navegação, ambientação e o controle lógico das interações do jogador com o mundo. Toda forma de exploração, combate, interação ou evento ocorre em algum ponto dessa hierarquia.
O universo de *Mystery Realms* é dividido de forma hierárquica e organizada para facilitar a navegação, ambientação e o controle lógico das interações do jogador com o mundo. Toda forma de exploração, combate, interação ou evento ocorre em algum ponto dessa hierarquia.


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== Regras Gerais ==
 
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* Toda a navegação do jogador ocorre de um '''Ambiente''' para outro, ainda que esteja mudando de uma Zona para outra (ex: saindo do Salão Principal da taverna e entrando na Praça Central).
* Toda a navegação do jogador ocorre de um '''Ambiente''' para outro, ainda que esteja mudando de uma Zona para outra (ex: saindo do Salão Principal da taverna e entrando na Praça Central).
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* Um '''Lugar''' é o termo genérico utilizado para representar qualquer um dos elementos acima — serve como referência técnica ou abstrata para o jogo e para o motor narrativo.
* Um '''Lugar''' é o termo genérico utilizado para representar qualquer um dos elementos acima — serve como referência técnica ou abstrata para o jogo e para o motor narrativo.


== Exemplo de Hierarquia ==
= Exemplo de Hierarquia =


* '''Mundo:''' Ereval   
* '''Mundo:''' Ereval   

Edição das 03h19min de 28 de março de 2025

O universo de *Mystery Realms* é dividido de forma hierárquica e organizada para facilitar a navegação, ambientação e o controle lógico das interações do jogador com o mundo. Toda forma de exploração, combate, interação ou evento ocorre em algum ponto dessa hierarquia.

A seguir, está a tabela que define os níveis dessa estrutura, do mais amplo ao mais específico:

Nível Nome Descrição
1 Mundo Representa mundos distintos ou planos de existência. Cada mundo pode possuir regras físicas, mágicas ou temporais próprias (ex: sóis, luas, tempo, energias mágicas, etc.).
2 Terras Grandes massas de terra ou zonas isoladas de exploração. Equivalem aos continentes ou a grandes blocos territoriais (mesmo sem mares).
3 Domínio Estruturas políticas ou culturais amplas, como reinos, impérios, federações, clãs ou territórios mágicos autônomos.
4 Região Segmentos de terreno definidos por biomas ou clima: desertos, florestas, montanhas, tundras, pântanos, etc.
5 Localidade Pontos identificáveis no mapa e acessíveis pelo jogador, como cidades, vilas, ruínas, castelos, torres, templos ou cavernas.
6 Zona Subdivisões funcionais de uma Localidade. Ex: uma loja, taberna, praça, casa, setor do castelo ou área de um templo.
7 Ambiente Espaço individual e narrativo dentro de uma Zona. É onde acontecem as ações diretas do jogador (ex: sala do cofre, balcão da taverna, altar do templo, etc.).


Regras Gerais

  • Toda a navegação do jogador ocorre de um Ambiente para outro, ainda que esteja mudando de uma Zona para outra (ex: saindo do Salão Principal da taverna e entrando na Praça Central).
  • Nem todas as Zonas possuem múltiplos Ambientes, mas toda Zona possui pelo menos um Ambiente base.
  • Toda Zona deve conter uma descrição narrativa do Ambiente principal, mesmo que este não tenha um nome próprio. Isso permite consistência narrativa e lógica para o jogo e para a IA.
  • Localidades podem ou não possuir Zonas. Por exemplo, uma torre isolada pode ter apenas um ambiente (a escadaria) ou vários (biblioteca, sala do mago, câmara de rituais).
  • Zonas podem conter múltiplos Ambientes com descrição própria, especialmente em locais grandes como castelos, cidades, fortalezas ou templos.
  • Um Lugar é o termo genérico utilizado para representar qualquer um dos elementos acima — serve como referência técnica ou abstrata para o jogo e para o motor narrativo.

Exemplo de Hierarquia

  • Mundo: Ereval
    • Terras: Arkenor
      • Domínio: Reino de Langur
        • Região: Floresta Nebulosa
          • Localidade: Fortaleza Élfica
            • Zona: Entrada Principal
              • Ambiente: Saguão Ruinoso