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Edição atual tal como às 02h27min de 28 de março de 2025
As classes definem o estilo de jogo do personagem, suas aptidões em combate, habilidades sociais, domínio mágico ou capacidade de exploração. Ao contrário das raças, que representam origem e fisiologia, as classes representam função, treinamento e papel ativo na jornada.
A escolha da classe impacta diretamente nos atributos iniciais, habilidades secundárias, recursos disponíveis, e na forma como o personagem interage com o mundo — tanto nos diálogos quanto em combate ou na resolução de problemas.
O crescimento de atributos após a criação será feito pelo sistema de progressão do jogo. Cada classe fornece um bônus inicial fixo, conforme a tabela ao final do tópico.
Classes de Combate
Guerreiro
Especialista em armas de corpo a corpo e em resistir a ataques. Capaz de usar armaduras pesadas e escudos, sendo o pilar defensivo de qualquer grupo.
Pontos Fortes: Força, Constituição, resistência física. Pontos Fracos: Pouca habilidade social e nenhuma aptidão mágica.
Caçador
Mestre da natureza, rastreamento e sobrevivência. Usa arcos, bestas ou lanças, e conhece bem o terreno selvagem.
Pontos Fortes: Destreza, Percepção, Habilidade com armadilhas e animais. Pontos Fracos: Baixa presença social e nenhum uso mágico direto.
Duelista
Lutador ágil, focado em combate individual. Favorece velocidade, precisão e contra-ataques em vez de força bruta.
Pontos Fortes: Destreza, Furtividade, ataque preciso. Pontos Fracos: Pouca resistência prolongada e fraco em lutas caóticas.
Classes de Magia
Mago
Usuário da magia arcana em sua forma mais pura. Possui acesso a uma vasta gama de feitiços de ataque, defesa, controle e utilidade.
Pontos Fortes: Intelecto, Conhecimento (Arcano), variedade mágica. Pontos Fracos: Fragilidade física e dependência de preparo.
Alquimista
Mistura magia e ciência, criando poções, bombas e artefatos. Serve como suporte tático e manipulador de terreno.
Pontos Fortes: Intelecto, Conhecimento (Relíquias), versatilidade. Pontos Fracos: Fraco em combate direto e frágil fisicamente.
Conjurador Elemental
Canaliza forças da natureza (fogo, gelo, relâmpago, terra). Um mago combativo e destrutivo.
Pontos Fortes: Intelecto, Vontade, dano massivo. Pontos Fracos: Consome muita energia e é vulnerável ao ser pego desprevenido.
Classes Sociais e de Suporte
Bardo
Encanta, manipula e inspira por meio da arte. Influencia diálogos, melhora aliados e confunde inimigos com sons e palavras.
Pontos Fortes: Carisma, Persuasão, suporte tático. Pontos Fracos: Frágil fisicamente e com foco indireto em combate.
Clérigo
Canaliza energia divina. É curandeiro, protetor e, em certos casos, executor do julgamento celestial.
Pontos Fortes: Vontade, conhecimento religioso, cura e proteção. Pontos Fracos: Baixa iniciativa, dependente de alinhamento.
Sábio
Especialista em lógica, leitura de pistas e análise de artefatos e ambientes. Não é um combatente direto, mas essencial em investigações.
Pontos Fortes: Intelecto, Percepção, conhecimento geral. Pontos Fracos: Pouca resistência e sem aptidão combativa.
Classes Furtivas e de Manipulação
Ladrão
Perito em infiltrações, armadilhas e abertura de fechaduras. Move-se sem ser visto e sobrevive no submundo.
Pontos Fortes: Furtividade, Destreza, Sobrevivência. Pontos Fracos: Pouca força e nenhuma magia.
Assassino
Especialista em eliminar alvos rapidamente. Alta letalidade, especialmente em ataques surpresa.
Pontos Fortes: Furtividade, Dano Crítico, precisão. Pontos Fracos: Frágil fora do stealth, pouco versátil em grupo.
Ilusionista
Manipula ilusões, criando distrações, camuflagens e confusão. Serve como suporte, espia e controlador.
Pontos Fortes: Intelecto, Furtividade, manipulação. Pontos Fracos: Baixo impacto direto, vulnerável se exposto.
Tabela de Bônus por Classe
| Atributos / Classe | Guerreiro | Caçador | Duelista | Mago | Alquimista | Conjurador | Bardo | Clérigo | Sábio | Ladrão | Assassino | Ilusionista |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Força | +3 | – | +1 | – | – | – | – | – | – | – | +1 | – |
| Destreza | +1 | +2 | +3 | – | – | – | +1 | – | – | +2 | +2 | +2 |
| Constituição | +2 | +1 | – | – | – | +1 | – | +2 | – | – | – | – |
| Intelecto | – | – | – | +4 | +3 | +2 | +1 | +1 | +3 | – | – | +2 |
| Percepção | – | +2 | +1 | – | – | +1 | – | – | +2 | +2 | +1 | +1 |
| Carisma | – | – | – | – | – | – | +3 | +1 | – | – | – | – |
| Vontade | – | – | – | +1 | +1 | +3 | +1 | +3 | +1 | – | – | +2 |
| Total de Atributos | 9 | 8 | 8 | 5 | 5 | 6 | 6 | 6 | 6 | 4 | 6 | 6 |
| Persuasão | – | – | – | – | – | – | +2 | – | +1 | – | – | +1 |
| Conhecimento (Arcano) | – | – | – | +3 | +1 | +2 | – | – | +1 | – | – | +2 |
| Conhecimento (Natureza) | – | +3 | – | – | +1 | – | – | +1 | +1 | +2 | – | – |
| Conhecimento (Relíquias) | – | – | – | +1 | +3 | – | +1 | +1 | +2 | – | – | +1 |
| Sobrevivência | – | +3 | +1 | – | +1 | – | – | +1 | +2 | +2 | +1 | – |
| Furtividade | – | – | +2 | – | – | – | +1 | – | – | +2 | +3 | +3 |
| Intimidação | +1 | – | – | – | – | – | – | – | – | +1 | +2 | – |